Crescer com boa postura pela fisioterapeuta Lilia do Centro de Saúde.
Os alunos dos 4ºA e 4ºB da EB de Azeda receberam informações muito importantes para terem uma vida saudável.
Relembraram os nomes dos ossos.
Aprenderam como organizar e transportar a sua mochila, e truques para levantamento de pesos.
Tudo para incentivar a sentar e andar com as costas direitas.
BE EB das Praias do Sado - BE EB Nº 1 - Areias - BE EB Nº 8 - B. da Conceição -BE EB/JI do Montalvão - BE EB/JI da Azeda - BE 2/3 Aranguez - BE ESSebastião da Gama
quarta-feira, 9 de janeiro de 2019
CRESCER COM BOA POSTURA
Publicada por
BIBLIObaú - Bibliotecas do Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama
à(s)
09:58:00
Sem comentários:
Hiperligações para esta mensagem
Etiquetas:bullying, BE Arangez
crescer com boa postura
quinta-feira, 13 de dezembro de 2018
FESTA DOS FRUTOS DO OUTONO
Hoje foi dia de apresentação de uma conferência dada pelos alunos e alunas da Escola Básica de Praias do Sado de 1º, 2º, 3º e 4º anos de escolaridade, com a presença dos familiares.
Pelo programa apresentado e oferecido aos familiares, previa-se duas horas de demonstração de aprendizagens e de convívio e assim aconteceu.
PROGRAMA
13:30
– Receção das famílias.
13:
35 – Abertura da Conferência: Uma alimentação saudável.
13:40
– Momento lúdico: Trava-línguas (1.º ano).
13:45
– Momento poético: Leitura de quadras rimadas (2.º ano).
13:55
– Momento musical: A Gotinha e Chuva (Alunos TA).
14:00
– Apresentação dos temas:
A RODA DOS ALIMENTOS (Mariana, Mariano).
PRIMEIRO, O PEQUENO-ALMOÇO (Leonor, Jó, Tomás).
MENUS DAS REFEIÇÕES (Victória, Daria, Filipa, Maria).
ALIMENTOS BIOLÓGICOS (Cláudio,
Leila).
CRESCER SAUDÁVEL (Soraia).
FRUTOS DO OUTONO (João, Soraia).
14:30
– Momento musical: No meu bolso guardei (Alunos TA).
14:
35 – Apresentação dos projetos individuais com a família.
14:55
– Encerramento – Professoras Urquida e Teresa Fragoso.
15:00
– Lanche partilhado com os frutos e doces da época.
16:00
– Continuação do lanche com a professora Andreia, Inglês e a técnica da AEC.
Sado, 13 de
dezembro de 2018
O tema foi os frutos do outono. e que bem que os alunos e alunas apresentaram! Cada um sabia exatamente o seu papel na conferência e os suportes gráficos foram imensos.
Após a conferência houve a intervenção dos familiares. Vieram avós, irmãos e pais e encheram de orgulho as crianças porque também eles deram "lições" a todos. Houve adivinhas e provérbios, receitas e explicações de quanto tempo foi necessário para assar castanhas, batatas doces e bolos.
No final todos foram lanchar o que trouxeram.
Foi o 1.º Ciclo em ação! Foi um orgulho para o agrupamento! Parabéns!
Publicada por
BIBLIObaú - Bibliotecas do Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama
à(s)
14:54:00
Sem comentários:
Hiperligações para esta mensagem
Etiquetas:bullying, BE Arangez
festa dos frutos do outono
quarta-feira, 12 de dezembro de 2018
As Bibliotecas desejam a todos os seus leitores um Feliz Natal!
São poucas as mãos para tantos e belos livros com histórias de Natal que as bibliotecas escolares têm de oferta para leitura.
Procurem-nos! Estão todos no escaparate.
Procurem-nos! Estão todos no escaparate.
