sábado, 1 de dezembro de 2018

AE Sebastião da Gama com aluno do 1º ciclo premiado


O Centro de Competência Entre Mar e Serra, promove anualmente o concurso: Artistas Digitais, em 2017-2018, XVII Edição.

O Tema: Sei uma história...
De entre 3015 trabalhos, o júri nacional, distinguiu o trabalho do aluno Francisco Alves Claro de sete anos, com um 1.º lugar, na categoria 1.º CEB (do 1.º ao 4.º ano).

Parabéns Francisco!

sábado, 24 de novembro de 2018

TRILHOS DE LEITURA(S) COM SEBASTIÃO DA GAMA -A POESIA DA SERRA

 1.Leitura do poema.
Pedrinho - 2
Dança dentro de um balde,
ao som de um realejo,
uma pulga zarolha
com um caranguejo.

Que trangalhadanças
que é o caranguejo!
Torto de uma perna,
de outra perna coxo.
Mas dança e redança
sua contradança.

Não se paga nada
p´ra ver a festança.
Que grande paródia!
—: Geme o realejo,
saltarica a pulga
coxeia, coxeia
coxeia o caranguejo.

ESTEVAS - Edições Arrábida (2004) e A MINHA ARCA DE NOÉ Edições Arrábida (2006)
Sebastião da Gama

2.Diálogo sobre o poeta Sebastião da Gama, a sua poesia e a serra.
3.Reflexão sobre :
-os defeitos físicos de pessoas e animais.
-A felicidade de cada um refletida na dança e na música.
-A sustentabilidade/proteção da Natureza.

4-Trabalho  artístico e apelativo.
NÃO DEITE LIXO PARA O CHÃO
NEM PARA A SERRA!
 NÃO ATIRE LIXO PARA O MAR
NEM PARA A AREIA DA PRAIA!
 NÃO SE ESQUEÇA DO LIXO NA PRAIA 
E PONHA NO CAIXOTE DO LIXO!
 NÃO DEITE O LIXO NO CHÃO,
ISSO É MUITO FEIO!
LEVE O LIXO CONSIGO,
ISSO FAZ BEM À NATUREZA!  
                                                POR FAVOR, DEITE O LIXO
                                                     NO CAIXOTE DO LIXO!
3ºC, prof. João -Tomás, Madalena, David, Simão, Núria, Tiago, Alícia, Beatriz, Diogo, Santiago, João, Janaina, Breno, Sara, Gabriel, Miguel, Sérgio, Carolina, Nicole, Afonso, Carlota, Joana, Lara e Francisco

quarta-feira, 14 de novembro de 2018

MALETA DA SUSTENTABILIDADE - ARRÁBIDA - SERRA - MAR

Na sequência da visita de estudo realizada ao Forte de S. Filipe,em foi valorizado o Património Histórico, agora foi a vez do 4ºA, tomar conhecimento da necessidade e valorização do Património - natural, paisagístico e cultural - que nos permita viver bem dentro dos limites do Planeta.
Os jogos da Maleta ajudam na tomada de conhecimento sobre o o Parque Natural da Arrábida, os valores naturais e a biodiversidade.
Também nos visitaram a Sala 2 do JI, o 3ºA, 3ºC e 1ºC.

Amanhã iremos estar na EB Nº1 e EB Praias do Sado
VIVER A ARRÁBIDA - PASSEIO DA SUSTENTABILIDADE

ROLETA DA SUSTENTABILIDADE

sexta-feira, 9 de novembro de 2018

CASTANHINHAS ASSADAS e MAGUSTO nas ESCOLAS

Hoje foi dia de Magusto nas escolas. Por turmas e em filas, foram, encher os seus catuchinhos de castanhas assadas que compraram aos assadores. Estes entraram nas escolas com os seus carrinhos, colocaram o carvão e, passado algum tempo, já estavam prontos para receberem as crianças. No final, e já sentados nas suas cadeiras, descascaram com muita curiosidade as castanhas e verificavam que umas estavam queimadas, outras cruas mas no final todos gostaram!
O Pré escolar e o 1º ano assistiram às projeções da Lenda de São Martinho. As crianças da Sala de jardim de infância, as Estrelinhas, Educadora Aurora partilharam os ouriços que levaram para a biblioteca e entoaram canções.


       

quinta-feira, 8 de novembro de 2018

MALETA DA SUSTENTABILIDADE - ARRÁBIDA SERRA MAR

No dia 5 de novembro, 4ª feira, veio à biblioteca o grupo do 2ºB, professora Sílvia e falou-se da bicharada e plantas da Arrábida. 
Hoje foi a vez da SALA 3 do pré-escolar, educadora Cristina e 1ºB, professor Luís, todos da EB Azeda .

Havia 4 estações distribuídas por 7 grupos. 

