sexta-feira, 9 de novembro de 2018

CASTANHINHAS ASSADAS e MAGUSTO nas ESCOLAS

Hoje foi dia de Magusto nas escolas. Por turmas e em filas, foram, encher os seus catuchinhos de castanhas assadas que compraram aos assadores. Estes entraram nas escolas com os seus carrinhos, colocaram o carvão e, passado algum tempo, já estavam prontos para receberem as crianças. No final, e já sentados nas suas cadeiras, descascaram com muita curiosidade as castanhas e verificavam que umas estavam queimadas, outras cruas mas no final todos gostaram!
O Pré escolar e o 1º ano assistiram às projeções da Lenda de São Martinho. As crianças da Sala de jardim de infância, as Estrelinhas, Educadora Aurora partilharam os ouriços que levaram para a biblioteca e entoaram canções.


       

quinta-feira, 8 de novembro de 2018

MALETA DA SUSTENTABILIDADE - ARRÁBIDA SERRA MAR

No dia 5 de novembro, 4ª feira, veio à biblioteca o grupo do 2ºB, professora Sílvia e falou-se da bicharada e plantas da Arrábida. 
Hoje foi a vez da SALA 3 do pré-escolar, educadora Cristina e 1ºB, professor Luís, todos da EB Azeda .

Havia 4 estações distribuídas por 7 grupos. 

1_ Cartas Pergunta 
2_ Jogo da Memória - 3 grupos
3_ À descoberta da Arrábida - 3 grupos
4_ A Bicharada da Arrábida - 1 grupo
As crianças e alunos/as entenderam muito bem a dinâmica dos jogos e ainda conseguiram fazer registos das pontuações e levar folhas de atividades de português, matemática e desenho do CARACOL para decorar e completar na sala.







domingo, 4 de novembro de 2018

segunda-feira, 29 de outubro de 2018

ENCONTRO COM... RODOLFO CASTRO - EB AZEDA

Rodolfo Castro é um escritor e contador de histórias.

Hoje, 270 crianças vibraram, riram e ficaram a pensar sobre algumas histórias que ouviram.
As maravilhosas  imagens dos diferentes livros, a voz forte e branda, o gesto e  o corpo foram usadas muitas vezes nas suas histórias.




Rodolfo Castro diz que é melhor conhecido como «O pior contador de histórias do mundo» mas nós acreditamos que o título isso não é verdade.
Rodolfo conta que no ano 1993, começou a contar histórias profissionalmente. “Esforcei-me sempre por ser o melhor. Para isso treinei, estudei, trabalhei…e não consegui. Quando comprovei que não podia ser o melhor decidi ser o pior… e consegui. Antes disso trabalhei de pedreiro e de carteiro, de sapateiro e de vendedor ambulante. Tentei o futebol e a actuação, fui professor de ensino básico e teve a minha banda de música. Vendi postais de natal nas ruas de Buenos Aires e artesanato no México.
Também é escritor com obra publicada em Portugal, México, Brasil e Espanha, e formador creditado na área da literatura e dos contos.”  
Nasceu e cresceu entre Argentina e o Uruguai, viveu muitos anos no México, e hoje mora em Portugal.

domingo, 28 de outubro de 2018

I LOVE THE SHCOOL LIBRARY

Eu amo a biblioteca escolar

Eu amo a biblioteca
para escrever poemas
toco as letras na tecla
parece orquestras de temas

Na biblioteca eu leio
os livros sem parar
Devoro as histórias
As lendas de encantar

No meu espaço do coração
guardo a biblioteca escolar
porque dá para inventar textos
Gosto muito de a visitar

Turma A
Escola Básica de Praias do Sado, Setúbal


     

sexta-feira, 26 de outubro de 2018

I LOVE THE SHCOOL LIBRARY - EU AMO A BE

 Hoje a bibliotecária Teresa Fragoso recebeu um telefonema da professora da turma A, EB Praias do Sado, Urquida a dizer que tinha 9 cartazes com lema "I LOVE THE SHCOOL LIBRARY".

Cada cartaz tem um detalhe especial. 
Manifestamente os conhecimentos de português, inglês, matemática, artes visuais, média e cidadania estão presentes nestes trabalhos.
Todas as quadras apresentam um elogio à biblioteca escolar de uma dignidade fantástica.