Esta semana a nossa história preferida é de Clara Cunha e Nataline Coias.
sexta-feira, 7 de dezembro de 2018
70 anos da DUDH; ecologia e Natal
As escolas da Azeda e Areias mostram ser amigas do ambiente. Reutilizaram os pacotes e leite e as embalagens de iogurte e construíram estas belas Árvores de Natal.
E porque no dia 10 de dezembro se comemora a passagem dos 70 anos da Declaração dos Direitos do Homem, alguns artigos com os Direitos do Homem foram ilustrados pela turma de 4ºA, professora Margarida e expostos à volta da Árvore.
Publicada por
BIBLIObaú - Bibliotecas do Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama
à(s)
16:04:00
Sem comentários:
Hiperligações para esta mensagem
Etiquetas:bullying, BE Arangez
Declaração Universal dos Direitos do Homem,
DUDH,
Ecologia,
Natal
Trilhos de Leitura(s) com Sebastião da Gama
As crianças das três salas, do pré escolar da Azeda, levaram para casa o seu delicado chapéu com um poema de Sebastião da Gama. Umas crianças decoraram já com motivos de Natal enquanto outras personalizaram com os marcadores. O processo de repetição do poema, dobragem e colagem foi executada com grande responsabilidade. Parabéns às educadoras Clara, Manuela e Mané pelo entusiasmo que incutiram nas crianças na execução desta atividade! Elas próprias, bem como as assistentes e estagiária, deram o exemplo ao colocarem nas suas cabeças os seus chapéus.
E assim se vai dando vida ao projeto aLer+ PNL2020.
Publicada por
BIBLIObaú - Bibliotecas do Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama
à(s)
15:24:00
Sem comentários:
Hiperligações para esta mensagem
Etiquetas:bullying, BE Arangez
O chapéu do Toneco,
Trilhos de Leitura(s) com Sebastião da Gama
sábado, 1 de dezembro de 2018
AE Sebastião da Gama com aluno do 1º ciclo premiado
O Centro de Competência Entre Mar e Serra, promove anualmente o concurso: Artistas Digitais, em 2017-2018, XVII Edição.
O Tema: Sei uma história...
De entre 3015 trabalhos, o júri nacional, distinguiu o trabalho do aluno Francisco Alves Claro de sete anos, com um 1.º lugar, na categoria 1.º CEB (do 1.º ao 4.º ano).
Parabéns Francisco!
Publicada por
BIBLIObaú - Bibliotecas do Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama
à(s)
13:55:00
Sem comentários:
Hiperligações para esta mensagem
Etiquetas:bullying, BE Arangez
CONCURSO: Artistas Digitais
sábado, 24 de novembro de 2018
TRILHOS DE LEITURA(S) COM SEBASTIÃO DA GAMA -A POESIA DA SERRA
1.Leitura do poema.
Pedrinho - 2
Dança dentro de um balde,
ao som de um realejo,
uma pulga zarolha
com um caranguejo.
Que trangalhadanças
que é o caranguejo!
Torto de uma perna,
de outra perna coxo.
Mas dança e redança
sua contradança.
Não se paga nada
p´ra ver a festança.
Que grande paródia!
—: Geme o realejo,
saltarica a pulga
coxeia, coxeia
coxeia o caranguejo.
ESTEVAS - Edições Arrábida (2004) e A MINHA ARCA DE NOÉ Edições Arrábida (2006)
Sebastião da Gama
2.Diálogo
sobre o poeta Sebastião da Gama, a sua poesia e a serra.
3.Reflexão
sobre :
-os
defeitos físicos de pessoas e animais.
-A
felicidade de cada um refletida na dança e na música.
-A
sustentabilidade/proteção da Natureza.
4-Trabalho artístico e apelativo.
NÃO DEITE LIXO PARA O CHÃO
NEM PARA A SERRA!
NÃO ATIRE LIXO PARA O MAR
NEM PARA A AREIA DA PRAIA!
NÃO SE ESQUEÇA DO LIXO NA PRAIA
E PONHA NO CAIXOTE DO LIXO!
NÃO DEITE O LIXO NO CHÃO,
ISSO É MUITO FEIO!
