segunda-feira, 6 de maio de 2019

Pré escolar - Dia das Famílias

Hoje foi dia das famílias virem às salas ler, jogar, pintar e realizarem outras tarefas com as crianças.
Mas que grande animação houve neste dia especial! Mães e Pais ao lado dos filhos(as) a costurar, pintar, colar, jogar e a realizar muitas outras atividades próprias deste nível etário.

A bibliotecária também esteve presente a ler histórias e a jogar com a animação própria 
de quem se sente feliz  por ver e ouvir as risadas próprias destas idades.


CNL 2019 CONCURSO NACIONAL DE LEITURA (Fase Intermunicipal)

Receção na escola Secundária Luís de Freitas Branco em Oeiras.
A prova escrita não foi superada mas as alunas querem repetir no próximo concurso

Duas alunas que representaram o agrupamento de escolas Sebastião da Gama .
Aqui no Parque dos Poetas, a caçar Poetas.
Uma experiência única de participação e convívio entre alunos dos vários ciclos e agrupamentos.

sexta-feira, 26 de abril de 2019

25 de ABRIL - 2019


Hoje, a Turma do 4º B, de Montalvão teve um convidado especial, o avô da Maria Luísa, senhor João Aldeia.
O senhor João contou como era a escola do seu tempo e muitas das suas lembranças de quando era da idade dos alunos.
Também falou do tempo de estudante e de como foi preso pela polícia política. Mostrou as fotos, explicando-as minuciosamente.
Na prisão, ouviu a voz de um seu colega de escola que estava na cela em frente e era com ele que comunicava.
O colega era muito corajoso e, uma vez, conseguiu organizar os colegas de outras celas e todos fizeram uma greve de fome durante uma semana.
Os alunos e alunas do 4º ano fizeram muitas perguntas e todas tiveram resposta.
̶̶   As grávidas também eram presas?  ̶̶   Sim.
̶̶̶   As crianças também eram presas?  ̶̶   Algumas mães tinham os seus filhos com elas.
̶̶   Tinha medo de estar preso?   ̶̶   Não tinha medo mas não ter com quem falar, escrever ou ler era o pior.
O senhor João Aldeia e a professora Isabel Aço
O senhor João continua a encontrar-se com o seu companheiro de prisão. Mostrou a foto de ambos.


1º Ano e os Cravos da Liberdade
                                                
O 4º A abriu a porta da sala de aulas à LIBERDADE.

O 3ºA mostrou o estendal da LIBERDADE.

                                           

segunda-feira, 8 de abril de 2019

Encontro com... Maria Francisca Macedo



   
Maria Francisca Macedo
1º dos 9 livros da coleção
 
Momento de recolha de autógrafos.

Autora de O Clube dos Cientistas foi inspirado nos seus alunos e escrito em articulação com os programas de 1.º e 2.º ciclos.

Vários livros da coleção já fazem parte do Plano Nacional de Leitura e do catálogo LER+Ciência, numa parceria do PNL com a rede CIÊNCIA VIVA.
- As BE de Azeda e Montalvão, realizaram o Encontro com… a escritora autora do projeto Clube dos Cientistas. Os alunos e alunas dos 3º e 4º anos tiveram oportunidade de conhecer novas histórias e até algumas experiências contidas na coleção de 8 livros que alunos e docentes adquiriram. Alguns alunos já eram entusiastas das histórias desta coleção. Da atividade, que foi realizada em parceria com o livreiro Ronda das Letras, resultou o acréscimo de dois livros para Montalvão e três livros para a Azeda de oferta para a coleção da BE. Compete à BE agradecer às famílias dos alunos que ajudaram neste projeto e o entusiasmo dos alunos das turmas em questão mas, especialmente às do 3ºA das duas escolas que fizeram o maior número de aquisições. 

sexta-feira, 29 de março de 2019

O OCEANO É UMA GRANDE CASA

Com a história do livro "O Lobo que sonhava com o oceano" de Orianne Lallemand as turmas de 1º e 2º anos percepcionam a diferença entre um OCEANO FANTÁSTICO e um OCEANO POLUÍDO.

Em Montalvão resultaram estes trabalhos maravilhosos.






quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

Áudio livros da biblioteca digital do PNL

Hoje também foi dia de visionar duas histórias diferentes da biblioteca digital do plano nacional de leitura.

As crianças da sala2 da Azeda, educadora Manuela, assistiram ao áudio livro da coleção "zero desperdício" que conta a história de uma menina chamada Rita.



