terça-feira, 22 de setembro de 2015

Conferência- Setúbal - Cidade Educadora


 Cidade Educadora






“A cidade oferece elementos importantes para uma formação integral. É um sistema complexo e ao mesmo tempo um agente educativo permanente e plural”.

 In Preâmbulo da Carta das Cidades Educadoras.

A   Diretora do Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama  , professora Fernanda Oliveira, participou no debate subordinada ao tema “Projeto educativo local, um desafio para a cidade” que visou uma discussão e reflexão sobre a educação e o ensino no concelho de Setúbal. Integrado na III Conferência Anual de Educação de Setúbal " CIDADE EDUCADORA - UM COMPROMISSO COM TODOS", promovida pela Câmara municipal de Setúbal e pelo Conselho Municipal de Educação, do qual é membro,  no dia 16 de setembro de 2015 e  teve lugar no  Fórum Municipal Luísa Todi.

A  “nossa” diretora fez a sua intervenção ilustrada com a pedagogia de Sebastião da Gama,  citando orgulhosamente excertos do diário do patrono do agrupamento que “muito à frente no seu tempo” , referiu, já integrava a cidade e o território nas suas aulas.

“Não sou, junto de vós, mais que um camarada um bocadinho mais velho. Sei coisas que vocês não sabem, do mesmo modo que vocês sabem coisas que eu não sei ou já esqueci. Estou aqui para ensinar umas e aprender outras. Ensinar, não. Falar delas. Aqui e no pátio e na rua e no vapor e no comboio e no jardim e onde quer que nos encontremos." In Diário de Sebastião da Gama

(…) Basta uma janela para me fazer feliz e foi o que me aconteceu também quando cheguei à Sala 19. Era o Castelo, era o Tejo, era a cidade de mármore e granito (como dizem) a espreitar para dentro da aula. Vai, que fiz eu? Como queria tomar o pulso aos rapazes em matéria de escrita, propus-lhes aquele tema. «Da varanda da nossa aula…” In Diário de Sebastião da Gama

Sem comentários:

Enviar um comentário