LEVE O LIXO CONSIGO,
ISSO FAZ BEM À NATUREZA!
POR FAVOR, DEITE O LIXO
NO CAIXOTE DO LIXO!
3ºC, prof. João -Tomás, Madalena, David, Simão, Núria, Tiago, Alícia, Beatriz, Diogo, Santiago, João, Janaina, Breno, Sara, Gabriel, Miguel, Sérgio, Carolina, Nicole, Afonso, Carlota, Joana, Lara e Francisco
Publicada por
BIBLIObaú - Bibliotecas do Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama
à(s)
13:27:00
Sem comentários:
Hiperligações para esta mensagem
Etiquetas:bullying, BE Arangez
proteção dos animais e da serra da Arrábida,
Sebastião da Gama,
sustentabilidade
quarta-feira, 14 de novembro de 2018
MALETA DA SUSTENTABILIDADE - ARRÁBIDA - SERRA - MAR
Na sequência da visita de estudo realizada ao Forte de S. Filipe,em foi valorizado o Património Histórico, agora foi a vez do 4ºA, tomar conhecimento da necessidade e valorização do Património - natural, paisagístico e cultural - que nos permita viver bem dentro dos limites do Planeta.
Os jogos da Maleta ajudam na tomada de conhecimento sobre o o Parque Natural da Arrábida, os valores naturais e a biodiversidade.
Também nos visitaram a Sala 2 do JI, o 3ºA, 3ºC e 1ºC.
Amanhã iremos estar na EB Nº1 e EB Praias do Sado
![]() |
| VIVER A ARRÁBIDA - PASSEIO DA SUSTENTABILIDADE |
![]() |
| ROLETA DA SUSTENTABILIDADE |
Publicada por
BIBLIObaú - Bibliotecas do Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama
à(s)
08:01:00
Sem comentários:
Hiperligações para esta mensagem
Etiquetas:bullying, BE Arangez
roleta da sustentabilidade,
valorização do património natural paisagístico e cultural,
viver a Arrábida
sexta-feira, 9 de novembro de 2018
CASTANHINHAS ASSADAS e MAGUSTO nas ESCOLAS
Hoje foi dia de Magusto nas escolas. Por turmas e em filas, foram, encher os seus catuchinhos de castanhas assadas que compraram aos assadores. Estes entraram nas escolas com os seus carrinhos, colocaram o carvão e, passado algum tempo, já estavam prontos para receberem as crianças. No final, e já sentados nas suas cadeiras, descascaram com muita curiosidade as castanhas e verificavam que umas estavam queimadas, outras cruas mas no final todos gostaram!
O Pré escolar e o 1º ano assistiram às projeções da Lenda de São Martinho. As crianças da Sala de jardim de infância, as Estrelinhas, Educadora Aurora partilharam os ouriços que levaram para a biblioteca e entoaram canções.
O Pré escolar e o 1º ano assistiram às projeções da Lenda de São Martinho. As crianças da Sala de jardim de infância, as Estrelinhas, Educadora Aurora partilharam os ouriços que levaram para a biblioteca e entoaram canções.
Publicada por
BIBLIObaú - Bibliotecas do Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama
à(s)
12:55:00
Sem comentários:
Hiperligações para esta mensagem
Etiquetas:bullying, BE Arangez
assador de castanhas,
Magusto,
São Martinho
quinta-feira, 8 de novembro de 2018
MALETA DA SUSTENTABILIDADE - ARRÁBIDA SERRA MAR
No dia 5 de novembro, 4ª feira, veio à biblioteca o grupo do 2ºB, professora Sílvia e falou-se da bicharada e plantas da Arrábida.
Havia 4 estações distribuídas por 7 grupos.
1_ Cartas Pergunta
2_ Jogo da Memória - 3 grupos
3_ À descoberta da Arrábida - 3 grupos
4_ A Bicharada da Arrábida - 1 grupo
Hoje foi a vez da SALA 3 do pré-escolar, educadora Cristina e 1ºB, professor Luís, todos da EB Azeda .
