BE EB das Praias do Sado - BE EB Nº 1 - Areias - BE EB Nº 8 - B. da Conceição -BE EB/JI do Montalvão - BE EB/JI da Azeda - BE 2/3 Aranguez - BE ESSebastião da Gama
sexta-feira, 7 de dezembro de 2018
Trilhos de Leitura(s) com Sebastião da Gama
As crianças das três salas, do pré escolar da Azeda, levaram para casa o seu delicado chapéu com um poema de Sebastião da Gama. Umas crianças decoraram já com motivos de Natal enquanto outras personalizaram com os marcadores. O processo de repetição do poema, dobragem e colagem foi executada com grande responsabilidade. Parabéns às educadoras Clara, Manuela e Mané pelo entusiasmo que incutiram nas crianças na execução desta atividade! Elas próprias, bem como as assistentes e estagiária, deram o exemplo ao colocarem nas suas cabeças os seus chapéus.
E assim se vai dando vida ao projeto aLer+ PNL2020.
Publicada por
BIBLIObaú - Bibliotecas do Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama
à(s)
15:24:00
Sem comentários:
Hiperligações para esta mensagem
Etiquetas:bullying, BE Arangez
O chapéu do Toneco,
Trilhos de Leitura(s) com Sebastião da Gama
sábado, 1 de dezembro de 2018
AE Sebastião da Gama com aluno do 1º ciclo premiado
O Centro de Competência Entre Mar e Serra, promove anualmente o concurso: Artistas Digitais, em 2017-2018, XVII Edição.
O Tema: Sei uma história...
De entre 3015 trabalhos, o júri nacional, distinguiu o trabalho do aluno Francisco Alves Claro de sete anos, com um 1.º lugar, na categoria 1.º CEB (do 1.º ao 4.º ano).
Parabéns Francisco!
Publicada por
BIBLIObaú - Bibliotecas do Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama
à(s)
13:55:00
Sem comentários:
Hiperligações para esta mensagem
Etiquetas:bullying, BE Arangez
CONCURSO: Artistas Digitais
sábado, 24 de novembro de 2018
TRILHOS DE LEITURA(S) COM SEBASTIÃO DA GAMA -A POESIA DA SERRA
1.Leitura do poema.
Pedrinho - 2
Dança dentro de um balde,
ao som de um realejo,
uma pulga zarolha
com um caranguejo.
Que trangalhadanças
que é o caranguejo!
Torto de uma perna,
de outra perna coxo.
Mas dança e redança
sua contradança.
Não se paga nada
p´ra ver a festança.
Que grande paródia!
—: Geme o realejo,
saltarica a pulga
coxeia, coxeia
coxeia o caranguejo.
ESTEVAS - Edições Arrábida (2004) e A MINHA ARCA DE NOÉ Edições Arrábida (2006)
Sebastião da Gama
2.Diálogo
sobre o poeta Sebastião da Gama, a sua poesia e a serra.
3.Reflexão
sobre :
-os
defeitos físicos de pessoas e animais.
-A
felicidade de cada um refletida na dança e na música.
-A
sustentabilidade/proteção da Natureza.
4-Trabalho artístico e apelativo.
NÃO DEITE LIXO PARA O CHÃO
NEM PARA A SERRA!
NÃO ATIRE LIXO PARA O MAR
NEM PARA A AREIA DA PRAIA!
NÃO SE ESQUEÇA DO LIXO NA PRAIA
E PONHA NO CAIXOTE DO LIXO!
NÃO DEITE O LIXO NO CHÃO,
ISSO É MUITO FEIO!
LEVE O LIXO CONSIGO,
ISSO FAZ BEM À NATUREZA!
POR FAVOR, DEITE O LIXO
NO CAIXOTE DO LIXO!
