quinta-feira, 11 de julho de 2019

AcBE-PLANIFICAÇÃO Nos Trilhos de Leitur@s com Sebastião da Gama – aLer+ PNL2027

2-LITERACIA DA LEITURA, DOS MÉDIA E DA INFORMAÇÃO
Nos Trilhos de Leitur@s com Sebastião da Gama – aLer+ PNL2027

REFERENCIAL (ÁREA …): Literacias da Leitura dos Média e da Informação
NÍVEL DE EDUCAÇÃO/ ENSINO: 1.º Ciclo
PROJETO: Nos Trilhos de Leitur@s com Sebastião da Gama – aLer+ PNL2027
ENQUADRAMENTO: Atividade desenvolvida em articulação com o(a) professor(a) titular de turma, envolvendo as disciplinas de Português, Estudo do Meio e Cidadania
ESCOLA: Escolas Básicas de Azeda; de Praias do Sado e de Montalvão
grupo/turma: 1º; 2º; 3º e 4.º ano
DOCENTES: Zita e Isabel (4ºA e B de Montalvão); Fátima e Margarida (4ª e 4ºB de Azeda); Urquida (1º; 2º; 3º e 4.º ano EB Praias do Sado)
PB: Teresa Fragoso

Aprendizagens associadas
ao trabalho da biblioteca escolar
Conhecimentos/Capacidades

A. Literacia da leitura

1. Lê, de forma orientada Poemas obras de Sebastião da Gama
3. Expressa oralmente ideias recorrendo a vocabulário adequado e sequências discursivas apropriadas.
5. Relata experiências de leitura, exprimindo sentimentos e emitindo opiniões.
7. Adquire progressivamente hábitos de leitura.
10. Usa com regularidade, com a turma, a biblioteca escolar os seus recursos, físicos e digitais, para aprender a ler e desenvolver o prazer da leitura.

B. Literacia da informação
4. Realiza pesquisas simples sobre a biografia do poeta

C. Literacia dos media
5. Usa alguns media e ambientes online pré selecionados para produzir mensagens, interagir e comunicar.

Atitudes e valores

1. Demonstra curiosidade.
2. Mostra interesse e gosto pela leitura.
3. Participa na troca e debate de ideias.
4. Manifesta espírito crítico.
5. Respeita diferentes opiniões.
6. Reconhece o valor da informação.
8. Respeita valores e princípios na comunicação oral e escrita.
9. Valoriza o uso da biblioteca e dos seus recursos.

Conteúdos curriculares
Português - LEITURA
·         Concurso de Poesia Sebastião da Gama (CPSG)

• Oralidade (O)
• Leitura e Escrita (LE)
Objetivos da atividade
O objetivo central é estimular o gosto e os hábitos de leitura e melhorar a compreensão leitora.

O Concurso de poesia tem por principal objetivo estimular crianças, jovens e adultos à prática da leitura orientada e por prazer. Procura festejar e dar visibilidade à leitura e aos leitores.
Estratégias/
tarefas
Levar os alunos e alunas a ler e ouvir ler; Partilhar as suas opiniões quer verbal quer escrito.

Desenvolvimento:
1.     Apresentação do projeto Trilhos de Leitur@s com Sebastião da Gama – aLer+ PNL2027
2.     Leitura de poemas do poeta, a pares e identificação das ideias-chave, interpretação.
3.     Organização dos pares através de um jogo
4.     Cada aluno assume o seu papel no CPSG para desempenhar a sua tarefa perante a turma.
5.     Organizar uma lista de perguntas que a turma gostaria de discutir acerca dos poemas apresentados.
6.     Organização de 5 grupos em que a cada um é atribuída uma função
7.     Realização de um booktrailer (apresentação dos poemas produzidos através de um filme) e apresentação. e publicação do mesmo no ISSUU ou no Youtube (após as necessárias autorizações dos encarregados de educação)
8.     Apresentação do booktrailer aos colegas, aos professores, aos pais/encarregados de educação e divulgação do mesmo no blogue e/ou no facebook da biblioteca escolar
9.      Utilização da ferramenta Google maps para localizar as áreas onde viveu e trabalhou SG.
Duração
Ao longo do ano letivo
Recursos
Obras literárias de Sebastião da Gama
Ferramenta Google e Internet
Windows Movi Maker ou outro software/ aplicação de edição de vídeo
Blogue; Facebook

aLer+PNL2027; RBE; biblioteca da ESSGama; Biblioteca Pública Municipal de Setúbal; Associação Sebastião da Gama; Casa da Poesia;

Avaliação
Indicadores de desempenho

Qualidade das leituras e dos comentários
Interesse e empenho nas várias tarefas

Instrumentos de avaliação

Registos de avaliação da leitura, do comentário e do booktrailer produzido

Sem comentários:

Enviar um comentário