sábado, 2 de abril de 2016

Dia Mundial do Livro Infantil

Hans Christian Andersen 

Contos de Hans Christian Andersen - planeado para trabalharmos durante o mês de abril, na Educação Literária, com os 4.º anos de escolaridade de todas as escolas do agrupamento. Preparem-se porque vão gostar! 

O Dia Mundial do Livro Infantil – que ontem se comemorou – é também um dia de homenagem a Hans Christian Andersen, o escritor dinamarquês nascido a 2 de Abril de 1805. 
Sem posses e tendo como única herança do avô e do pai o bichinho de ouvir e contar histórias, HCA mostra toda a sua enorme determinação ao viajar sozinho para tentar a sua sorte no Teatro Real de Copenhaga com 14 anos apenas. 
Hans Christian Andersen inicia a publicação dos seus célebres contos de fadas em 1835, tendo escrito ao todo 156, até 1872. 

Em Portugal, que visitou em 1866, os seus “contos de encantar” também são publicados e traduzidos por nomes conhecidos da Literatura Portuguesa como Guerra Junqueiro (logo em 1877), Maria Amélia Vaz de Carvalho e Gonçalves Crespo e mais tarde, Ana Castro Osório, Cabral do Nascimento, Herberto Helder, Ilse Losa, Ricardo Alberty entre outros. 

Os contos mais conhecidos de HCA podem ser lidos nas várias antologias que temos nas nossas Bibliotecas.

Sem comentários:

Enviar um comentário