4ºB - Azeda vestido a rigor acompanhado de alguns apontamentos, após visionamento de "A Menina do Mar" de Sophia de Mello Breyner Andresen
BE EB das Praias do Sado - BE EB Nº 1 - Areias - BE EB Nº 8 - B. da Conceição -BE EB/JI do Montalvão - BE EB/JI da Azeda - BE 2/3 Aranguez - BE ESSebastião da Gama
segunda-feira, 1 de abril de 2019
Semana da Cor, Som e Movimento - dia do Vermelho - 1º Ciclo
Publicada por
BIBLIObaú - Bibliotecas do Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama
à(s)
05:09:00
Sem comentários:
Hiperligações para esta mensagem
Etiquetas:bullying, BE Arangez
1º ciclo,
A Menina do Mar,
Semana da Cor,
som e movimento,
Vermelho
sexta-feira, 29 de março de 2019
O OCEANO É UMA GRANDE CASA
Com a história do livro "O Lobo que sonhava com o oceano" de Orianne Lallemand as turmas de 1º e 2º anos percepcionam a diferença entre um OCEANO FANTÁSTICO e um OCEANO POLUÍDO.
Em
Montalvão resultaram estes trabalhos maravilhosos.
Publicada por
BIBLIObaú - Bibliotecas do Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama
à(s)
09:11:00
Sem comentários:
Hiperligações para esta mensagem
Etiquetas:bullying, BE Arangez
O Lobo que sonhava com o Oceano,
O Oceano é uma grande casa
terça-feira, 5 de março de 2019
POESIA
Poemas a concurso de alunos de Praias do Sado.
Concurso de Poesia Sebastião da Gama
https://pt.calameo.com/books/0056832633849cfdaad34
quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019
Áudio livros da biblioteca digital do PNL
Hoje também foi dia de visionar duas histórias diferentes da biblioteca digital do plano nacional de leitura.
As crianças da sala2 da Azeda, educadora Manuela, assistiram ao áudio livro da coleção "zero desperdício" que conta a história de uma menina chamada Rita.
Esta história coloca o enfoque nos plásticos e os animais marinhos.
As crianças da sala2 da Azeda, educadora Manuela, assistiram ao áudio livro da coleção "zero desperdício" que conta a história de uma menina chamada Rita.
A Rita encolheu. E agora?, de Marta Hugon e António Jorge
Gonçalves
Um dia a Rita acorda e descobre que está mais pequena. Com a
ajuda do seu amigo Rui, ela vai descobrir porque está a encolher e a passar por
uma série de aventuras divertidas.
****************************************************
Os alunos do 3ºA, professora Fernanda, visionaram o áudio livro
"A Escola de Peixes do Rio Tejo" de Ana Maria Magalhães e
Isabel Alçada com ilustrações de Júlio Ramos.
Publicada por
BIBLIObaú - Bibliotecas do Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama
à(s)
14:39:00
Sem comentários:
Hiperligações para esta mensagem
Etiquetas:bullying, BE Arangez
A Rita encolheu. E agora?; A Escola de Peixes do Rio Tejo
Avaliação da bibliotca da EB Azeda
Hoje foi dia de continuar avaliar a biblioteca através de questionários online. Em grupinhos de 7 lá vieram alunos e alunas dos 3ºA e 3ºB; 4ºA e 4ºB.
Trocavam impressões para tirarem algumas dúvidas.
Estamos mesmo quase a terminar!
CNL-Fase Municipal
quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019
GOSTO DE TI DESDE AQUI ATÉ À LUA...
A SALA 3 OUVIU A HISTÓRIA: No meu coração pequenino de Jo Witek
SINOPSE
Um livro poético para toda a família, que expõe ao longo das páginas as emoções e os sentimentos de uma menina na qual todas as crianças se revêem de vez em quando. O cortante em todas as páginas cria um efeito mágico, tornando este livro ainda mais especial. Da alegria à tristeza, passando pela raiva e pelo ciúme, um livro terno para ler e reler.
Ouviram a canção de André Sardet "Gosto de ti, ..."
Fizeram um avião, foram para o campo de jogos e como uma explosão de alegria, lançaram-no à Lua com a alegria toda do mundo...
