sexta-feira, 20 de março de 2020

CONSTRUIR UM TAUMATRÓPIO Atividade em articulação com a biblioteca escolar

Neste mês de março, uma das atividades propostas pela biblioteca escolar da EB de Montalvão para desenvolver junto das turmas, era a construção de um TAUMATRÓPIO com cada criança/aluna/o.

Infelizmente, devido ao encerramento das escolas, só foi possível concretizá-la com a turma A do 2º ano da professora Júlia.

Segue uma pequena amostra da atividade.

Em sala de aula, expliquei o que era o TAUMATRÓPIO e li a história da sua origem.

O que é um Taumatrópio?
Do grego: thauma = maravilhoso + tropos = giro, roda
Inventado por volta de 1825, este brinquedo ótico, consiste num disco de papel/cartolina com uma imagem diferente em cada lado, e um cordel em duas extremidades. Ao girar este disco as imagens se combinam formando uma só. Como exemplo, um desenho de um aquário de um lado e no outro, o de um peixe. Ao girar temos a impressão de que o peixe está dentro do aquário.
É o brinquedo óptico mais simples e de menor dificuldade de execução.

Como fazer seu Taumatrópio?
Para fazer o taumatrópio vais precisar de:
... expliquei os procedimentos a ter para que cada uma/um realizasse o seu.
Distribuí a folha com essa informação escrita, escolheram a figura preferida e depois passámos à ação. Estes foram feitos com fio, mas há outras formas de fazer como, com lápis, com um pauzinho se sushi  ou palhinha de cartão.

Passo 01: Recorta dois círculos de mesmo tamanho na folha de papel.
Dica: podes utilizar algum objeto redondo, como um copo, e traçar o seu
contorno nas folhas para ajudar a fazer os círculos.
 Passo 02: Pensa num desenho que possa ser dividido em 2 partes
 e traça cada parte do desenho em cada um dos círculos.
As alunas e os alunos foram muito recetivos e colaboradores. Apesar da movimentação necessária para que eu os ajudasse na furação da figura (foi necessário fazer um pequeno furo com o bico de uma tesoura afiada), as crianças mantiveram-se tranquilas.
Exemplos: um pássaro e um ninho, um vaso e uma flor, 
um homem e um chapéu, uma aranha e sua teia.
O entusiasmo foi tal que alguns pediram mais figuras e 
verbalizaram ir fazer outros em sua casa.
 Passo 03: Cola os dois círculos com o palito ou o cordel/barbante entre eles como se fosse uma sanduíche.
Obs.: Os desenhos devem ficar virados para o lado de fora.
Passo 04: Gira o palito ou barbante e vê o teu desenho unir-se como se fosse um só.

As figuras do guião para os alunos foram retiradas do "Google".
A atividade desenvolvida, fotos e textos são da educadora, Dina Miranda, colaboradora das BE do agrupamento com serviço exclusivo na EB de Montalvão.
Publicação da professora bibliotecária Teresa Fragoso.

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