3ºC, prof. João -Tomás, Madalena, David, Simão, Núria, Tiago, Alícia, Beatriz, Diogo, Santiago, João, Janaina, Breno, Sara, Gabriel, Miguel, Sérgio, Carolina, Nicole, Afonso, Carlota, Joana, Lara e Francisco
Publicada por
BIBLIObaú - Bibliotecas do Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama
à(s)
13:27:00
Sem comentários:
Hiperligações para esta mensagem
Etiquetas:bullying, BE Arangez
proteção dos animais e da serra da Arrábida,
Sebastião da Gama,
sustentabilidade
quarta-feira, 14 de novembro de 2018
MALETA DA SUSTENTABILIDADE - ARRÁBIDA - SERRA - MAR
Na sequência da visita de estudo realizada ao Forte de S. Filipe,em foi valorizado o Património Histórico, agora foi a vez do 4ºA, tomar conhecimento da necessidade e valorização do Património - natural, paisagístico e cultural - que nos permita viver bem dentro dos limites do Planeta.
Os jogos da Maleta ajudam na tomada de conhecimento sobre o o Parque Natural da Arrábida, os valores naturais e a biodiversidade.
Também nos visitaram a Sala 2 do JI, o 3ºA, 3ºC e 1ºC.
Amanhã iremos estar na EB Nº1 e EB Praias do Sado
![]() |
| VIVER A ARRÁBIDA - PASSEIO DA SUSTENTABILIDADE |
![]() |
| ROLETA DA SUSTENTABILIDADE |
Publicada por
BIBLIObaú - Bibliotecas do Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama
à(s)
08:01:00
Sem comentários:
Hiperligações para esta mensagem
Etiquetas:bullying, BE Arangez
roleta da sustentabilidade,
valorização do património natural paisagístico e cultural,
viver a Arrábida
sexta-feira, 9 de novembro de 2018
CASTANHINHAS ASSADAS e MAGUSTO nas ESCOLAS
Hoje foi dia de Magusto nas escolas. Por turmas e em filas, foram, encher os seus catuchinhos de castanhas assadas que compraram aos assadores. Estes entraram nas escolas com os seus carrinhos, colocaram o carvão e, passado algum tempo, já estavam prontos para receberem as crianças. No final, e já sentados nas suas cadeiras, descascaram com muita curiosidade as castanhas e verificavam que umas estavam queimadas, outras cruas mas no final todos gostaram!
O Pré escolar e o 1º ano assistiram às projeções da Lenda de São Martinho. As crianças da Sala de jardim de infância, as Estrelinhas, Educadora Aurora partilharam os ouriços que levaram para a biblioteca e entoaram canções.
O Pré escolar e o 1º ano assistiram às projeções da Lenda de São Martinho. As crianças da Sala de jardim de infância, as Estrelinhas, Educadora Aurora partilharam os ouriços que levaram para a biblioteca e entoaram canções.
Publicada por
BIBLIObaú - Bibliotecas do Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama
à(s)
12:55:00
Sem comentários:
Hiperligações para esta mensagem
Etiquetas:bullying, BE Arangez
assador de castanhas,
Magusto,
São Martinho
quinta-feira, 8 de novembro de 2018
MALETA DA SUSTENTABILIDADE - ARRÁBIDA SERRA MAR
No dia 5 de novembro, 4ª feira, veio à biblioteca o grupo do 2ºB, professora Sílvia e falou-se da bicharada e plantas da Arrábida.
Havia 4 estações distribuídas por 7 grupos.
1_ Cartas Pergunta
2_ Jogo da Memória - 3 grupos
3_ À descoberta da Arrábida - 3 grupos
4_ A Bicharada da Arrábida - 1 grupo
Hoje foi a vez da SALA 3 do pré-escolar, educadora Cristina e 1ºB, professor Luís, todos da EB Azeda .
Havia 4 estações distribuídas por 7 grupos.
1_ Cartas Pergunta
2_ Jogo da Memória - 3 grupos
3_ À descoberta da Arrábida - 3 grupos
4_ A Bicharada da Arrábida - 1 grupo
As crianças e alunos/as entenderam muito bem a dinâmica dos jogos e ainda conseguiram fazer registos das pontuações e levar folhas de atividades de português, matemática e desenho do CARACOL para decorar e completar na sala.
