Nos Trilhos de Leitur@s com Sebastião da Gama – aLer+ PNL2027
REFERENCIAL (ÁREA …):  Literacias da Leitura dos Média
e da Informação
Literacias da Leitura dos Média
e da Informação
 Literacias da Leitura dos Média
e da Informação
Literacias da Leitura dos Média
e da Informação
NÍVEL DE
EDUCAÇÃO/ ENSINO: 1.º Ciclo
PROJETO: Nos
Trilhos de Leitur@s com Sebastião da Gama – aLer+ PNL2027
ENQUADRAMENTO:
Atividade
desenvolvida em articulação com o(a) professor(a) titular de turma, envolvendo
as disciplinas de Português, Estudo do Meio e Cidadania
ESCOLA:
Escolas Básicas de Azeda; de Praias do Sado e de Montalvão
grupo/turma:
1º; 2º; 3º e 4.º ano
DOCENTES:
Zita e Isabel (4ºA e B de Montalvão); Fátima e Margarida (4ª e
4ºB de Azeda); Urquida (1º; 2º; 3º e 4.º ano EB Praias do Sado)
PB:
Teresa Fragoso
| 
Aprendizagens associadas 
ao trabalho da biblioteca
  escolar | 
Conhecimentos/Capacidades 
A. Literacia da leitura 
1. Lê, de forma orientada
  Poemas obras de Sebastião da Gama 
3. Expressa oralmente ideias
  recorrendo a vocabulário adequado e sequências discursivas apropriadas. 
5. Relata experiências de
  leitura, exprimindo sentimentos e emitindo opiniões. 
7. Adquire progressivamente hábitos
  de leitura. 
10. Usa
  com regularidade, com a turma, a biblioteca escolar os seus recursos, físicos
  e digitais, para aprender a ler e desenvolver o prazer da leitura. 
B. Literacia da informação 
4. Realiza
  pesquisas simples sobre a biografia do poeta 
C. Literacia dos media 
5. Usa alguns
  media e ambientes online pré selecionados para produzir mensagens, interagir
  e comunicar. | 
| 
Atitudes e
  valores 
1. Demonstra curiosidade. 
2. Mostra interesse e gosto pela leitura. 
3. Participa na troca e debate de ideias. 
4. Manifesta espírito crítico. 
5. Respeita
  diferentes opiniões. 
6. Reconhece o valor da informação. 
8. Respeita valores e princípios na
  comunicação oral e escrita. | |
| 
Conteúdos curriculares | 
Português - LEITURA 
·        
  Concurso de Poesia Sebastião da Gama (CPSG) 
• Oralidade (O) 
• Leitura e
  Escrita (LE) | 
| 
Objetivos da atividade | 
O objetivo central é estimular o
  gosto e os hábitos de leitura e melhorar a compreensão leitora. 
O Concurso de
  poesia tem por principal objetivo estimular crianças, jovens e adultos à
  prática da leitura orientada e por prazer. Procura festejar e dar
  visibilidade à leitura e aos leitores. | 
| 
Estratégias/ 
tarefas | 
Levar os alunos e
  alunas a ler e ouvir ler; Partilhar as suas opiniões quer verbal quer
  escrito. 
Desenvolvimento: 
1.     Apresentação
  do projeto Trilhos de Leitur@s com Sebastião
  da Gama – aLer+ PNL2027 
2.     Leitura
  de poemas do poeta, a pares e identificação das ideias-chave, interpretação. 
3.     Organização
  dos pares através de um jogo 
4.     Cada
  aluno assume o seu papel no CPSG para desempenhar a sua tarefa perante a
  turma. 
5.     Organizar
  uma lista de perguntas que a turma gostaria de discutir acerca dos poemas
  apresentados.  
6.     Organização
  de 5 grupos em que a cada um é atribuída uma função 
7.     Realização
  de um booktrailer (apresentação dos poemas produzidos através de um filme) e
  apresentação. e publicação do mesmo no ISSUU ou no Youtube (após as
  necessárias autorizações dos encarregados de educação) 
8.     Apresentação
  do booktrailer aos colegas, aos professores, aos pais/encarregados de
  educação e divulgação do mesmo no blogue e/ou no facebook da biblioteca
  escolar 
9.      Utilização da ferramenta Google maps para
  localizar as áreas onde viveu e trabalhou SG. | 
| 
Duração | 
Ao longo do ano letivo | 
| 
Recursos | 
Obras literárias de
  Sebastião da Gama 
Ferramenta Google e
  Internet 
Windows Movi Maker ou
  outro software/ aplicação de edição de vídeo 
Blogue; Facebook 
aLer+PNL2027; RBE;
  biblioteca da ESSGama; Biblioteca Pública Municipal de Setúbal; Associação
  Sebastião da Gama; Casa da Poesia;  | 
| 
Avaliação | 
Indicadores
  de desempenho 
Qualidade das leituras
  e dos comentários 
Interesse e empenho
  nas várias tarefas 
Instrumentos
  de avaliação 
Registos de avaliação
  da leitura, do comentário e do booktrailer produzido | 
 
Sem comentários:
Enviar um comentário