Neste mês de março, uma das atividades propostas pela
biblioteca escolar da EB de Montalvão para desenvolver junto das turmas, era a
construção de um TAUMATRÓPIO com cada criança/aluna/o.
Infelizmente, devido ao encerramento das escolas, só foi possível concretizá-la com a turma A do 2º ano da professora Júlia.
Segue uma pequena amostra da atividade.
Em sala de aula, expliquei o que era o TAUMATRÓPIO e li a história da sua origem.
O que é um Taumatrópio?
Do grego: thauma = maravilhoso + tropos = giro, roda
Do grego: thauma = maravilhoso + tropos = giro, roda
Inventado por volta de 1825, este brinquedo ótico, consiste num disco de papel/cartolina com uma imagem diferente em cada lado, e um cordel em duas extremidades. Ao girar este disco as imagens se combinam formando uma só. Como exemplo, um desenho de um aquário de um lado e no outro, o de um peixe. Ao girar temos a impressão de que o peixe está dentro do aquário.
É o brinquedo óptico mais simples e de menor dificuldade de execução.
Como fazer seu Taumatrópio?
Para fazer o taumatrópio vais precisar de:
... expliquei os procedimentos a ter para que cada uma/um realizasse o seu.
Distribuí a folha com essa informação escrita, escolheram a figura preferida e depois passámos à ação. Estes foram feitos com fio, mas há outras formas de fazer como, com lápis, com um pauzinho se sushi ou palhinha de cartão.
Passo 01: Recorta dois círculos de mesmo
tamanho na folha de papel.
Dica: podes utilizar algum objeto
redondo, como um copo, e traçar o seu
contorno nas folhas para ajudar a fazer
os círculos.
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e traça cada parte do desenho em cada um dos círculos. |
As alunas e os alunos foram muito recetivos e
colaboradores. Apesar da movimentação necessária para que eu os ajudasse na
furação da figura (foi necessário fazer um pequeno furo com o bico de uma
tesoura afiada), as crianças mantiveram-se tranquilas.
Exemplos: um pássaro e um ninho, um vaso e uma flor,
um homem e um chapéu, uma aranha e sua teia.
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O entusiasmo foi tal que alguns pediram mais figuras e verbalizaram ir fazer outros em sua casa. |
Passo 04: Gira o palito ou barbante e vê o teu desenho
unir-se como se fosse um só.
As figuras do guião
para os alunos foram retiradas do "Google".
A atividade desenvolvida, fotos e textos são da educadora, Dina Miranda,
colaboradora das BE do agrupamento com serviço exclusivo na EB de Montalvão.
Publicação da professora bibliotecária Teresa Fragoso.
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