quarta-feira, 10 de julho de 2019

A visita da Higienista Oral na EB Praias do Sado

Texto informativo

A visita da Higienista Oral

A higienista oral esteve na minha sala para falar sobre a higiene dos dentes, em que posição se deve usar a escova e a quantidade de pasta que se deve por na escova para lavar os dentes.
Ela trouxe três garrafas de flúor acompanhado de mini copos para bochecharmos e também ofereceu uma escova e uma pasta para escovarmos os dentes depois do almoço, na escola.
Eu fiquei a saber que as crianças a partir dos 9 anos já podem usar a pasta de dentes dos pais e o fio dentário. Recordei que devemos lavar dez vezes cada grupo de dentes ou seja os molares e os da frente e escovar três vezes a língua porque é sensível e a gengiva também.
Ela ainda nos disse que se comermos doces devemos lavar os dentes logo de seguida e deu-nos um conselho, que quando comermos bolacha, é como se fosse uma goma que se agarra aos dentes e então podíamos comer fruta como a maçã ou a pêra para ajudar a limpá-los.
Leonor, 4º ano





A higienista oral esteve na minha sala para falar sobre a higiene oral, isto é, veio falar com se pode cuidar dos dentes.
Ela trouxe três garrafas de flúor, e dezoito embalagens, cada uma com uma pasta e uma escova, para cada criança da escola lavar os dentes depois do almoço.
Eu fiquei a saber que temos de escovar dez vezes, cada lado dos dentes, depois do pequeno-almoço e depois do jantar. Eu recordei que não é preciso usar muita pasta na escova, o máximo é do tamanho da unha do dedo mindinho da mão.
No lanche não devemos comer muitas bolachas, nem pão de forma branco, nem refrigerantes porque têm sempre muito açúcar. Ela ainda disse que devemos trazer fruta para o lanche porque ajuda a limpar os dentes como a maçã e outras frutas rijas.
Leila , 4º ano

A higienista oral esteve na minha sala para falar sobre a higiene oral e a saúde dos dentes. Ela trouxe uma dentadurae uma escova de dentes grande. Garrafas de flúor, copinhos pequeninos e estojos com pasta dentífrica para cada aluno.
Eu fiquei a saber que devemos escovar dez vezes em cada lado dos dentes para ficarem a bem limpinhos, três vezes por dia, depois de cada refeição. Eu recordei que devemos comer fruta porque se comermos só alimentos com açúcar, as cáries estragam os dentes. A pasta de dentes ajuda a escovar os dentes mas quando não é possível, por exemplo, quando estamos na escola, podemos comer maçã ou outra fruta rija.Mariana, 4º ano
Eu fiquei a saber que depois de escovar os dentes com a pasta não se deve bochechar com muita água para o flúor proteger os dentes. Cláudio, 4º ano

Eu fiquei a saber que antes de lavar os dentes devemos passar o fio dentário para retirar os restos de alimentos que ficam agarrados junto das gengivas.
Jó, 3º ano

Eu fiquei a saber que é importante mudar a escova em cada estação do ano, isto é, de três em três meses.
Eu fiquei a saber que não devemos usar a pasta para crianças quando somos crescidos mas, devemos usar a pasta para adultos por causa da quantidade de flúor. A higienista oral disse que não devíamos roer as unhas porque faz mal ao estômago.Tomás, 3º ano

Eu fiquei a saber que não devemos comer todos os dias bolachas porque ficam pegadas aos dentes durante muito tempo, mesmo as que são de água e sal.
Miguel, 2º ano

Eu recordei que a quantidade de pasta de dentes que devemos colocar na escova é do tamanho da unha do dedo mindinho. Soraia, 4º ano


Turma A, Escola de Praias do Sado, Professora Urquida Jardim

Sem comentários:

Enviar um comentário