quinta-feira, 11 de julho de 2019

AcBE - LITERACIA DOS MÉDIA PROJETO Tu Desenhas, Eu Escrevo!PLANIFICAÇÃO

3. LITERACIA DOS MÉDIA
PROJETO Tu Desenhas, Eu Escrevo!



REFERENCIAL (ÁREA …): Literacia dos Média
ATIVIDADE PROJETO Tu Desenhas, Eu Escrevo!
NÍVEL DE ENSINO: 1.º Ciclo
ENQUADRAMENTO: Atividade desenvolvida em articulação com a professora titular de turma, envolvendo a disciplina de Português e Expressões Artísticas, desenho
ESCOLA: Escola Básica de Azeda
GRUPO/TURMA: 4.º ano
DOCENTE: Margarida
PB: Teresa Fragoso

Aprendizagens associadas
ao trabalho da biblioteca escolar
Conhecimentos/Capacidades

C. Literacia dos media
5. Usa alguns media e ambientes online pré selecionados para produzir mensagens, interagir e comunicar.

Atitudes e valores

1. Demonstra curiosidade.
2. Mostra interesse e gosto pelo desenho.
3. Participa na troca e debate de ideias.
4. Manifesta espírito crítico.
5. Respeita diferentes opiniões.
6. Reconhece o valor da informação.
8. Respeita valores e princípios na comunicação oral e visual.
9. Valoriza o uso da biblioteca e dos seus recursos.

Conteúdos curriculares

Áreas de competências do perfil dos alunos (ACPA)


Aprendizagens essenciais para as artes visuais
Domínios, designadamente: apropriação e reflexão; interpretação e comunicação; experimentação e criação.
Concurso
·         Informação e comunicação
·         Pensamento crítico e pensamento criativo Desenvolvimento pessoal e autonomia
·         Sensibilidade estética e artística
·         Linguagens e imagens
·         Raciocínio e resolução de problemas
·         Relacionamento interpessoal
·         Bem-estar, saúde e ambiente
·         Saber científico, técnico e tecnológico
Objetivos da atividade
- Desenvolver o gosto pela criação;
- Conhecer vários tipos de comunicação (verbal e não verbal);
- Perceber a relação entre ilustração e texto na composição da história;
- Observar os elementos (personagens, acontecimentos, espaço, tempo) e o enredo de uma narrativa;
- Perceber as etapas da elaboração de um livro;
- Produzir um livro coletivo.
Estratégias/
tarefas

Desenvolvimento:
A ideia é que os alunos elaborem um desenho de tema livre em que, posteriormente, o autor redigirá uma história que ficará em formato livro e que será enviado a cada turma participante.

De acordo com o regulamento proposto no projeto
1.    Em sala de aula (preferencialmente), as crianças elaboram um desenho (tema livre), numa folha branca A4;
2.     O tema deve ser livre para que não surjam desenhos muito semelhantes entre si;
3.    Preferencialmente, deve evitar-se desenhos com apenas flores, nuvens, casas, assim como uso de colagens (algodão, purpurinas, etc.).
4.    A professora recolhe os trabalhos identificados/numerados no verso
5.    Os trabalhos são enviados ao autor Bruno Magina. Ao receber os trabalhos, o autor imagina e escreve uma história baseada/relacionada em/com cada um;
6.       Assim que estiver terminado, o autor envia ao/à professor/a um exemplar do livro elaborado coletivamente.
Duração
·         Não há uma data prevista para conclusão dos trabalhos.
Recursos
1.    Folhas de desenho
2.    Materiais riscadores
3.    Windows Movi Maker ou outro software/ aplicação de edição de vídeo
4.    Blogue; Facebook
5.     Autor Bruno Magina
Avaliação
ž   Indicadores de desempenho
ž   Qualidade dos desenhos
ž   Interesse e empenho nas várias tarefas
ž   Instrumentos de avaliação
ž   Registos de avaliação do booktrailer produzido

o booktrailer produzido

Sem comentários:

Enviar um comentário