1_ Cartas Pergunta 
2_ Jogo da Memória - 3 grupos
3_ À descoberta da Arrábida - 3 grupos
4_ A Bicharada da Arrábida - 1 grupo
As crianças e alunos/as entenderam muito bem a dinâmica dos jogos e ainda conseguiram fazer registos das pontuações e levar folhas de atividades de português, matemática e desenho do CARACOL para decorar e completar na sala.







domingo, 4 de novembro de 2018

segunda-feira, 29 de outubro de 2018

ENCONTRO COM... RODOLFO CASTRO - EB AZEDA

Rodolfo Castro é um escritor e contador de histórias.

Hoje, 270 crianças vibraram, riram e ficaram a pensar sobre algumas histórias que ouviram.
As maravilhosas  imagens dos diferentes livros, a voz forte e branda, o gesto e  o corpo foram usadas muitas vezes nas suas histórias.




Rodolfo Castro diz que é melhor conhecido como «O pior contador de histórias do mundo» mas nós acreditamos que o título isso não é verdade.
Rodolfo conta que no ano 1993, começou a contar histórias profissionalmente. “Esforcei-me sempre por ser o melhor. Para isso treinei, estudei, trabalhei…e não consegui. Quando comprovei que não podia ser o melhor decidi ser o pior… e consegui. Antes disso trabalhei de pedreiro e de carteiro, de sapateiro e de vendedor ambulante. Tentei o futebol e a actuação, fui professor de ensino básico e teve a minha banda de música. Vendi postais de natal nas ruas de Buenos Aires e artesanato no México.
Também é escritor com obra publicada em Portugal, México, Brasil e Espanha, e formador creditado na área da literatura e dos contos.”  
Nasceu e cresceu entre Argentina e o Uruguai, viveu muitos anos no México, e hoje mora em Portugal.

domingo, 28 de outubro de 2018

I LOVE THE SHCOOL LIBRARY

Eu amo a biblioteca escolar

Eu amo a biblioteca
para escrever poemas
toco as letras na tecla
parece orquestras de temas

Na biblioteca eu leio
os livros sem parar
Devoro as histórias
As lendas de encantar

No meu espaço do coração
guardo a biblioteca escolar
porque dá para inventar textos
Gosto muito de a visitar

Turma A
Escola Básica de Praias do Sado, Setúbal


     

sexta-feira, 26 de outubro de 2018

I LOVE THE SHCOOL LIBRARY - EU AMO A BE

 Hoje a bibliotecária Teresa Fragoso recebeu um telefonema da professora da turma A, EB Praias do Sado, Urquida a dizer que tinha 9 cartazes com lema "I LOVE THE SHCOOL LIBRARY".

Cada cartaz tem um detalhe especial. 
Manifestamente os conhecimentos de português, inglês, matemática, artes visuais, média e cidadania estão presentes nestes trabalhos.
Todas as quadras apresentam um elogio à biblioteca escolar de uma dignidade fantástica.






Lembrar que são dezoito alunos dos 1º, 2º, 3º e 4º anos, numa só sala.
A AO dona Matilde foi quem ajudou a expor os cartazes com muita delicadeza e cuidado para não os estragar.
Visitem-nos! Todas as visitas são guiadas por um ou mais alunos.


quinta-feira, 25 de outubro de 2018

LIVROS OFERECIDOS À BIBLIOTECA


EU AMO A BIBLIOTECA ESCOLAR, 1ºC, PROFESSORA ANA.
Aos alunos das salas do 2ºC, professora Dulce e 4ºA , professora Margarida da EB Azeda, as bibliotecas agradecem.

terça-feira, 23 de outubro de 2018

Encontro com... Rodolfo Castro


É já na próxima 2ª feira, dia 29 de outubro, que vamos ter um encontro com o pior Contador de Histórias, Rodolfo Castro.
É assim que ele se gosta de chamar.
As 65 crianças e nove turmas aguardam por esta surpresa e já andam a contar os dias para que chegue.





segunda-feira, 22 de outubro de 2018

NÓS AMAMOS A NOSSA BIBLIOTECA ESCOLAR

Os alunos e alunas dos 3ºB Cília e 4ºB da professora Fátima, registaram o que sentem pela biblioteca da sua escola com palavras carinhosas e sábias e desenhos que fazem brilhar os seus sentimentos.


Biblioteca da Escola Básica de Azeda, Setúbal

quinta-feira, 18 de outubro de 2018

AS NOSSAS AÇÕES SÃO O FUTURO

A Margarida do 4º B, da professora Fátima da EB da Azeda fez um trabalho de pesquisa e trouxe folhetos que ofereceu a todos os seus colegas de turma.
Parabéns Margarida pelo teu trabalho.


Na biblioteca, a Margarida apresentou o seu trabalho aos colegas do 3º A, da professora Fernanda e apelou à responsabilidade do gesto de cada um.

terça-feira, 16 de outubro de 2018

Trilhos de Leitura(s) com Sebastião da Gama

"Ladra o gato" é um dos poemas da trilogia "Pedrinho", que Sebastião da Gama escreveu em 24 de Setembro de 1949, apenas publicado no volume póstumo  Estevas  (2004) e republicadas na antologia A minha arca de Noé  (2006).