Havia 4 estações distribuídas por 7 grupos.
1_ Cartas Pergunta
2_ Jogo da Memória - 3 grupos
3_ À descoberta da Arrábida - 3 grupos
4_ A Bicharada da Arrábida - 1 grupo
As crianças e alunos/as entenderam muito bem a dinâmica dos jogos e ainda conseguiram fazer registos das pontuações e levar folhas de atividades de português, matemática e desenho do CARACOL para decorar e completar na sala.
Publicada por
BIBLIObaú - Bibliotecas do Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama
à(s)
08:41:00
Sem comentários:
Hiperligações para esta mensagem
Etiquetas:bullying, BE Arangez
A Bicharada da Arrábida,
À descoberta da Arrábida,
Arrábida,
caracol,
Cartas Pergunta,
Jogo da Memória,
Maleta da Sustentabilidade,
Mar,
Serra
quarta-feira, 7 de novembro de 2018
AS PALAVRAS DE SEBASTIÃO DA GAMA JÁ CHEGARAM ÀS ESCOLAS DO 1º CICLO...
... E AGORA É SÓ LER... LER...LER...
Que felicidade é termos livros do poeta de Pelo Sonho é que Vamos!
Publicada por
BIBLIObaú - Bibliotecas do Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama
à(s)
03:52:00
Sem comentários:
Hiperligações para esta mensagem
Etiquetas:bullying, BE Arangez
1º ciclo,
bibliotecas,
livros,
Pelo Sonho é que Vamos,
Sebastião da Gama
domingo, 4 de novembro de 2018
APRENDER FORA DA SALA COM... A BIBLIOTECA E OS LIVROS
AS CRIANÇAS DA SALA DOS GOLFINHOS, da educadora Dina, FORAM CONHECER A BIBLIOTECA, OUVIRAM CONTAR A HISTÓRIA "Eu quero um amigo" E, NO FINAL, FOMOS TODOS JOGAR à macaca.
Publicada por
BIBLIObaú - Bibliotecas do Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama
à(s)
03:41:00
Sem comentários:
Hiperligações para esta mensagem
Etiquetas:bullying, BE Arangez
biblioteca,
eu quero um amigo,
jogo da macaca,
sala dos golfinhos
APRENDER FORA DA SALA COM ... JOSÉ SARAMAGO
EXPOSIÇÃO PATENTE NA ESSG E
VISITADA PELOS ALUNOS DE MONTALVÃO E PRAIAS DO SADO
Professoras Urquida Jardim, Isabel Aço e Zita Eduardo
segunda-feira, 29 de outubro de 2018
ENCONTRO COM... RODOLFO CASTRO - EB AZEDA
Rodolfo
Castro é um escritor e contador de histórias.
Hoje, 270 crianças vibraram, riram e ficaram a pensar sobre
algumas histórias que ouviram.
As maravilhosas imagens dos diferentes livros, a voz forte e
branda, o gesto e o corpo foram usadas muitas vezes nas suas histórias.
Rodolfo Castro diz que é melhor conhecido como «O
pior contador de histórias do mundo» mas nós acreditamos que o título isso não
é verdade.
Rodolfo conta que no ano 1993, começou a contar
histórias profissionalmente. “Esforcei-me
sempre por ser o melhor. Para isso treinei, estudei, trabalhei…e não consegui.
Quando comprovei que não podia ser o melhor decidi ser o pior… e consegui.
Antes disso trabalhei de pedreiro e de carteiro, de sapateiro e de vendedor
ambulante. Tentei o futebol e a actuação, fui professor de ensino básico e teve
a minha banda de música. Vendi postais de natal nas ruas de Buenos Aires e
artesanato no México.
Também é escritor com obra publicada em Portugal, México, Brasil e Espanha, e formador creditado na área da literatura e dos contos.” Nasceu e cresceu entre Argentina e o Uruguai, viveu muitos anos no México, e hoje mora em Portugal.
