segunda-feira, 2 de março de 2020

José Eduardo Agualusa


A Girafa que Comia Estrelas
De José Eduardo Agualusa; Ilustração: Henrique Cayatte
A Girafa que Comia Estrelas
História infantil sobre a amizade de uma girafa, que andava sempre com a cabeça nas nuvens, e uma galinha do mato, com a cabeça cheia de frases feitas.

Era uma vez uma girafa chamada Olímpia, que não era uma girafa qualquer: é que Olímpia comia estrelas e vivia com a cabeça nas nuvens! Um dia conheceu a galinha Margarida e as duas tornaram-se grandes amigas, mas a vida de ambas estava prestes a mudar quando se viram obrigadas a partir em busca de uma solução para acabar com a seca. É que embora Olímpia comesse estrelas, todos os outros animais comiam plantas que dependiam da chuva para crescer... Esta é uma história sobre amizades improváveis, que mostra a importância da preservação da Natureza e como espécies diferentes podem viver em harmonia.
Fonte: Wook

O conto trata, entre outras, da questão da amizade entre seres de espécies diferentes e de hábitos e gostos distintos, cuja relação é pautada por um enorme respeito mútuo e por uma grande tolerância. Chama a atenção o facto de a narrativa se desenrolar no seio de uma sociedade animal sustentada por valores como a família, os afectos, a amizade e a defesa e protecção do ambiente natural e das diferentes espécies que o integram.


A ilustração alterna entre a ocupação de páginas simples e a dupla página que surge em três momentos distintos, captando circunstâncias decisivas do desenrolar da acção. A ilustração das guardas retoma o fundo da capa, representando um céu estrelado e logo uma cena nocturna que é inesperadamente representada por uma tonalidade azul clara.
Fonte: Ana Margarida Ramos

Obra disponível nas bibliotecas do agrupamento de escolas Sebastião da Gama
Boas Leituras! 

Sem comentários:

Enviar um comentário