Lembrar que são dezoito alunos dos 1º, 2º, 3º e 4º anos, numa só sala.
A AO dona Matilde foi quem ajudou a expor os cartazes com muita delicadeza e cuidado para não os estragar.
Visitem-nos! Todas as visitas são guiadas por um ou mais alunos.


quinta-feira, 25 de outubro de 2018

LIVROS OFERECIDOS À BIBLIOTECA


EU AMO A BIBLIOTECA ESCOLAR, 1ºC, PROFESSORA ANA.
Aos alunos das salas do 2ºC, professora Dulce e 4ºA , professora Margarida da EB Azeda, as bibliotecas agradecem.

terça-feira, 23 de outubro de 2018

Encontro com... Rodolfo Castro


É já na próxima 2ª feira, dia 29 de outubro, que vamos ter um encontro com o pior Contador de Histórias, Rodolfo Castro.
É assim que ele se gosta de chamar.
As 65 crianças e nove turmas aguardam por esta surpresa e já andam a contar os dias para que chegue.





segunda-feira, 22 de outubro de 2018

NÓS AMAMOS A NOSSA BIBLIOTECA ESCOLAR

Os alunos e alunas dos 3ºB Cília e 4ºB da professora Fátima, registaram o que sentem pela biblioteca da sua escola com palavras carinhosas e sábias e desenhos que fazem brilhar os seus sentimentos.


Biblioteca da Escola Básica de Azeda, Setúbal

quinta-feira, 18 de outubro de 2018

AS NOSSAS AÇÕES SÃO O FUTURO

A Margarida do 4º B, da professora Fátima da EB da Azeda fez um trabalho de pesquisa e trouxe folhetos que ofereceu a todos os seus colegas de turma.
Parabéns Margarida pelo teu trabalho.


Na biblioteca, a Margarida apresentou o seu trabalho aos colegas do 3º A, da professora Fernanda e apelou à responsabilidade do gesto de cada um.

terça-feira, 16 de outubro de 2018

Trilhos de Leitura(s) com Sebastião da Gama

"Ladra o gato" é um dos poemas da trilogia "Pedrinho", que Sebastião da Gama escreveu em 24 de Setembro de 1949, apenas publicado no volume póstumo  Estevas  (2004) e republicadas na antologia A minha arca de Noé  (2006).

Ladra o gato,
mia o cão.
Oh que grande
trapalhada:
faz o cão
re nhá nhá nhau,
vai o gato
faz ão ão.
Andam os bichos malucos
sem nenhuma afinação.
Ladra o gato
ladra o gato
ladra o gato
mia o cão

segunda-feira, 15 de outubro de 2018

Encontro com o contador de Histórias RODOLFO CASTRO

Encontro com o contador de Histórias
RODOLFO CASTRO
 

EB Azeda - 29 de OUTUBRO

MANHÃ - 9:45 - Ginásio
Pré-escolar - SALAS 1, 2 e 3
Educ. Clara / Educ. Manuela / Educ. Patrícia
1º Ciclo
1ºA - Profª Mª José

MANHÃ - 11:15 - Ginásio
4ºA Profª. MARGARIDA / 4ºB Profª FÁTIMA
2ºA Profª CÁRMEN

TARDE - 14:15 - Ginásio
1ºB Prof. LUÍS / 1ºC  Profª ANA / 2ºB  Profª SÍLVIA
2ºC  Profª DULCE / 4ºC  Profª ZEZINHA

EU AMO A BIBLIOTECA ESCOLAR

TIVE IDEIAS E ESCREVI COM O MEU PAR - 4ºB da EB AZEDA - PROFª FÁTIMA
FOMOS AO COMPUTADOR E COPIÁMOS O TEXTO - 4ºB da EB AZEDA - PROFª FÁTIMA


PORQUE AMAMOS A NOSSA BIBLIOTECA ESCOLAR


Porque é que nós amamos a biblioteca escolar

 Biblioteca
 Intermináveis histórias com
 Borboletas
 Leões
 Imaginação para além dos limites
Ou talvez poesia.
 Tem vários autores
 E é sempre divertido
 Com histórias sem parar
 Amamos a biblioteca,

 Escolar
 Sempre que lá vamos ganhamos
 Conhecimento,
 Ou
 Levamos para casa livros para ler
 Amamos a biblioteca porque as vezes nos faz
 Rir

 Amamos a biblioteca escolar por tudo isto!