Publicada por
BIBLIObaú - Bibliotecas do Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama
à(s)
08:41:00
Sem comentários:
Hiperligações para esta mensagem
Etiquetas:bullying, BE Arangez
A Bicharada da Arrábida,
À descoberta da Arrábida,
Arrábida,
caracol,
Cartas Pergunta,
Jogo da Memória,
Maleta da Sustentabilidade,
Mar,
Serra
quarta-feira, 7 de novembro de 2018
AS PALAVRAS DE SEBASTIÃO DA GAMA JÁ CHEGARAM ÀS ESCOLAS DO 1º CICLO...
... E AGORA É SÓ LER... LER...LER...
Que felicidade é termos livros do poeta de Pelo Sonho é que Vamos!
Publicada por
BIBLIObaú - Bibliotecas do Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama
à(s)
03:52:00
Sem comentários:
Hiperligações para esta mensagem
Etiquetas:bullying, BE Arangez
1º ciclo,
bibliotecas,
livros,
Pelo Sonho é que Vamos,
Sebastião da Gama
domingo, 4 de novembro de 2018
APRENDER FORA DA SALA COM... A BIBLIOTECA E OS LIVROS
AS CRIANÇAS DA SALA DOS GOLFINHOS, da educadora Dina, FORAM CONHECER A BIBLIOTECA, OUVIRAM CONTAR A HISTÓRIA "Eu quero um amigo" E, NO FINAL, FOMOS TODOS JOGAR à macaca.
Publicada por
BIBLIObaú - Bibliotecas do Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama
à(s)
03:41:00
Sem comentários:
Hiperligações para esta mensagem
Etiquetas:bullying, BE Arangez
biblioteca,
eu quero um amigo,
jogo da macaca,
sala dos golfinhos
APRENDER FORA DA SALA COM ... JOSÉ SARAMAGO
EXPOSIÇÃO PATENTE NA ESSG E
VISITADA PELOS ALUNOS DE MONTALVÃO E PRAIAS DO SADO
Professoras Urquida Jardim, Isabel Aço e Zita Eduardo
segunda-feira, 29 de outubro de 2018
ENCONTRO COM... RODOLFO CASTRO - EB AZEDA
Rodolfo
Castro é um escritor e contador de histórias.
Hoje, 270 crianças vibraram, riram e ficaram a pensar sobre
algumas histórias que ouviram.
As maravilhosas imagens dos diferentes livros, a voz forte e
branda, o gesto e o corpo foram usadas muitas vezes nas suas histórias.
Rodolfo Castro diz que é melhor conhecido como «O
pior contador de histórias do mundo» mas nós acreditamos que o título isso não
é verdade.
Rodolfo conta que no ano 1993, começou a contar
histórias profissionalmente. “Esforcei-me
sempre por ser o melhor. Para isso treinei, estudei, trabalhei…e não consegui.
Quando comprovei que não podia ser o melhor decidi ser o pior… e consegui.
Antes disso trabalhei de pedreiro e de carteiro, de sapateiro e de vendedor
ambulante. Tentei o futebol e a actuação, fui professor de ensino básico e teve
a minha banda de música. Vendi postais de natal nas ruas de Buenos Aires e
artesanato no México.
Também é escritor com obra publicada em Portugal, México, Brasil e Espanha, e formador creditado na área da literatura e dos contos.” Nasceu e cresceu entre Argentina e o Uruguai, viveu muitos anos no México, e hoje mora em Portugal.
Também é escritor com obra publicada em Portugal, México, Brasil e Espanha, e formador creditado na área da literatura e dos contos.” Nasceu e cresceu entre Argentina e o Uruguai, viveu muitos anos no México, e hoje mora em Portugal.
