Nos Trilhos de Leitur@s com Sebastião da Gama – aLer+ PNL2027
REFERENCIAL (ÁREA …): Literacias da Leitura dos Média
e da Informação
NÍVEL DE
EDUCAÇÃO/ ENSINO: 1.º Ciclo
PROJETO: Nos
Trilhos de Leitur@s com Sebastião da Gama – aLer+ PNL2027
ENQUADRAMENTO:
Atividade
desenvolvida em articulação com o(a) professor(a) titular de turma, envolvendo
as disciplinas de Português, Estudo do Meio e Cidadania
ESCOLA:
Escolas Básicas de Azeda; de Praias do Sado e de Montalvão
grupo/turma:
1º; 2º; 3º e 4.º ano
DOCENTES:
Zita e Isabel (4ºA e B de Montalvão); Fátima e Margarida (4ª e
4ºB de Azeda); Urquida (1º; 2º; 3º e 4.º ano EB Praias do Sado)
PB:
Teresa Fragoso
Aprendizagens associadas
ao trabalho da biblioteca
escolar
|
Conhecimentos/Capacidades
A. Literacia da leitura
1. Lê, de forma orientada
Poemas obras de Sebastião da Gama
3. Expressa oralmente ideias
recorrendo a vocabulário adequado e sequências discursivas apropriadas.
5. Relata experiências de
leitura, exprimindo sentimentos e emitindo opiniões.
7. Adquire progressivamente hábitos
de leitura.
10. Usa
com regularidade, com a turma, a biblioteca escolar os seus recursos, físicos
e digitais, para aprender a ler e desenvolver o prazer da leitura.
B. Literacia da informação
4. Realiza
pesquisas simples sobre a biografia do poeta
C. Literacia dos media
5. Usa alguns
media e ambientes online pré selecionados para produzir mensagens, interagir
e comunicar.
|
Atitudes e
valores
1. Demonstra curiosidade.
2. Mostra interesse e gosto pela leitura.
3. Participa na troca e debate de ideias.
4. Manifesta espírito crítico.
5. Respeita
diferentes opiniões.
6. Reconhece o valor da informação.
8. Respeita valores e princípios na
comunicação oral e escrita.
|
|
Conteúdos curriculares
|
Português - LEITURA
·
Concurso de Poesia Sebastião da Gama (CPSG)
• Oralidade (O)
• Leitura e
Escrita (LE)
|
Objetivos da atividade
|
O objetivo central é estimular o
gosto e os hábitos de leitura e melhorar a compreensão leitora.
O Concurso de
poesia tem por principal objetivo estimular crianças, jovens e adultos à
prática da leitura orientada e por prazer. Procura festejar e dar
visibilidade à leitura e aos leitores.
|
Estratégias/
tarefas
|
Levar os alunos e
alunas a ler e ouvir ler; Partilhar as suas opiniões quer verbal quer
escrito.
Desenvolvimento:
1. Apresentação
do projeto Trilhos de Leitur@s com Sebastião
da Gama – aLer+ PNL2027
2. Leitura
de poemas do poeta, a pares e identificação das ideias-chave, interpretação.
3. Organização
dos pares através de um jogo
4. Cada
aluno assume o seu papel no CPSG para desempenhar a sua tarefa perante a
turma.
5. Organizar
uma lista de perguntas que a turma gostaria de discutir acerca dos poemas
apresentados.
6. Organização
de 5 grupos em que a cada um é atribuída uma função
7. Realização
de um booktrailer (apresentação dos poemas produzidos através de um filme) e
apresentação. e publicação do mesmo no ISSUU ou no Youtube (após as
necessárias autorizações dos encarregados de educação)
8. Apresentação
do booktrailer aos colegas, aos professores, aos pais/encarregados de
educação e divulgação do mesmo no blogue e/ou no facebook da biblioteca
escolar
9. Utilização da ferramenta Google maps para
localizar as áreas onde viveu e trabalhou SG.
|
Duração
|
Ao longo do ano letivo
|
Recursos
|
Obras literárias de
Sebastião da Gama
Ferramenta Google e
Internet
Windows Movi Maker ou
outro software/ aplicação de edição de vídeo
Blogue; Facebook
aLer+PNL2027; RBE;
biblioteca da ESSGama; Biblioteca Pública Municipal de Setúbal; Associação
Sebastião da Gama; Casa da Poesia;
|
Avaliação
|
Indicadores
de desempenho
Qualidade das leituras
e dos comentários
Interesse e empenho
nas várias tarefas
Instrumentos
de avaliação
Registos de avaliação
da leitura, do comentário e do booktrailer produzido
|
Sem comentários:
Enviar um comentário