A Rita encolheu. E agora?, de Marta Hugon e António Jorge Gonçalves


Um dia a Rita acorda e descobre que está mais pequena. Com a ajuda do seu amigo Rui, ela vai descobrir porque está a encolher e a passar por uma série de aventuras divertidas.
****************************************************

Os alunos do 3ºA, professora Fernanda, visionaram o áudio livro 
"A Escola de Peixes do Rio Tejo" de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada com ilustrações de Júlio Ramos.
 Esta história coloca o enfoque nos plásticos e os animais marinhos.


Avaliação da bibliotca da EB Azeda

Hoje foi dia de continuar avaliar a biblioteca  através de questionários online. Em grupinhos de 7 lá vieram alunos e alunas dos 3ºA e 3ºB; 4ºA e 4ºB.
Trocavam impressões para tirarem algumas dúvidas. 
Estamos mesmo quase a terminar!

CNL-Fase Municipal

A sorridente Margarida do 4ºB da EB Azeda, amparada pela professora Teresa, na biblioteca pública municipal de Setúbal, foi a última do seu escalão a ser chamada para fazer a prova oral, e saiu vencedora. Parabéns!

Todos os participantes.

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

GOSTO DE TI DESDE AQUI ATÉ À LUA...

A SALA 3 OUVIU A HISTÓRIA: No meu coração pequenino de Jo Witek


SINOPSE
Um livro poético para toda a família, que expõe ao longo das páginas as emoções e os sentimentos de uma menina na qual todas as crianças se revêem de vez em quando. O cortante em todas as páginas cria um efeito mágico, tornando este livro ainda mais especial. Da alegria à tristeza, passando pela raiva e pelo ciúme, um livro terno para ler e reler.


Ouviram a canção de André Sardet "Gosto de ti, ..."
Fizeram um avião, foram para o campo de jogos e como uma explosão de alegria, lançaram-no à Lua com a alegria toda do mundo...





sala 3 - Azeda - Tratar a Horta

Hoje foi dia de dar nome e regar a horta.

Há grão, batatas, salsa, tomate e, ...


domingo, 3 de fevereiro de 2019

VAMOS POUPAR ÁGUA

Turma A de 3º ano, professora Ana Mourão, Montalvão.











TRILHOS DE LEITURAS COM SEBASTIÃO DA GAMA

Depois de termos os Chapéus em origami, pelo pré escolar da Azeda, agora a turma A de 3º Ano de Montalvão, professora Ana, reutiliza materiais em plástico e produz "O Chapéu do Toneco" inspirado no poema de Sebastião da Gama, livro A MINHA ARCA DE NOÉ Edições Arrábida (2006)

PEDRINHO

1

O chapéu do Toneco
Tem um buraco aberto.
Entra-lhe a chuva
Pelo buraco.
Tingue, lingue, lingue
Tingue, lingue, longue.
Lá fica o Toneco
Todo encharcadinho
Como um pintainho

Debaixo de um caneco.

  
     




ÁGUA PARA TODOS


Durante a próxima semana, As maletas vão ser utilizadas pelos alunos da Escola Básica Nº 8, B. da Conceição e pelos Jardins de Infância desta mesma escola e de Montalvão.

segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

MALETA - ÁGUA PARA TODOS

Esta semana a Maleta irá viajar por outras escolas do agrupamento, sendo que, Praias do Sado a terá amanhã, 3ª feira, seguir-se -à Montalvão, Areias e Bairro da Conceição.






terça-feira, 15 de janeiro de 2019

A ÁGUA PARA TODOS

Já cá temos as Maletas "A Água para Todos" cedidas/emprestadas pela ENA.
Está muito enriquecida com os tabuleiros dos jogos em material robusto.
A informação é diversificada, complementando os guiões e as sugestões de trabalho.
Na 2ªfeira foi dia das crianças da sala1 e os alunos das turmas de 3ºB e 2ºC, EB Azeda, tomarem contacto com estes materiais.
Muito bom.

Enquanto os alunos jogam e aprendem, a docente analisa os materiais contidos no dossier e escolhe as atividades que os alunos vão trabalhar  na sala de aulas.

As Maletas para o pré-escolar e 1º Ciclo muito bem identificadas.

O recheio da Maleta para o 1º ciclo.

As crianças do pré-escolar a jogar autonomamente.
O mais difícil é termos de retrair o seu entusiasmo para não perturbar as turmas das salas adjacentes.



Missão

Vimos dar corpo à fusão recente de agrupamentos, unificar e concretizar a dinâmica de trabalho das nossas bibliotecas.

»»» Embora em construção, este blogue estará sempre em produção.