quinta-feira, 11 de julho de 2019

PLANIFICAÇÕES AcBE

1. LITERACIA DA INFORMAÇÃO
BEM ESTAR ANIMAL





REFERENCIAL (ÁREA…): LITERACIA DA INFORMAÇÃO
NÍVEL DE ENSINO: 1º Ciclo
ATIVIDADE:
TEMAS: Bem-estar animal/Sebastião da Gama
ENQUADRAMENTO: Atividade desenvolvida em articulação com as professoras titulares de turma envolvendo as disciplinas de Português, Estudo do Meio e Cidadania
ESCOLAS: EB Praias do Sado, EB Azeda e EB Montalvão
TURMAS: 1º, 2º, 3º e 4º ano de escolaridade - 5 turmas
DOCENTES: professoras titulares de turma
PB: Teresa Fragoso

Aprendizagens associadas
ao trabalho da biblioteca escolar

Conhecimentos/Capacidades

Conhecimentos/ Capacidades

C. Literacia da informação

4. Realiza pesquisas simples previamente programadas, avaliando as fontes de acordo com a relevância e a autoria.
5. Seleciona a informação que melhor responde às questões colocadas sobre o tema.
6. Identifica ideias principais, realizando inferências e explorando o sentido global da informação selecionada.
8. Ordena e regista a informação, estruturando‑a de acordo com uma sequência lógica.
9. Identifica normas associadas aos direitos de autor e reconhece a necessidade de as cumprir.
10. Reconhece que deve utilizar as suas próprias palavras. Transcreve, parafraseia, resume pequenos textos e elabora bibliografias simplificadas.
11. Reflete conjuntamente sobre o melhor formato para a apresentação do que produziu − escrita, visual ou multimédia − usando ferramentas digitais ou outras previamente selecionadas.
12. Partilha as aprendizagens realizadas, num ambiente tradicional ou em espaços online preparados pelo professor.
13. Verifica conjuntamente o cumprimento das tarefas e os resultados alcançados, refletindo sobre o que deve mudar

Atitudes e valores

C. Literacia da informação
2. Age de forma metódica e rigorosa
4. Respeita os direitos de autor e conexos
7. Aceita a crítica
8. Tem em consideração as regras de utilização da biblioteca





Conteúdos

curriculares
Formação Pessoal e social
Respeito pelo património natural

Educação para a cidadania
·         Visionamento de filmes
·         Pesquisa a biografia e bibliografia de Sebastião da Gama
·         Reconhecimento do universo animal na poesia de Sebastião da Gama.
·         Reconhecimento de que a ação do homem sobre a natureza pode levar a desequilíbrios, ao seu esgotamento e à destruição do ambiente. Identificação de problemáticas associadas ao lixo que contribuem para a degradação do ambiente e que colocam em risco o equilíbrio da Terra. Desenvolvimento de uma consciência ecológica conducente à valorização da natureza e à necessidade da sua preservação, interiorizando normas comportamentais e ações de prevenção e de remediação de situações identificadas.


Objetivos
da
atividade

Conhecer Sebastião da Gama como o precursor da proteção ambiental do Património Natural da Serra da Arrábida
Refletir sobre os problemas ambientais, com vista à sua preservação.
Definir compromissos de cidadania com vista a uma sociedade justa e sustentável.
Distinguir acontecimentos e ações locais na conservação da Natureza.
Aplicar, no dia-a-dia, conceitos e atitudes de respeito pelo ambiente e espaço envolvente.

Estratégias/
tarefas


VISITA AO MUSEU OCEANOGRÁFICO/Forte de Santa Maria da Arrábida - Animais Marinhos e da Serra da Arrábida e Sebastião da Gama
Visita à exposição de animais marinhos e os espaços da Fortaleza de Santa Maria onde o poeta Sebastião da Gama viveu e escreveu muitos dos seus poemas.
Fazer também o percurso pedestre do Portinho da Arrábida, pelo areal, até ao Museu arqueológico do Creiro, se o tempo meteorológico assim o permitir, visitar as ruínas romanas.


Trabalho de projeto baseado na pesquisa de informação sobre o tema em estudo, com vista à resolução de problemas coletivamente identificados. Os alunos pesquisam e produzem trabalhos que abordam a problemática Respeito pelo património natural
A professora bibliotecária organiza recursos documentais impressos e online e orienta, em conjunto com as professoras da turma, as atividades de pesquisa e elaboração dos trabalhos.
Desenvolvimento:
1. Introdução e discussão da temática.
2. Brainstorming. Identificação de questões a investigar.
3. Criação de grupos que devem planear e elaborar trabalhos relacionados com as questões de investigação identificadas (elaboração de cartaz; produção de notícia para o Blogue das bibliotecas.
4. Inventariação e recurso a fontes de informação (livros existentes na biblioteca escolar; outras fontes: pais, responsáveis locais pela gestão e reciclagem de resíduos, Internet, etc.).
5. Pesquisa, organização da informação e elaboração dos trabalhos.
6. Apresentação dos trabalhos à turma.
7. Reflexão individual e coletiva sobre as atividades realizadas (auto e heteroavaliação).
Nota: As turmas podem, ao longo do processo, alimentar o blogue da biblioteca


Duração
·         – 22 de março Visita de Estudo
·         2º e 3º períodos


Recursos

 ‑ Vídeo projetor
  ‑ Câmara fotográfica/ câmara de vídeo
‑ Quadro interativo
 ‑ Computadores com acesso à Internet
 ‑ Obras existentes na biblioteca
‑ Guião de pesquisa



Avaliação

Indicadores de desempenho
• Domínio de conceitos.
• Cumprimento das etapas de pesquisa.
• Iniciativa, interesse, cooperação e empenho dos alunos nas tarefas propostas.
 Instrumentos de avaliação
Registo de observação, seguindo as orientações existentes no departamento da Educação do 1º ciclo.
• Trabalhos realizados.


Sem comentários:

Enviar um comentário