PROJETO Tu Desenhas, Eu Escrevo!
REFERENCIAL (ÁREA …): Literacia dos Média
ATIVIDADE PROJETO Tu Desenhas, Eu Escrevo!
NÍVEL DE ENSINO: 1.º Ciclo
ENQUADRAMENTO: Atividade desenvolvida em articulação com a professora titular
de turma, envolvendo a disciplina de Português e Expressões Artísticas, desenho
ESCOLA: Escola Básica de Azeda
GRUPO/TURMA: 4.º ano
DOCENTE: Margarida
PB: Teresa Fragoso
Aprendizagens
associadas
ao trabalho
da biblioteca escolar
|
Conhecimentos/Capacidades
C. Literacia dos media
5. Usa alguns media e ambientes
online pré selecionados para produzir mensagens, interagir e comunicar.
|
Atitudes e
valores
1. Demonstra curiosidade.
2. Mostra interesse e gosto pelo
desenho.
3.
Participa na troca e debate de ideias.
4. Manifesta espírito crítico.
5. Respeita diferentes opiniões.
6. Reconhece o valor da informação.
8. Respeita valores e princípios na
comunicação oral e visual.
9. Valoriza o uso da biblioteca e
dos seus recursos.
|
|
Conteúdos
curriculares
Áreas de
competências do perfil dos alunos (ACPA)
|
Aprendizagens essenciais para as artes visuais
Domínios,
designadamente: apropriação e reflexão; interpretação e comunicação;
experimentação e criação.
Concurso
·
Informação
e comunicação
·
Pensamento
crítico e pensamento criativo Desenvolvimento pessoal e autonomia
·
Sensibilidade
estética e artística
·
Linguagens
e imagens
·
Raciocínio
e resolução de problemas
·
Relacionamento
interpessoal
·
Bem-estar,
saúde e ambiente
·
Saber
científico, técnico e tecnológico
|
Objetivos
da atividade
|
- Desenvolver o gosto pela criação;
- Conhecer vários tipos de
comunicação (verbal e não verbal);
- Perceber a relação entre
ilustração e texto na composição da história;
- Observar os elementos
(personagens, acontecimentos, espaço, tempo) e o enredo de uma narrativa;
- Perceber as etapas da elaboração
de um livro;
- Produzir um livro coletivo.
|
Estratégias/
tarefas
|
Desenvolvimento:
A ideia é que os
alunos elaborem um desenho de tema livre em que, posteriormente, o autor
redigirá uma história que ficará em formato livro e que será enviado a cada
turma participante.
De acordo com o
regulamento proposto no projeto
1. Em sala de aula (preferencialmente),
as crianças elaboram um desenho (tema livre), numa folha branca A4;
2. O tema deve ser livre para que não surjam
desenhos muito semelhantes entre si;
3. Preferencialmente, deve evitar-se
desenhos com apenas flores, nuvens, casas, assim como uso de colagens
(algodão, purpurinas, etc.).
4. A professora recolhe os trabalhos
identificados/numerados no verso
5. Os trabalhos são enviados ao autor Bruno
Magina. Ao receber os
trabalhos, o autor imagina e escreve uma história baseada/relacionada em/com
cada um;
6.
Assim
que estiver terminado, o autor envia ao/à professor/a um exemplar do livro
elaborado coletivamente.
|
Duração
|
·
Não há uma
data prevista para conclusão dos trabalhos.
|
Recursos
|
1.
Folhas de
desenho
2.
Materiais
riscadores
3.
Windows
Movi Maker ou outro software/ aplicação de edição de vídeo
4.
Blogue; Facebook
5.
Autor Bruno
Magina
|
Avaliação
|
Indicadores
de desempenho
Qualidade dos
desenhos
Interesse e
empenho nas várias tarefas
Instrumentos
de avaliação
Registos de
avaliação do booktrailer produzido
|
o booktrailer produzido
Sem comentários:
Enviar um comentário