sábado, 21 de abril de 2018

Um dos Livros mais fixe em Miúdos a Votos

  

     A campanha eleitoral acabou. Na próxima segunda-feira, 23 de abril, Dia Mundial do Livro, há eleições nas escolas.
      Os alunos e alunas da EB da Azeda VOTAM no livro mais fixe. 

Um dos livros a votação e defendido pelos alunos do 4.º ano, João e Isac é O Gato e o Escuro de Mia Couto e Danuta Wojciechowska

     «O Gato e o escuro é uma história de um gatinho, amarelinho e bonitinho que queria atravessar a linha do horizonte, onde o tempo faz a vida entre o claro e o escuro, porque ele queria conhecer o escuro.
     Um dia, ele vai, entra nessa escuridão, perde-se e fica lá. A mãe dele vem, tira-o da escuridão e diz-lhe que a escuridão estava dentro dele.
     Mia Couto, que é o autor deste livro, acha que o medo tira a criatividade. O medo prende-nos. Qual é a melhor maneira de combater esse medo? É achar graça à vida. E como é que nós achamos graça à vida? «Faz de conta que o pôr-do-sol fosse um muro…». Cada um tem de encontrar a sua saída para o medo.
     Mia Couto, além de escritor, é também biólogo e nasceu em Moçambique, África. Ele pega numa palavra e vai mostrando quantos milhões de sentido essa palavra pode ter. Ele é um inventor de palavras e o livro é lindo por causa da linguagem dele. É um livro para falar do medo em forma de poesia. É lindo! É maravilhoso!
     O medo é associado ao desconhecido e o desconhecido ao escuro. Não é à toa que nós acendemos a luz para saber se está tudo bem. O desconhecido é que dá medo, na maioria das vezes.
Mas o livro fala de um gatinho a ser inundado por esse medo. Do medo ficar misturado tanto nele a aponto dele mesmo não compreender. Ele transforma-se em escuro porque o medo é interno. Nós é que criamos esse medo. Cada um tem de encontrar a sua saída para o medo e a sua adoração pela vida.»

Escritora Vana Campos





Sem comentários:

Enviar um comentário

Missão

Vimos dar corpo à fusão recente de agrupamentos, unificar e concretizar a dinâmica de trabalho das nossas bibliotecas.

»»» Embora em construção, este blogue estará sempre em produção.