Publicada por
BIBLIObaú - Bibliotecas do Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama
à(s)
13:19:00
Sem comentários:
Hiperligações para esta mensagem
Etiquetas:bullying, BE Arangez
Contador de Histórias,
Rodolfo Castro
domingo, 28 de outubro de 2018
I LOVE THE SHCOOL LIBRARY
Eu amo a biblioteca escolar
Eu amo a biblioteca
para escrever poemas
toco as letras na tecla
parece orquestras de temas
Na biblioteca eu leio
os livros sem parar
Devoro as histórias
As lendas de encantar
No meu espaço do coração
guardo a biblioteca escolar
porque dá para inventar textos
Gosto muito de a visitar
Turma A
Escola Básica de Praias do Sado, Setúbal
Eu amo a biblioteca
para escrever poemas
toco as letras na tecla
parece orquestras de temas
Na biblioteca eu leio
os livros sem parar
Devoro as histórias
As lendas de encantar
No meu espaço do coração
guardo a biblioteca escolar
porque dá para inventar textos
Gosto muito de a visitar
Turma A
Escola Básica de Praias do Sado, Setúbal
Publicada por
BIBLIObaú - Bibliotecas do Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama
à(s)
09:52:00
Sem comentários:
Hiperligações para esta mensagem
Etiquetas:bullying, BE Arangez
EB Praias do Sado,
Eu amo a biblioteca escolar,
I Love the shcool Library,
quadras,
rimas,
Turma A,
versos
sexta-feira, 26 de outubro de 2018
I LOVE THE SHCOOL LIBRARY - EU AMO A BE
Hoje a bibliotecária Teresa Fragoso recebeu um telefonema da professora da turma A, EB Praias do Sado, Urquida a dizer que tinha 9 cartazes com lema "I LOVE THE SHCOOL LIBRARY".
Cada cartaz tem um detalhe especial.
Manifestamente os conhecimentos de português, inglês, matemática, artes visuais, média e cidadania estão presentes nestes trabalhos.
Todas as quadras apresentam um elogio à biblioteca escolar de uma dignidade fantástica.
Lembrar que são dezoito alunos dos 1º, 2º, 3º e 4º anos, numa só sala.
A AO dona Matilde foi quem ajudou a expor os cartazes com muita delicadeza e cuidado para não os estragar.
Visitem-nos! Todas as visitas são guiadas por um ou mais alunos.
Visitem-nos! Todas as visitas são guiadas por um ou mais alunos.
![]() |
Publicada por
BIBLIObaú - Bibliotecas do Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama
à(s)
13:41:00
Sem comentários:
Hiperligações para esta mensagem
Etiquetas:bullying, BE Arangez
artes visuais,
Biblioteca escolar,
cartazes,
cidadania,
desenhos,
I Love the shcool Library,
inglês,
matemática,
média,
MIBE,
Português,
Praias do Sado,
professora Urquida,
quadras
quinta-feira, 25 de outubro de 2018
LIVROS OFERECIDOS À BIBLIOTECA
![]() |
| EU AMO A BIBLIOTECA ESCOLAR, 1ºC, PROFESSORA ANA. |
Aos alunos das salas do 2ºC, professora Dulce e 4ºA , professora Margarida da EB Azeda, as bibliotecas agradecem.
Publicada por
BIBLIObaú - Bibliotecas do Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama
à(s)
01:28:00
Sem comentários:
Hiperligações para esta mensagem
Etiquetas:bullying, BE Arangez
livros manuseados,
oferta às BE
terça-feira, 23 de outubro de 2018
Encontro com... Rodolfo Castro
É já na próxima 2ª feira, dia 29 de outubro, que vamos ter um encontro com o pior Contador de Histórias, Rodolfo Castro.
É assim que ele se gosta de chamar.
As 65 crianças e nove turmas aguardam por esta surpresa e já andam a contar os dias para que chegue.
Publicada por
BIBLIObaú - Bibliotecas do Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama
à(s)
18:34:00
Sem comentários:
Hiperligações para esta mensagem
Etiquetas:bullying, BE Arangez
Contador de Histórias,
Rodolfo Castro
segunda-feira, 22 de outubro de 2018
NÓS AMAMOS A NOSSA BIBLIOTECA ESCOLAR
Os alunos e alunas dos 3ºB Cília e 4ºB da professora Fátima, registaram o que sentem pela biblioteca da sua escola com palavras carinhosas e sábias e desenhos que fazem brilhar os seus sentimentos.
