PROJETO Tu Desenhas, Eu Escrevo!
REFERENCIAL (ÁREA …):  Literacia dos Média
Literacia dos Média
 Literacia dos Média
Literacia dos Média
ATIVIDADE PROJETO Tu Desenhas, Eu Escrevo!
NÍVEL DE ENSINO: 1.º Ciclo
ENQUADRAMENTO: Atividade desenvolvida em articulação com a professora titular
de turma, envolvendo a disciplina de Português e Expressões Artísticas, desenho 
ESCOLA: Escola Básica de Azeda
GRUPO/TURMA: 4.º ano
DOCENTE: Margarida
PB: Teresa Fragoso
| 
Aprendizagens
  associadas 
ao trabalho
  da biblioteca escolar | 
Conhecimentos/Capacidades 
C. Literacia dos media 
5. Usa alguns media e ambientes
  online pré selecionados para produzir mensagens, interagir e comunicar. | 
| 
Atitudes e
  valores 
1. Demonstra curiosidade. 
2. Mostra interesse e gosto pelo
  desenho. 
3.
  Participa na troca e debate de ideias. 
4. Manifesta espírito crítico. 
5. Respeita diferentes opiniões. 
6. Reconhece o valor da informação. 
8. Respeita valores e princípios na
  comunicação oral e visual. 
9. Valoriza o uso da biblioteca e
  dos seus recursos. | |
| 
Conteúdos
  curriculares 
Áreas de
  competências do perfil dos alunos (ACPA) | 
Aprendizagens essenciais para as artes visuais 
Domínios,
  designadamente: apropriação e reflexão; interpretação e comunicação;
  experimentação e criação. 
Concurso 
·        
  Informação
  e comunicação  
·        
  Pensamento
  crítico e pensamento criativo Desenvolvimento pessoal e autonomia  
·        
  Sensibilidade
  estética e artística  
·        
  Linguagens
  e imagens 
·        
  Raciocínio
  e resolução de problemas  
·        
  Relacionamento
  interpessoal  
·        
  Bem-estar,
  saúde e ambiente  
·        
  Saber
  científico, técnico e tecnológico | 
| 
Objetivos
  da atividade | 
- Desenvolver o gosto pela criação;  
- Conhecer vários tipos de
  comunicação (verbal e não verbal);  
- Perceber a relação entre
  ilustração e texto na composição da história;  
- Observar os elementos
  (personagens, acontecimentos, espaço, tempo) e o enredo de uma narrativa;  
- Perceber as etapas da elaboração
  de um livro;  
- Produzir um livro coletivo.  | 
| 
Estratégias/ 
tarefas | 
Desenvolvimento: 
A ideia é que os
  alunos elaborem um desenho de tema livre em que, posteriormente, o autor
  redigirá uma história que ficará em formato livro e que será enviado a cada
  turma participante. 
De acordo com o
  regulamento proposto no projeto 
1.    Em sala de aula (preferencialmente),
  as crianças elaboram um desenho (tema livre), numa folha branca A4; 
2.     O tema deve ser livre para que não surjam
  desenhos muito semelhantes entre si;  
3.    Preferencialmente, deve evitar-se
  desenhos com apenas flores, nuvens, casas, assim como uso de colagens
  (algodão, purpurinas, etc.). 
4.    A professora recolhe os trabalhos
  identificados/numerados no verso 
5.    Os trabalhos são enviados ao autor Bruno
  Magina. Ao receber os
  trabalhos, o autor imagina e escreve uma história baseada/relacionada em/com
  cada um; 
6.      
  Assim
  que estiver terminado, o autor envia ao/à professor/a um exemplar do livro
  elaborado coletivamente. | 
| 
Duração | 
·        
  Não há uma
  data prevista para conclusão dos trabalhos. | 
| 
Recursos | 
1.   
  Folhas de
  desenho 
2.   
  Materiais
  riscadores 
3.   
  Windows
  Movi Maker ou outro software/ aplicação de edição de vídeo 
4.   
  Blogue; Facebook 
5.    
  Autor Bruno
  Magina | 
| 
Avaliação | 
  
  Indicadores
  de desempenho 
  
  Qualidade dos
  desenhos 
  
  Interesse e
  empenho nas várias tarefas 
  
  Instrumentos
  de avaliação 
  
  Registos de
  avaliação do booktrailer produzido | 
o booktrailer produzido
 
Sem comentários:
Enviar um comentário