terça-feira, 12 de janeiro de 2016

EXPOSIÇÃO ITINERANTE "BOCAGE SETUBALENSE ... REGISTO DO HOMEM E DO SEU TEMPO"

Almejando a identidade do agrupamento como pólo cultural e na consecução dos objetivos do PAA , está patente na escola sede a exposição acima referida,  até ao dia,  29 de janeiro .

A Biblioteca solicitou ao Arquivo Municipal de Setúbal esta exposição, por ser expressiva de um dos temas, a trabalhar transversalmente - conhecer Bocage.

 Entendeu-se ser  uma mais valia significativa a explorar, para  conhecer o poeta e a sua contextualização histórica e para a concretização de atividades no âmbito do currículo dos alunos, desenvolvendo nestes, aprendizagens significativas em diversas disciplinas, nomeadamente, História, Português, Educação e Cidadania, entre outras.


Com desígnios informativos e pedagógicos foi produzida uma exposição itinerante “Bocage, Setubalense … Registo do homem e do seu tempo”, uma exposição cronológica de fatos históricos e acontecimentos de promoção da história e cultura, com o objetivo dar a conhecer a vida do poeta setubalense Manuel Maria de Barbosa l'Hedois du Bocage.

Pretende-se dar a conhecer melhor, esta figura incontornável da nossa cultura, o poeta Elmano Sadino, com o objectivo de aproximar os alunos da sua identidade, a recriação do quotidiano de Bocage, espaço memória e divulgar a sua vida e obra junto da comunidade educativa através da mostra documental.

Esta exposição, que já foi mostrada no Espaço Bocage (Feira de Santiago 2015 – Bocage: o génio nasceu há 250 anos). Composta por 4 painéis evocativos sobre a vida do poeta da liberdade, em programação a itinerância pelos agrupamentos de escolas ou escolas não agrupadas do Concelho, promovendo a cultura e a participação, um contributo para o enriquecimento cultural da comunidade educativa.

Aproveito para relembrar  o Ebook elaborado sobre a exposição "Bocage e o Livro na Época do Iluminismo” que esteve patente na Galeria do 11, que  poderá ser, também, um contributo.

Trabalho realizado pelo aluno Tiago Miguel, 4ºAno, 2001, na EB 1 nº7 de Setúbal

Sem comentários:

Enviar um comentário

Concurso Manga: Cartaz, Vídeo e Texto