Publicada por
BIBLIObaú - Bibliotecas do Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama
à(s)
08:13:00
Sem comentários:
Hiperligações para esta mensagem
Etiquetas:bullying, BE Arangez
dia de São Valentim,
emoções,
Gosto de ti,
No meu coração pequenino
domingo, 3 de fevereiro de 2019
VAMOS POUPAR ÁGUA
Publicada por
BIBLIObaú - Bibliotecas do Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama
à(s)
22:45:00
Sem comentários:
Hiperligações para esta mensagem
Etiquetas:bullying, BE Arangez
3ºA,
ENA,
Montalvão,
vamos poupar água
TRILHOS DE LEITURAS COM SEBASTIÃO DA GAMA
Depois de termos os Chapéus em origami, pelo pré escolar da Azeda, agora a turma A de 3º Ano de Montalvão, professora Ana, reutiliza materiais em plástico e produz "O Chapéu do Toneco" inspirado no poema de Sebastião da Gama, livro A MINHA ARCA DE NOÉ Edições Arrábida (2006)
PEDRINHO
1
O chapéu do Toneco
Tem um buraco aberto.
Entra-lhe a chuva
Pelo buraco.
Tingue, lingue, lingue
Tingue, lingue, longue.
Lá fica o Toneco
Todo encharcadinho
Como um pintainho
Debaixo de um caneco.

Publicada por
BIBLIObaú - Bibliotecas do Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama
à(s)
12:26:00
Sem comentários:
Hiperligações para esta mensagem
Etiquetas:bullying, BE Arangez
“SEBASTIÃO DA GAMA”,
O chapéu do Toneco
ÁGUA PARA TODOS
Durante a próxima semana, As maletas vão ser utilizadas pelos alunos da Escola Básica Nº 8, B. da Conceição e pelos Jardins de Infância desta mesma escola e de Montalvão.
segunda-feira, 28 de janeiro de 2019
MALETA - ÁGUA PARA TODOS
Esta semana a Maleta irá viajar por outras escolas do agrupamento, sendo que, Praias do Sado a terá amanhã, 3ª feira, seguir-se -à Montalvão, Areias e Bairro da Conceição.
terça-feira, 15 de janeiro de 2019
A ÁGUA PARA TODOS
Já cá temos as Maletas "A Água para Todos" cedidas/emprestadas pela ENA.
Está muito enriquecida com os tabuleiros dos jogos em material robusto.
A informação é diversificada, complementando os guiões e as sugestões de trabalho.
Na 2ªfeira foi dia das crianças da sala1 e os alunos das turmas de 3ºB e 2ºC, EB Azeda, tomarem contacto com estes materiais.
Muito bom.
Está muito enriquecida com os tabuleiros dos jogos em material robusto.
A informação é diversificada, complementando os guiões e as sugestões de trabalho.
Na 2ªfeira foi dia das crianças da sala1 e os alunos das turmas de 3ºB e 2ºC, EB Azeda, tomarem contacto com estes materiais.
Muito bom.
![]() |
| Enquanto os alunos jogam e aprendem, a docente analisa os materiais contidos no dossier e escolhe as atividades que os alunos vão trabalhar na sala de aulas. |
![]() |
| As Maletas para o pré-escolar e 1º Ciclo muito bem identificadas. |
![]() |
| O recheio da Maleta para o 1º ciclo. |
![]() |
| As crianças do pré-escolar a jogar autonomamente. O mais difícil é termos de retrair o seu entusiasmo para não perturbar as turmas das salas adjacentes. |
Publicada por
BIBLIObaú - Bibliotecas do Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama
à(s)
23:49:00
Sem comentários:
Hiperligações para esta mensagem
Etiquetas:bullying, BE Arangez
Maletas A Água Para Todos
domingo, 13 de janeiro de 2019
Trilhos de Leitura(s) Com Sebastião da Gama
A Fonte Seca
A fonte está
sequinha
e a gente
chora de vê-la…
É melhor o
rebanho não passar.
Que trilhe
matos e matos
à procura de
fonte onde beba.
É melhor o
rebanho não passar,
pela fonte
sequinha…
morra p´raí
ao pé de qualquer moita,
sem ter
encontrado água
mas ainda com
fé de a encontrar.
Publicada por
BIBLIObaú - Bibliotecas do Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama
à(s)
10:26:00
Sem comentários:
Hiperligações para esta mensagem
Etiquetas:bullying, BE Arangez
fonte seca,
Sebastião da Gama
quarta-feira, 9 de janeiro de 2019
CRESCER COM BOA POSTURA
Crescer com boa postura pela fisioterapeuta Lilia do Centro de Saúde.
