BEM ESTAR ANIMAL
NÍVEL DE ENSINO: 1º Ciclo
ATIVIDADE:
TEMAS: Bem-estar animal/Sebastião da Gama
ENQUADRAMENTO: Atividade desenvolvida em
articulação com as professoras titulares de turma envolvendo as disciplinas de Português, Estudo do Meio e Cidadania
ESCOLAS: EB Praias do Sado, EB Azeda e EB Montalvão
TURMAS: 1º, 2º, 3º e 4º ano de escolaridade - 5 turmas
DOCENTES: professoras titulares de turma
PB: Teresa
Fragoso
Aprendizagens associadas
ao trabalho
da biblioteca escolar
|
Conhecimentos/Capacidades
Conhecimentos/
Capacidades
C.
Literacia da informação
4. Realiza pesquisas simples previamente
programadas, avaliando as fontes de acordo com a relevância e a autoria.
5. Seleciona a informação que melhor responde às
questões colocadas sobre o tema.
6. Identifica ideias principais, realizando
inferências e explorando o sentido global da informação selecionada.
8. Ordena e regista a informação, estruturando‑a
de acordo com uma sequência lógica.
9. Identifica normas associadas aos direitos de
autor e reconhece a necessidade de as cumprir.
10. Reconhece que deve utilizar as suas próprias
palavras. Transcreve, parafraseia, resume pequenos textos e elabora
bibliografias simplificadas.
11. Reflete conjuntamente sobre o melhor formato
para a apresentação do que produziu − escrita, visual ou multimédia − usando
ferramentas digitais ou outras previamente selecionadas.
12. Partilha as aprendizagens realizadas, num
ambiente tradicional ou em espaços online preparados pelo professor.
13. Verifica conjuntamente o cumprimento das
tarefas e os resultados alcançados, refletindo sobre o que deve mudar
|
Atitudes e valores
C.
Literacia da informação
2. Age de forma metódica e rigorosa
4. Respeita os direitos de autor e conexos
7. Aceita a crítica
8. Tem em consideração as regras de utilização
da biblioteca
|
|
Conteúdos
curriculares
|
Formação Pessoal e social
Respeito pelo património natural
Educação para a cidadania
·
Visionamento
de filmes
·
Pesquisa a
biografia e bibliografia de Sebastião da Gama
·
Reconhecimento
do universo animal na poesia de Sebastião da Gama.
·
Reconhecimento
de que a ação do homem sobre a natureza pode levar a desequilíbrios, ao seu
esgotamento e à destruição do ambiente. Identificação de problemáticas
associadas ao lixo que contribuem para a degradação do ambiente e que colocam
em risco o equilíbrio da Terra. Desenvolvimento de uma consciência ecológica
conducente à valorização da natureza e à necessidade da sua preservação,
interiorizando normas comportamentais e ações de prevenção e de remediação de
situações identificadas.
|
Objetivos
da
atividade
|
Conhecer Sebastião da Gama como o precursor da
proteção ambiental do Património Natural da Serra da Arrábida
Refletir sobre os problemas ambientais, com
vista à sua preservação.
Definir compromissos de cidadania com vista a
uma sociedade justa e sustentável.
Distinguir acontecimentos e ações locais na
conservação da Natureza.
Aplicar, no dia-a-dia, conceitos e atitudes de
respeito pelo ambiente e espaço envolvente.
|
Estratégias/
tarefas
|
VISITA AO MUSEU OCEANOGRÁFICO/Forte de Santa Maria da Arrábida - Animais
Marinhos e da Serra da Arrábida e Sebastião da Gama
Visita à exposição de animais
marinhos e os espaços da Fortaleza de Santa Maria onde o poeta Sebastião da Gama
viveu e escreveu muitos dos seus poemas.
Fazer também o percurso pedestre do
Portinho da Arrábida, pelo areal, até ao Museu arqueológico do Creiro, se o
tempo meteorológico assim o permitir, visitar as ruínas romanas.
Trabalho de projeto baseado na pesquisa de informação sobre o tema em
estudo, com vista à resolução de problemas coletivamente identificados. Os
alunos pesquisam e produzem trabalhos que abordam a problemática Respeito
pelo património natural
A professora bibliotecária organiza recursos documentais impressos e online
e orienta, em conjunto com as professoras da turma, as atividades de pesquisa
e elaboração dos trabalhos.
Desenvolvimento:
1. Introdução e discussão da temática.
2. Brainstorming. Identificação de questões a investigar.
3. Criação de grupos que devem planear e elaborar trabalhos relacionados
com as questões de investigação identificadas (elaboração de cartaz; produção
de notícia para o Blogue das bibliotecas.
4. Inventariação e recurso a fontes de informação (livros existentes na
biblioteca escolar; outras fontes: pais, responsáveis locais pela gestão e
reciclagem de resíduos, Internet, etc.).
5. Pesquisa, organização da informação e elaboração dos trabalhos.
6. Apresentação dos trabalhos à turma.
7. Reflexão individual e coletiva sobre as atividades realizadas (auto e
heteroavaliação).
Nota: As turmas podem, ao longo do processo, alimentar o blogue da
biblioteca
|
Duração
|
·
– 22 de março Visita de Estudo
·
2º e 3º períodos
|
Recursos
|
‑ Vídeo projetor
‑
Câmara fotográfica/ câmara de vídeo
‑ Quadro interativo
‑ Computadores com acesso à Internet
‑ Obras existentes na biblioteca
‑ Guião de pesquisa
|
Avaliação
|
Indicadores de desempenho
• Domínio de conceitos.
• Cumprimento das etapas de
pesquisa.
• Iniciativa, interesse, cooperação
e empenho dos alunos nas tarefas propostas.
Instrumentos
de avaliação
• Registo de observação, seguindo
as orientações existentes no departamento da Educação do 1º ciclo.
• Trabalhos realizados.
|
Sem comentários:
Enviar um comentário