Margarida Nunes da Silva        
 Simão Branquinho Fialho Pereira de Carvalho
4ºB - profª Fátima – EB Azeda


Porque é que nós amamos a nossa biblioteca Escolar

1- Nós gostamos da biblioteca porque nos ajuda a aprender coisas novas.

2- Também gostamos da biblioteca porque é um sítio onde se pode conviver com os livros.

3- Gostamos também da biblioteca porque tem parte informática.

4- Uma das coisas que mais gostamos de fazer na biblioteca é ver PowerPoint.

José Diogo Assunção
Inês Teixeira     
4º B - profª Fátima- EB Azeda

sexta-feira, 12 de outubro de 2018

Livros em inglês


A biblioteca escolar da EB Montalvão deu entrada a 9 novos livros escritos em inglês provenientes da feira do livro de inglês do ano letivo 2017/2018. 
Estão todos prontinhos a ser requisitados. Procurem-no em Literatura, Classe 82.


DIA DO MAR

As crianças e alunos do agrupamento de escolas Sebastião da Gama, visitaram as embarcações Navio Escola Sagres e a Caravela Vera Cruz, a convite da Câmara Municipal de Setúbal.



quarta-feira, 10 de outubro de 2018

Encontros com Rodolfo Castro - O Contador de Histórias

Rodolfo Castro veio com as suas histórias, os seus livros, as suas lengalengas e a sua encantadora presença. Alegrou e divertiu os alunos e alunas das Escolas Básicas de Montalvão e Praias do Sado.

Obrigada Rodolfo.

Nos dias 26 e 30 de outubro estará também na escola da Azeda.



Alunos das turmas do 4ºA e 3º A, no ginásio da EB Montalvão.

Alunos dos 2º A  4º B na biblioteca da EB Montalvão.


Alunos da turma dos 1º, 2º, 3º e 4º ano da EB Praias do Sado com a professora Urquida.

Alunos das turmas do 4ºA e 3º A, professoras Zita e Ana da EB Montalvão.

República

Em OUTUBRO comemora-se a implantação da República.

E é em outubro também que se comemora o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares.



segunda-feira, 1 de outubro de 2018

28 de SETEMBRO - DIA EUROPEU DO DESPORTO ESCOLAR

No Dia Europeu do Desporto Escolar, os alunos e alunas das escolas do 1º ciclo, Aranguez e Sebastião da Gama fizeram uma CAMINHADA das suas escolas até ao Jardim do Bonfim e participaram em jogos  muito bem organizados e orientados.

BOLA AO CAPITÃO
NÓS ESTAMOS CÁ!!!!!!
1º CICLO EM VOLTA DO LOGO DO AGRUPAMENTO

terça-feira, 11 de setembro de 2018

Fotografia de Teresa Fragoso


Desejamos aos nossos queridos leitores e leitoras um excelente ano letivo com aprendizagens divertidas e úteis para o vosso futuro.

Na nossa cidade encontramos esta escultura que tem inscrita palavras de um poeta da cidade. 
De quem se trata?



domingo, 1 de julho de 2018

Concurso de Poesia Sebastião da Gama

Na escola Praias do Sado, e em sessão pública, a professora bibliotecária Helena Ferreira fez entrega de diplomas e brindes a todos os alunos participantes no concurso de Poesia Sebastião da Gama.

Publicamos aqui três dos seis poemas recebidos da turma A - 3º e 4º ano da professora titular de turma Urquida Jardim.



O rio

Quem vai ao rio 
tem amigos 
Ganha amizade 
Quem vê a serra 
tem orgulho 
Ganha sorrisos 
De uma cidade espantosa 
De quem brinca 
Com amor e carinho. 

Quem não conhece tudo isto? 
Será que tem vergonha de mostrar o coração 
A toda a gente orgulhosa 
Do seu rio, da sua serra 
Que são magníficas! 
Todas as pessoas falam: 
Que não conhecem 
Outra cidade melhor 
Outro rio ou serra mais bela 
Do que aquela que agente tem! 
Até passa nas notícias 
No programa «Bom dia!» 
Os habitantes dizem «Olá!» 