Os alunos dos 4ºA e 4ºB da EB de Azeda receberam informações muito importantes para terem uma vida saudável.
Relembraram os nomes dos ossos.
Aprenderam como organizar e transportar a sua mochila, e truques para levantamento de pesos.
Tudo para incentivar a sentar e andar com as costas direitas.
Os alunos dos 4ºA e 4ºB da EB de Azeda receberam informações muito importantes para terem uma vida saudável.
Relembraram os nomes dos ossos.
Aprenderam como organizar e transportar a sua mochila, e truques para levantamento de pesos.
Tudo para incentivar a sentar e andar com as costas direitas.
Publicada por
BIBLIObaú - Bibliotecas do Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama
à(s)
09:58:00
Sem comentários:
Hiperligações para esta mensagem
Etiquetas:bullying, BE Arangez
crescer com boa postura
quinta-feira, 13 de dezembro de 2018
FESTA DOS FRUTOS DO OUTONO
Hoje foi dia de apresentação de uma conferência dada pelos alunos e alunas da Escola Básica de Praias do Sado de 1º, 2º, 3º e 4º anos de escolaridade, com a presença dos familiares.
Pelo programa apresentado e oferecido aos familiares, previa-se duas horas de demonstração de aprendizagens e de convívio e assim aconteceu.
PROGRAMA
13:30
– Receção das famílias.
13:
35 – Abertura da Conferência: Uma alimentação saudável.
13:40
– Momento lúdico: Trava-línguas (1.º ano).
13:45
– Momento poético: Leitura de quadras rimadas (2.º ano).
13:55
– Momento musical: A Gotinha e Chuva (Alunos TA).
14:00
– Apresentação dos temas:
A RODA DOS ALIMENTOS (Mariana, Mariano).
PRIMEIRO, O PEQUENO-ALMOÇO (Leonor, Jó, Tomás).
MENUS DAS REFEIÇÕES (Victória, Daria, Filipa, Maria).
ALIMENTOS BIOLÓGICOS (Cláudio,
Leila).
CRESCER SAUDÁVEL (Soraia).
FRUTOS DO OUTONO (João, Soraia).
14:30
– Momento musical: No meu bolso guardei (Alunos TA).
14:
35 – Apresentação dos projetos individuais com a família.
14:55
– Encerramento – Professoras Urquida e Teresa Fragoso.
15:00
– Lanche partilhado com os frutos e doces da época.
16:00
– Continuação do lanche com a professora Andreia, Inglês e a técnica da AEC.
Sado, 13 de
dezembro de 2018
O tema foi os frutos do outono. e que bem que os alunos e alunas apresentaram! Cada um sabia exatamente o seu papel na conferência e os suportes gráficos foram imensos.
Após a conferência houve a intervenção dos familiares. Vieram avós, irmãos e pais e encheram de orgulho as crianças porque também eles deram "lições" a todos. Houve adivinhas e provérbios, receitas e explicações de quanto tempo foi necessário para assar castanhas, batatas doces e bolos.
No final todos foram lanchar o que trouxeram.
Foi o 1.º Ciclo em ação! Foi um orgulho para o agrupamento! Parabéns!
Publicada por
BIBLIObaú - Bibliotecas do Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama
à(s)
14:54:00
Sem comentários:
Hiperligações para esta mensagem
Etiquetas:bullying, BE Arangez
festa dos frutos do outono
quarta-feira, 12 de dezembro de 2018
As Bibliotecas desejam a todos os seus leitores um Feliz Natal!
São poucas as mãos para tantos e belos livros com histórias de Natal que as bibliotecas escolares têm de oferta para leitura.
Procurem-nos! Estão todos no escaparate.
Procurem-nos! Estão todos no escaparate.
Esta semana a nossa história preferida é de Clara Cunha e Nataline Coias.
sexta-feira, 7 de dezembro de 2018
70 anos da DUDH; ecologia e Natal
As escolas da Azeda e Areias mostram ser amigas do ambiente. Reutilizaram os pacotes e leite e as embalagens de iogurte e construíram estas belas Árvores de Natal.
E porque no dia 10 de dezembro se comemora a passagem dos 70 anos da Declaração dos Direitos do Homem, alguns artigos com os Direitos do Homem foram ilustrados pela turma de 4ºA, professora Margarida e expostos à volta da Árvore.
