terça-feira, 24 de novembro de 2015

Dia Nacional da Cultura Científica

EXPOSIÇÃO-24 de novembro-Dia Nacional da Cultura Científica
No âmbito do Dia Nacional da Cultura Científica, que se assinala, hoje, dia  24 de novembro a Biblioteca da escola sede, em articulação com o grupo disciplinar  de Física  e Química, promoveram uma exposição documental e bibliográfica que está patente neste espaço a toda a comunidade educativa.
Salienta-se o nome de Rómulo de Carvalho/António Gedeão cientista e poeta cuja data de nascimento deu origem ao Dia Nacional da Cultura Científica criado em 1996 em Portugal. Foi escolhido o dia 24 de novembro para a sua celebração pois foi neste dia (em 1906) que nasceu Rómulo de Carvalho, o professor de Física e Química responsável pela promoção do ensino de ciência e da cultura científica em solo nacional. Rómulo de Carvalho foi também poeta, sob o pseudónimo de António Gedeão.
es;
. Impulsionar o voluntariado.

O Projeto Histórias da Ajudaris, criado em 2009, concretiza-se a partir da edição de livros escritos por crianças para crianças, colhendo a inspiração em temas como a cidadania, os afetos e o ambiente. Assim, vários estabelecimentos de ensino e ilustradores solidários participam na ilustração do mundo dos contos criados pelas crianças, através do seu envolvimento em workshops, exposições e outras atividades, das quais se destaca o concurso Histórias da Ajudaris.
Sendo uma das linhas de ação das bibliotecas escolares o “Reforço do valor social, cultural e educativo das bibliotecas junto das escolas e das comunidades, através de iniciativas e projetos de intervenção social”[i], a Rede de Bibliotecas Escolares e o Plano Nacional de Leitura apoiam este projeto, que é mais do que um concurso, pois convoca a escrita e a leitura para atos de solidariedade e de cidadania,  transformando-se numa importante mais-valia social.


No presente ano, o concurso Histórias da Ajudaris, obedece ao tema Alimentação e decorre até 30 de março próximo. As escolas solidárias que pretenderem participar deverão inscrever-se até 31 de janeiro de 2016, através do preenchimento do formulário disponível em linha.







Sem comentários:

Enviar um comentário