![]() |
| Biblioteca da Escola Básica de Azeda, Setúbal |
Publicada por
BIBLIObaú - Bibliotecas do Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama
à(s)
07:16:00
Sem comentários:
Hiperligações para esta mensagem
Etiquetas:bullying, BE Arangez
Dia da biblioteca escolar,
EU AMO A BE
quinta-feira, 18 de outubro de 2018
AS NOSSAS AÇÕES SÃO O FUTURO
A Margarida do 4º B, da professora Fátima da EB da Azeda fez um trabalho de pesquisa e trouxe folhetos que ofereceu a todos os seus colegas de turma.
Parabéns Margarida pelo teu trabalho.
Parabéns Margarida pelo teu trabalho.
![]() |
| Na biblioteca, a Margarida apresentou o seu trabalho aos colegas do 3º A, da professora Fernanda e apelou à responsabilidade do gesto de cada um. |
Publicada por
BIBLIObaú - Bibliotecas do Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama
à(s)
16:02:00
Sem comentários:
Hiperligações para esta mensagem
Etiquetas:bullying, BE Arangez
As nossas ações são o nosso futuro
terça-feira, 16 de outubro de 2018
Trilhos de Leitura(s) com Sebastião da Gama
"Ladra o gato" é um dos poemas
da trilogia "Pedrinho", que Sebastião da Gama escreveu em 24 de
Setembro de 1949, apenas publicado no volume póstumo Estevas
(2004) e republicadas na antologia A minha arca de Noé (2006).
Ladra o gato,
mia o cão.
Oh que grande
trapalhada:
faz o cão
re nhá nhá nhau,
vai o gato
faz ão ão.
Andam os bichos malucos
sem nenhuma afinação.
Ladra o gato
ladra o gato
ladra o gato
mia o cão
Publicada por
BIBLIObaú - Bibliotecas do Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama
à(s)
20:50:00
Sem comentários:
Hiperligações para esta mensagem
Etiquetas:bullying, BE Arangez
A Minha Arca de Noé,
Estevas,
Ladra o gato,
poema,
Trilhos de Leitura(s) com Sebastião da Gama,
trilogia "Pedrinho"
segunda-feira, 15 de outubro de 2018
Encontro com o contador de Histórias RODOLFO CASTRO
Encontro com o contador de Histórias
EB Azeda - 29 de OUTUBRO
MANHÃ - 9:45 - Ginásio
Pré-escolar - SALAS
1, 2 e 3
Educ. Clara / Educ. Manuela
/ Educ. Patrícia
1º Ciclo
1ºA - Profª Mª José
MANHÃ - 11:15 - Ginásio
4ºA Profª. MARGARIDA / 4ºB Profª FÁTIMA
2ºA Profª CÁRMEN
TARDE - 14:15 - Ginásio
1ºB Prof. LUÍS / 1ºC Profª ANA / 2ºB Profª SÍLVIA
2ºC Profª DULCE / 4ºC Profª ZEZINHA
Publicada por
BIBLIObaú - Bibliotecas do Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama
à(s)
07:59:00
Sem comentários:
Hiperligações para esta mensagem
Etiquetas:bullying, BE Arangez
Contador de Histórias,
Rodolfo Castro
EU AMO A BIBLIOTECA ESCOLAR
![]() |
| TIVE IDEIAS E ESCREVI COM O MEU PAR - 4ºB da EB AZEDA - PROFª FÁTIMA |
![]() |
| FOMOS AO COMPUTADOR E COPIÁMOS O TEXTO - 4ºB da EB AZEDA - PROFª FÁTIMA |
Publicada por
BIBLIObaú - Bibliotecas do Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama
à(s)
07:47:00
Sem comentários:
Hiperligações para esta mensagem
Etiquetas:bullying, BE Arangez
BE da EB Azeda,
escrever no computador,
Eu amo a biblioteca escolar
PORQUE AMAMOS A NOSSA BIBLIOTECA ESCOLAR
Porque é que nós amamos a biblioteca escolar
Biblioteca
Intermináveis histórias com
Borboletas
Leões
Imaginação para além dos limites
Ou talvez
poesia.
Tem vários autores
E é
sempre divertido
Com histórias sem parar
Amamos a biblioteca,
Escolar
Sempre que lá vamos ganhamos
Conhecimento,
Ou
Levamos para casa livros para ler
Amamos a biblioteca porque as
vezes nos faz
Rir
Amamos a biblioteca escolar por tudo isto!