Publicada por
BIBLIObaú - Bibliotecas do Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama
à(s)
16:04:00
Sem comentários:
Hiperligações para esta mensagem
Etiquetas:bullying, BE Arangez
Declaração Universal dos Direitos do Homem,
DUDH,
Ecologia,
Natal
Trilhos de Leitura(s) com Sebastião da Gama
As crianças das três salas, do pré escolar da Azeda, levaram para casa o seu delicado chapéu com um poema de Sebastião da Gama. Umas crianças decoraram já com motivos de Natal enquanto outras personalizaram com os marcadores. O processo de repetição do poema, dobragem e colagem foi executada com grande responsabilidade. Parabéns às educadoras Clara, Manuela e Mané pelo entusiasmo que incutiram nas crianças na execução desta atividade! Elas próprias, bem como as assistentes e estagiária, deram o exemplo ao colocarem nas suas cabeças os seus chapéus.
E assim se vai dando vida ao projeto aLer+ PNL2020.
Publicada por
BIBLIObaú - Bibliotecas do Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama
à(s)
15:24:00
Sem comentários:
Hiperligações para esta mensagem
Etiquetas:bullying, BE Arangez
O chapéu do Toneco,
Trilhos de Leitura(s) com Sebastião da Gama
sábado, 1 de dezembro de 2018
AE Sebastião da Gama com aluno do 1º ciclo premiado
O Centro de Competência Entre Mar e Serra, promove anualmente o concurso: Artistas Digitais, em 2017-2018, XVII Edição.
O Tema: Sei uma história...
De entre 3015 trabalhos, o júri nacional, distinguiu o trabalho do aluno Francisco Alves Claro de sete anos, com um 1.º lugar, na categoria 1.º CEB (do 1.º ao 4.º ano).
Parabéns Francisco!
Publicada por
BIBLIObaú - Bibliotecas do Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama
à(s)
13:55:00
Sem comentários:
Hiperligações para esta mensagem
Etiquetas:bullying, BE Arangez
CONCURSO: Artistas Digitais
sábado, 24 de novembro de 2018
TRILHOS DE LEITURA(S) COM SEBASTIÃO DA GAMA -A POESIA DA SERRA
1.Leitura do poema.
Pedrinho - 2
Dança dentro de um balde,
ao som de um realejo,
uma pulga zarolha
com um caranguejo.
Que trangalhadanças
que é o caranguejo!
Torto de uma perna,
de outra perna coxo.
Mas dança e redança
sua contradança.
Não se paga nada
p´ra ver a festança.
Que grande paródia!
—: Geme o realejo,
saltarica a pulga
coxeia, coxeia
coxeia o caranguejo.
ESTEVAS - Edições Arrábida (2004) e A MINHA ARCA DE NOÉ Edições Arrábida (2006)
Sebastião da Gama
2.Diálogo
sobre o poeta Sebastião da Gama, a sua poesia e a serra.
3.Reflexão
sobre :
-os
defeitos físicos de pessoas e animais.
-A
felicidade de cada um refletida na dança e na música.
-A
sustentabilidade/proteção da Natureza.
4-Trabalho artístico e apelativo.
NÃO DEITE LIXO PARA O CHÃO
NEM PARA A SERRA!
NÃO ATIRE LIXO PARA O MAR
NEM PARA A AREIA DA PRAIA!
NÃO SE ESQUEÇA DO LIXO NA PRAIA
E PONHA NO CAIXOTE DO LIXO!
NÃO DEITE O LIXO NO CHÃO,
ISSO É MUITO FEIO!
LEVE O LIXO CONSIGO,
ISSO FAZ BEM À NATUREZA!
POR FAVOR, DEITE O LIXO
NO CAIXOTE DO LIXO!
3ºC, prof. João -Tomás, Madalena, David, Simão, Núria, Tiago, Alícia, Beatriz, Diogo, Santiago, João, Janaina, Breno, Sara, Gabriel, Miguel, Sérgio, Carolina, Nicole, Afonso, Carlota, Joana, Lara e Francisco
Publicada por
BIBLIObaú - Bibliotecas do Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama
à(s)
13:27:00
Sem comentários:
Hiperligações para esta mensagem
Etiquetas:bullying, BE Arangez
proteção dos animais e da serra da Arrábida,
Sebastião da Gama,
sustentabilidade
Subscrever:
Mensagens (Atom)
















































