BEM ESTAR ANIMAL
NÍVEL DE ENSINO: 1º Ciclo
ATIVIDADE: 
TEMAS: Bem-estar animal/Sebastião da Gama
ENQUADRAMENTO: Atividade desenvolvida em
articulação com as professoras titulares de turma envolvendo as disciplinas de Português, Estudo do Meio e Cidadania 
ESCOLAS: EB Praias do Sado, EB Azeda e EB Montalvão
TURMAS: 1º, 2º, 3º e 4º ano de escolaridade - 5 turmas
DOCENTES: professoras titulares de turma
PB: Teresa
Fragoso
| 
Aprendizagens associadas 
ao trabalho
  da biblioteca escolar | 
Conhecimentos/Capacidades 
Conhecimentos/
  Capacidades  
C.
  Literacia da informação  
4. Realiza pesquisas simples previamente
  programadas, avaliando as fontes de acordo com a relevância e a autoria.  
5. Seleciona a informação que melhor responde às
  questões colocadas sobre o tema.  
6. Identifica ideias principais, realizando
  inferências e explorando o sentido global da informação selecionada.  
8. Ordena e regista a informação, estruturando‑a
  de acordo com uma sequência lógica.  
9. Identifica normas associadas aos direitos de
  autor e reconhece a necessidade de as cumprir.  
10. Reconhece que deve utilizar as suas próprias
  palavras. Transcreve, parafraseia, resume pequenos textos e elabora
  bibliografias simplificadas.  
11. Reflete conjuntamente sobre o melhor formato
  para a apresentação do que produziu − escrita, visual ou multimédia − usando
  ferramentas digitais ou outras previamente selecionadas.  
12. Partilha as aprendizagens realizadas, num
  ambiente tradicional ou em espaços online preparados pelo professor.  
13. Verifica conjuntamente o cumprimento das
  tarefas e os resultados alcançados, refletindo sobre o que deve mudar | 
| 
Atitudes e valores 
C.
  Literacia da informação  
2. Age de forma metódica e rigorosa  
4. Respeita os direitos de autor e conexos  
7. Aceita a crítica  
8. Tem em consideração as regras de utilização
  da biblioteca | |
| 
Conteúdos 
curriculares | 
Formação Pessoal e social 
Respeito pelo património natural 
Educação para a cidadania 
·        
  Visionamento
  de filmes 
·        
  Pesquisa a
  biografia e bibliografia de Sebastião da Gama 
·        
  Reconhecimento
  do universo animal na poesia de Sebastião da Gama. 
·        
  Reconhecimento
  de que a ação do homem sobre a natureza pode levar a desequilíbrios, ao seu
  esgotamento e à destruição do ambiente. Identificação de problemáticas
  associadas ao lixo que contribuem para a degradação do ambiente e que colocam
  em risco o equilíbrio da Terra. Desenvolvimento de uma consciência ecológica
  conducente à valorização da natureza e à necessidade da sua preservação,
  interiorizando normas comportamentais e ações de prevenção e de remediação de
  situações identificadas. | 
| 
Objetivos 
da 
atividade | 
Conhecer Sebastião da Gama como o precursor da
  proteção ambiental do Património Natural da Serra da Arrábida 
Refletir sobre os problemas ambientais, com
  vista à sua preservação. 
Definir compromissos de cidadania com vista a
  uma sociedade justa e sustentável. 
Distinguir acontecimentos e ações locais na
  conservação da Natureza. 
Aplicar, no dia-a-dia, conceitos e atitudes de
  respeito pelo ambiente e espaço envolvente. | 
| 
Estratégias/ 
tarefas | 
VISITA AO MUSEU OCEANOGRÁFICO/Forte de Santa Maria da Arrábida - Animais
  Marinhos e da Serra da Arrábida e Sebastião da Gama 
Visita à exposição de animais
  marinhos e os espaços da Fortaleza de Santa Maria onde o poeta Sebastião da Gama
  viveu e escreveu muitos dos seus poemas.  
Fazer também o percurso pedestre do
  Portinho da Arrábida, pelo areal, até ao Museu arqueológico do Creiro, se o
  tempo meteorológico assim o permitir, visitar as ruínas romanas. 
Trabalho de projeto baseado na pesquisa de informação sobre o tema em
  estudo, com vista à resolução de problemas coletivamente identificados. Os
  alunos pesquisam e produzem trabalhos que abordam a problemática Respeito
  pelo património natural 
A professora bibliotecária organiza recursos documentais impressos e online
  e orienta, em conjunto com as professoras da turma, as atividades de pesquisa
  e elaboração dos trabalhos.  
Desenvolvimento:  
1. Introdução e discussão da temática.  
2. Brainstorming. Identificação de questões a investigar.  
3. Criação de grupos que devem planear e elaborar trabalhos relacionados
  com as questões de investigação identificadas (elaboração de cartaz; produção
  de notícia para o Blogue das bibliotecas. 
4. Inventariação e recurso a fontes de informação (livros existentes na
  biblioteca escolar; outras fontes: pais, responsáveis locais pela gestão e
  reciclagem de resíduos, Internet, etc.).  
5. Pesquisa, organização da informação e elaboração dos trabalhos.  
6. Apresentação dos trabalhos à turma.  
7. Reflexão individual e coletiva sobre as atividades realizadas (auto e
  heteroavaliação).  
Nota: As turmas podem, ao longo do processo, alimentar o blogue da
  biblioteca | 
| 
Duração | 
·        
  – 22 de março Visita de Estudo 
·        
  2º e 3º períodos | 
| 
Recursos | 
 ‑ Vídeo projetor 
  ‑
  Câmara fotográfica/ câmara de vídeo 
‑ Quadro interativo 
 ‑ Computadores com acesso à Internet 
 ‑ Obras existentes na biblioteca 
‑ Guião de pesquisa | 
| 
Avaliação | 
Indicadores de desempenho  
• Domínio de conceitos.  
• Cumprimento das etapas de
  pesquisa.  
• Iniciativa, interesse, cooperação
  e empenho dos alunos nas tarefas propostas. 
 Instrumentos
  de avaliação  
• Registo de observação, seguindo
  as orientações existentes no departamento da Educação do 1º ciclo. 
• Trabalhos realizados.  | 
 
Sem comentários:
Enviar um comentário