Margarida Nunes da
Silva
Simão Branquinho Fialho Pereira de Carvalho
4ºB - profª Fátima – EB Azeda
Porque é que nós amamos a nossa biblioteca Escolar
1- Nós gostamos da biblioteca porque nos
ajuda a aprender coisas novas.
2- Também gostamos da biblioteca porque é um
sítio onde se pode conviver com os livros.
3- Gostamos também da biblioteca porque tem
parte informática.
4- Uma das coisas que mais gostamos de fazer
na biblioteca é ver PowerPoint.
José Diogo Assunção
Inês Teixeira
4º B - profª Fátima- EB Azeda
Publicada por
BIBLIObaú - Bibliotecas do Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama
à(s)
07:24:00
Sem comentários:
Hiperligações para esta mensagem
Etiquetas:bullying, BE Arangez
Eu amo a biblioteca
sexta-feira, 12 de outubro de 2018
Livros em inglês
A biblioteca escolar da EB Montalvão deu entrada a 9 novos livros escritos em inglês provenientes da feira do livro de inglês do ano letivo 2017/2018.
Estão todos prontinhos a ser requisitados. Procurem-no em Literatura, Classe 82.
Publicada por
BIBLIObaú - Bibliotecas do Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama
à(s)
08:10:00
Sem comentários:
Hiperligações para esta mensagem
Etiquetas:bullying, BE Arangez
classe 82,
EB Montalvão,
feira do livro de inglês,
Literatura,
livros em inglês
DIA DO MAR
As crianças e alunos do agrupamento de escolas Sebastião da Gama, visitaram as embarcações Navio Escola Sagres e a Caravela Vera Cruz, a convite da Câmara Municipal de Setúbal.
Publicada por
BIBLIObaú - Bibliotecas do Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama
à(s)
08:03:00
Sem comentários:
Hiperligações para esta mensagem
Etiquetas:bullying, BE Arangez
AE Sebastião da Gama,
Caravela Vera Cruz,
Dia do Mar,
Navio escola Sagres
quarta-feira, 10 de outubro de 2018
Encontros com Rodolfo Castro - O Contador de Histórias
Rodolfo Castro veio com as suas histórias, os seus livros, as suas lengalengas e a sua encantadora presença. Alegrou e divertiu os alunos e alunas das Escolas Básicas de Montalvão e Praias do Sado.
Obrigada Rodolfo.
Nos dias 26 e 30 de outubro estará também na escola da Azeda.
Obrigada Rodolfo.
Nos dias 26 e 30 de outubro estará também na escola da Azeda.
![]() |
| Alunos das turmas do 4ºA e 3º A, no ginásio da EB Montalvão. |
![]() |
| Alunos dos 2º A 4º B na biblioteca da EB Montalvão. |
![]() |
| Alunos da turma dos 1º, 2º, 3º e 4º ano da EB Praias do Sado com a professora Urquida. |
| Alunos das turmas do 4ºA e 3º A, professoras Zita e Ana da EB Montalvão. |
Publicada por
BIBLIObaú - Bibliotecas do Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama
à(s)
11:28:00
Sem comentários:
Hiperligações para esta mensagem
Etiquetas:bullying, BE Arangez
Contador de Histórias,
EB de Montalvão,
EB Praias do Sado,
mês internacional das bibliotecas escolares,
Rodolfo Castro
República
Em OUTUBRO comemora-se a implantação da República.
E é em outubro também que se comemora o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares.
E é em outubro também que se comemora o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares.
Publicada por
BIBLIObaú - Bibliotecas do Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama
à(s)
11:19:00
Sem comentários:
Hiperligações para esta mensagem
Etiquetas:bullying, BE Arangez
Comemoração do MIB_Mês Internacional das Bibliotecas Escolares,
Dia da implantação da República
Subscrever:
Mensagens (Atom)
















