Também é escritor com obra publicada em Portugal, México, Brasil e Espanha, e formador creditado na área da literatura e dos contos.” Nasceu e cresceu entre Argentina e o Uruguai, viveu muitos anos no México, e hoje mora em Portugal.
Publicada por
BIBLIObaú - Bibliotecas do Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama
à(s)
13:19:00
Sem comentários:
Hiperligações para esta mensagem
Etiquetas:bullying, BE Arangez
Contador de Histórias,
Rodolfo Castro
domingo, 28 de outubro de 2018
I LOVE THE SHCOOL LIBRARY
Eu amo a biblioteca escolar
Eu amo a biblioteca
para escrever poemas
toco as letras na tecla
parece orquestras de temas
Na biblioteca eu leio
os livros sem parar
Devoro as histórias
As lendas de encantar
No meu espaço do coração
guardo a biblioteca escolar
porque dá para inventar textos
Gosto muito de a visitar
Turma A
Escola Básica de Praias do Sado, Setúbal
Eu amo a biblioteca
para escrever poemas
toco as letras na tecla
parece orquestras de temas
Na biblioteca eu leio
os livros sem parar
Devoro as histórias
As lendas de encantar
No meu espaço do coração
guardo a biblioteca escolar
porque dá para inventar textos
Gosto muito de a visitar
Turma A
Escola Básica de Praias do Sado, Setúbal
Publicada por
BIBLIObaú - Bibliotecas do Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama
à(s)
09:52:00
Sem comentários:
Hiperligações para esta mensagem
Etiquetas:bullying, BE Arangez
EB Praias do Sado,
Eu amo a biblioteca escolar,
I Love the shcool Library,
quadras,
rimas,
Turma A,
versos
sexta-feira, 26 de outubro de 2018
I LOVE THE SHCOOL LIBRARY - EU AMO A BE
Hoje a bibliotecária Teresa Fragoso recebeu um telefonema da professora da turma A, EB Praias do Sado, Urquida a dizer que tinha 9 cartazes com lema "I LOVE THE SHCOOL LIBRARY".
Cada cartaz tem um detalhe especial.
Manifestamente os conhecimentos de português, inglês, matemática, artes visuais, média e cidadania estão presentes nestes trabalhos.
Todas as quadras apresentam um elogio à biblioteca escolar de uma dignidade fantástica.
Lembrar que são dezoito alunos dos 1º, 2º, 3º e 4º anos, numa só sala.
A AO dona Matilde foi quem ajudou a expor os cartazes com muita delicadeza e cuidado para não os estragar.
Visitem-nos! Todas as visitas são guiadas por um ou mais alunos.
Visitem-nos! Todas as visitas são guiadas por um ou mais alunos.
![]() |
Publicada por
BIBLIObaú - Bibliotecas do Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama
à(s)
13:41:00
Sem comentários:
Hiperligações para esta mensagem
Etiquetas:bullying, BE Arangez
artes visuais,
Biblioteca escolar,
cartazes,
cidadania,
desenhos,
I Love the shcool Library,
inglês,
matemática,
média,
MIBE,
Português,
Praias do Sado,
professora Urquida,
quadras
quinta-feira, 25 de outubro de 2018
LIVROS OFERECIDOS À BIBLIOTECA
![]() |
| EU AMO A BIBLIOTECA ESCOLAR, 1ºC, PROFESSORA ANA. |
Aos alunos das salas do 2ºC, professora Dulce e 4ºA , professora Margarida da EB Azeda, as bibliotecas agradecem.
Publicada por
BIBLIObaú - Bibliotecas do Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama
à(s)
01:28:00
Sem comentários:
Hiperligações para esta mensagem
Etiquetas:bullying, BE Arangez
livros manuseados,
oferta às BE
terça-feira, 23 de outubro de 2018
Encontro com... Rodolfo Castro
É já na próxima 2ª feira, dia 29 de outubro, que vamos ter um encontro com o pior Contador de Histórias, Rodolfo Castro.
É assim que ele se gosta de chamar.
As 65 crianças e nove turmas aguardam por esta surpresa e já andam a contar os dias para que chegue.
