sexta-feira, 20 de março de 2020

Clara Cunha



Atividade desenvolvida na biblioteca de Montalvão pela educadora 
Dina Miranda
  
Por ser uma atividade que desperta grande interesse na generalidade das crianças e alunas/os, e os ajuda a construir o pensamento científico, durante uma parte deste mês de março, uma das atividades propostas pela biblioteca escolar da EB de Montalvão para desenvolver com os grupos do jardim de infância e das turmas dos 1º e 2º anos, era a leitura da história: A minha educadora é um extraterrestre, de Clara Cunha e ilustração de Marta Jacinto. 
A minha educadora é um extraterrestre,
de Clara Cunha
Como complemento da mesma a concretização de duas experiências, uma relacionada com a história e outra contextualizada pelas temáticas das maletas da sustentabilidade da ENA, exploradas nos grupos/turmas durante o mês anterior.
Condicionada pelo encerramento das escolas, esta atividade realizou-se apenas com as turmas do 2ºA da professora Júlia e 2ºB da professora Teresa.
Após leitura e diálogo sobre a história, passou-se à prática.
ENCHER UM BALÃO SEM SOPRAR
Nesta experiência, fomos experimentar encher um balão sem soprar, como na história que tinham acabado de ouvir.
Foram apresentados os reagentes e materiais necessários e o procedimento experimental, ou Como fazer. Após a sua concretização com a colaboração das alunas e alunos, foi dada a explicação científica do resultado obtido e do que é uma REACÇÃO QUÍMICA.

A outra experiência realizada foi ...
DENSIDADE DOS LÍQUIDOS   
 Após contextualização com a exploração das Maletas da Sustentabilidade, em que num dos jogos aprendemos que não podemos deitar o óleo usado na fritura dos alimentos dentro dos lava-loiças,  foi concretizada esta experiência, também com a colaboração dos alunos.
Questão, Porquê?
Ouvidas as ideias prévias das alunas/alunos, passou-se à concretização da experiência, para que pudessem observar o comportamento dos dois líquidos no mesmo meio e compreender as consequências de procedimento tão incorreto, através da visualização do resultado.
Foram apresentados os reagentes e materiais necessários e o procedimento experimental, ou Como Fazer. Após a sua concretização com a colaboração das alunas e alunos, foi dada a explicação científica do resultado obtido.

As alunas e alunos participaram ativamente e manifestaram o seu interesse em repeti-la.

Sem comentários:

Enviar um comentário