Ladra o gato,
mia o cão.
Oh que grande
trapalhada:
faz o cão
re nhá nhá nhau,
vai o gato
faz ão ão.
Andam os bichos malucos
sem nenhuma afinação.
Ladra o gato
ladra o gato
ladra o gato
mia o cão

segunda-feira, 15 de outubro de 2018

Encontro com o contador de Histórias RODOLFO CASTRO

Encontro com o contador de Histórias
RODOLFO CASTRO
 

EB Azeda - 29 de OUTUBRO

MANHÃ - 9:45 - Ginásio
Pré-escolar - SALAS 1, 2 e 3
Educ. Clara / Educ. Manuela / Educ. Patrícia
1º Ciclo
1ºA - Profª Mª José

MANHÃ - 11:15 - Ginásio
4ºA Profª. MARGARIDA / 4ºB Profª FÁTIMA
2ºA Profª CÁRMEN

TARDE - 14:15 - Ginásio
1ºB Prof. LUÍS / 1ºC  Profª ANA / 2ºB  Profª SÍLVIA
2ºC  Profª DULCE / 4ºC  Profª ZEZINHA

EU AMO A BIBLIOTECA ESCOLAR

TIVE IDEIAS E ESCREVI COM O MEU PAR - 4ºB da EB AZEDA - PROFª FÁTIMA
FOMOS AO COMPUTADOR E COPIÁMOS O TEXTO - 4ºB da EB AZEDA - PROFª FÁTIMA


PORQUE AMAMOS A NOSSA BIBLIOTECA ESCOLAR


Porque é que nós amamos a biblioteca escolar

 Biblioteca
 Intermináveis histórias com
 Borboletas
 Leões
 Imaginação para além dos limites
Ou talvez poesia.
 Tem vários autores
 E é sempre divertido
 Com histórias sem parar
 Amamos a biblioteca,

 Escolar
 Sempre que lá vamos ganhamos
 Conhecimento,
 Ou
 Levamos para casa livros para ler
 Amamos a biblioteca porque as vezes nos faz
 Rir

 Amamos a biblioteca escolar por tudo isto!


Margarida Nunes da Silva        
 Simão Branquinho Fialho Pereira de Carvalho
4ºB - profª Fátima – EB Azeda


Porque é que nós amamos a nossa biblioteca Escolar

1- Nós gostamos da biblioteca porque nos ajuda a aprender coisas novas.

2- Também gostamos da biblioteca porque é um sítio onde se pode conviver com os livros.

3- Gostamos também da biblioteca porque tem parte informática.

4- Uma das coisas que mais gostamos de fazer na biblioteca é ver PowerPoint.

José Diogo Assunção
Inês Teixeira     
4º B - profª Fátima- EB Azeda

sexta-feira, 12 de outubro de 2018

Livros em inglês


A biblioteca escolar da EB Montalvão deu entrada a 9 novos livros escritos em inglês provenientes da feira do livro de inglês do ano letivo 2017/2018. 
Estão todos prontinhos a ser requisitados. Procurem-no em Literatura, Classe 82.


DIA DO MAR

As crianças e alunos do agrupamento de escolas Sebastião da Gama, visitaram as embarcações Navio Escola Sagres e a Caravela Vera Cruz, a convite da Câmara Municipal de Setúbal.



quarta-feira, 10 de outubro de 2018

Encontros com Rodolfo Castro - O Contador de Histórias

Rodolfo Castro veio com as suas histórias, os seus livros, as suas lengalengas e a sua encantadora presença. Alegrou e divertiu os alunos e alunas das Escolas Básicas de Montalvão e Praias do Sado.

Obrigada Rodolfo.

Nos dias 26 e 30 de outubro estará também na escola da Azeda.



Alunos das turmas do 4ºA e 3º A, no ginásio da EB Montalvão.

Alunos dos 2º A  4º B na biblioteca da EB Montalvão.


Alunos da turma dos 1º, 2º, 3º e 4º ano da EB Praias do Sado com a professora Urquida.

Alunos das turmas do 4ºA e 3º A, professoras Zita e Ana da EB Montalvão.

República

Em OUTUBRO comemora-se a implantação da República.

E é em outubro também que se comemora o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares.



segunda-feira, 1 de outubro de 2018

28 de SETEMBRO - DIA EUROPEU DO DESPORTO ESCOLAR

No Dia Europeu do Desporto Escolar, os alunos e alunas das escolas do 1º ciclo, Aranguez e Sebastião da Gama fizeram uma CAMINHADA das suas escolas até ao Jardim do Bonfim e participaram em jogos  muito bem organizados e orientados.

BOLA AO CAPITÃO
NÓS ESTAMOS CÁ!!!!!!
1º CICLO EM VOLTA DO LOGO DO AGRUPAMENTO

Missão

Vimos dar corpo à fusão recente de agrupamentos, unificar e concretizar a dinâmica de trabalho das nossas bibliotecas.

»»» Embora em construção, este blogue estará sempre em produção.