Minha querida, 
Formosa serra: 
À noite tens 
As luzes a brilhar 
As estrelas a dançar 
A lua a formar uma rua. 
De dia vem o sol 
Dá alegria e felicidade 
Às pessoas do planeta 
Porque é de todos e é minha 
É de quem a visitar!

Rita Lorena Cruz Rodrigues, 8 anos, 4.º ano, Escola Básica Praias do Sado




O rio e a serra

Mergulhar num rio é um amor 
A altura da serra é um terror 
Mas a paisagem é uma felicidade 
Nada é maior do que um rio 
Até parece que não tem fim.

A erva é muito verde 
As árvores também 
A água é muito azul 
A corrente é muito forte 
Na parte de baixo 
A serra parece gigante. 

O mar verde é possível 
Quando as árvores são enormes 
Cheias de folhas 
Troncos castanhos 
De madeira pura. 
O rio é muito fundo 
A água é muito fria 
Parece a de uma lagoa 
Até sabe bem-estar lá dentro, 
Nem no corpo magoa.

A serra tem tanta terra, 
A areia do rio esconde 
Os calhaus e as conchas 
É um rio, é uma serra 
É a serra da Arrábida 
Que desliza pelo rio Sado.

Salvador Nunes Marques, 9 anos, 4.º ano, Escola Básica, Praias do Sado







Amizade pelo rio e pela serra

Gosto muito dos rios 
Lembro-me dos meus 
Momentos apaixonados, 
Fazem um conjunto perfeito 
O rio ondulante, 
A serra verdejante. 


Ondas gigantes, 
Como é bom, 
Dar um mergulho 
No mar clarinho 
Que beija a serra 
E nas árvores poisam, 
A um cantinho, 
Os passarinhos… piu, piu…! 


Quando me apetece 
Dar um mergulho, 
É no rio de que eu gosto, 
Cheio de magia, 
Nado, ao sol a brilhar 
Parece a saudade a flutuar! 
Subo a serra 
Sinto a magia, 
Corro pela Arrábida 
Cheia de aventuras 
Parece uma corrida de encantar! 


Sempre gosto de saber 
O quanto banha o rio, 
O quanto é a serra feliz? 
Agarro a serra, com força. 
Abraço, com jeito, o rio Sado. 
Até ao mar vamos, 
Parece uma grande amizade!

Mariana Cardoso Barão, 9 anos, 3º ano, Escola Básica Praias do Sado







Foram recebidos também seis poemas da escola da Azeda, cujo tema esteve à margem do regulamento do concurso de Poesia Sebastião da Gama.
Todos os alunos receberam também diplomas e brindes oferta da bibliotecária Helena Ferreira.

Publicamos aqui três dos seis poemas recebidos da turma C - 3º ano da professora titular de turma Helena Correia.





O Monstro do do Assobio

Ao longe
Ouvi um assobio.
Não percebi
De onde vinha aquele pio.


Percebi que o assobio
Vinha de um rio
e foi aí
que me deu um arrepio.


De repente, apareceu o Zagafredo,
um monstro de meter medo!


Fugi…
Ele foi atrás de mim,
Sempre a correr e a assobiar.
Afinal,
Ele não me queria comer,
queria-me…
apenas Abraçar!

Manuel Ramos, 9 anos, 3º C, EB da Azeda



A Lição


Era uma vez um menino
que adorava ler e escrever
mas, na escola,
estava sempre a sofrer.


Era gozado
e até maltratado, coitado!


Mas um dia
deixou de se importar
com o que se andava a passar.


Fez muito bem
em não ser mais refém
e não se importar
com o diálogo de alguém.


O pensamento sobre si bastava
e com a aparência
já não se importava.


E foi assim
que só consigo se importou
e, de si
nunca mais duvidou!

Tomás Caneco, 9 anos, 3º C, EB da Azeda



A minha irmã

 A minha irmã
A minha irmã
adora trabalhos manuais
e artesanais.
Ela usa muitos materiais!


A minha irmã
não gosta de desporto.
Sempre que dá um salto
sai-lhe meio torto.


O nome da minha irmã
rima com Aurora.
Já sabem quem ela é?
O seu nome é Flora.

Filipa Domingos, 8 anos, 3º C, EB da Azeda









Missão

Vimos dar corpo à fusão recente de agrupamentos, unificar e concretizar a dinâmica de trabalho das nossas bibliotecas.

»»» Embora em construção, este blogue estará sempre em produção.