Publicada por
BIBLIObaú - Bibliotecas do Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama
à(s)
18:34:00
Sem comentários:
Hiperligações para esta mensagem
Etiquetas:bullying, BE Arangez
Contador de Histórias,
Rodolfo Castro
segunda-feira, 22 de outubro de 2018
NÓS AMAMOS A NOSSA BIBLIOTECA ESCOLAR
Os alunos e alunas dos 3ºB Cília e 4ºB da professora Fátima, registaram o que sentem pela biblioteca da sua escola com palavras carinhosas e sábias e desenhos que fazem brilhar os seus sentimentos.
![]() |
| Biblioteca da Escola Básica de Azeda, Setúbal |
Publicada por
BIBLIObaú - Bibliotecas do Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama
à(s)
07:16:00
Sem comentários:
Hiperligações para esta mensagem
Etiquetas:bullying, BE Arangez
Dia da biblioteca escolar,
EU AMO A BE
quinta-feira, 18 de outubro de 2018
AS NOSSAS AÇÕES SÃO O FUTURO
A Margarida do 4º B, da professora Fátima da EB da Azeda fez um trabalho de pesquisa e trouxe folhetos que ofereceu a todos os seus colegas de turma.
Parabéns Margarida pelo teu trabalho.
Parabéns Margarida pelo teu trabalho.
![]() |
| Na biblioteca, a Margarida apresentou o seu trabalho aos colegas do 3º A, da professora Fernanda e apelou à responsabilidade do gesto de cada um. |
Publicada por
BIBLIObaú - Bibliotecas do Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama
à(s)
16:02:00
Sem comentários:
Hiperligações para esta mensagem
Etiquetas:bullying, BE Arangez
As nossas ações são o nosso futuro
terça-feira, 16 de outubro de 2018
Trilhos de Leitura(s) com Sebastião da Gama
"Ladra o gato" é um dos poemas
da trilogia "Pedrinho", que Sebastião da Gama escreveu em 24 de
Setembro de 1949, apenas publicado no volume póstumo Estevas
(2004) e republicadas na antologia A minha arca de Noé (2006).
Ladra o gato,
mia o cão.
Oh que grande
trapalhada:
faz o cão
re nhá nhá nhau,
vai o gato
faz ão ão.
Andam os bichos malucos
sem nenhuma afinação.
Ladra o gato
ladra o gato
ladra o gato
mia o cão
Publicada por
BIBLIObaú - Bibliotecas do Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama
à(s)
20:50:00
Sem comentários:
Hiperligações para esta mensagem
Etiquetas:bullying, BE Arangez
A Minha Arca de Noé,
Estevas,
Ladra o gato,
poema,
Trilhos de Leitura(s) com Sebastião da Gama,
trilogia "Pedrinho"
segunda-feira, 15 de outubro de 2018
Encontro com o contador de Histórias RODOLFO CASTRO
Encontro com o contador de Histórias
EB Azeda - 29 de OUTUBRO
MANHÃ - 9:45 - Ginásio
Pré-escolar - SALAS
1, 2 e 3
Educ. Clara / Educ. Manuela
/ Educ. Patrícia
1º Ciclo
1ºA - Profª Mª José
MANHÃ - 11:15 - Ginásio
4ºA Profª. MARGARIDA / 4ºB Profª FÁTIMA
2ºA Profª CÁRMEN
TARDE - 14:15 - Ginásio
1ºB Prof. LUÍS / 1ºC Profª ANA / 2ºB Profª SÍLVIA
2ºC Profª DULCE / 4ºC Profª ZEZINHA
Publicada por
BIBLIObaú - Bibliotecas do Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama
à(s)
07:59:00
Sem comentários:
Hiperligações para esta mensagem
Etiquetas:bullying, BE Arangez
Contador de Histórias,
Rodolfo Castro
Subscrever:
Mensagens (Atom)
















































