sexta-feira, 26 de maio de 2017

Inauguração do Borboletário


À porta da BE, um trabalho muito especial.


Semana da Cor


Na Semana da Cor na BE de Aranguez com alunos de 1.º ciclo (em Aranguez e na EB1 n.º 8), 2.º ciclo e com a contribuição dos alunos formadores do  12.ºI de ESSG.











Chá Poético





A RTP em Aranguez







"Patas e Penas" para os 5.º anos





Miúdos a votos

Os alunos do 6.ºD Ar - Tiago Valentim e Gabriel Reyntjens representaram, com muito empenho, brio e profissionalismo, a Escola de Aranguez, no evento do dia 20 de abril, na Escola Secundária Vergílio Ferreira,
Obrigada aos alunos, diretora de turma, conselho de turma, coordenadora de estabelecimento e respetivas Encarregadas de Educação.

É muito importante a participação dos nossos alunos e a sua presença nestes momentos em que se privilegia o prazer de ler e onde se está, em parceria com a EB1 da Azeda e com o aluno João Vaz Martins ( com a professora Maria Teresa Fragoso), e com tantos, tantos alunos de todo o país.
Conhecer o Sr. Secretário de Estado. o Sr. Ministro da Educação, o Dr. Francisco Pedro Balsemão (grupo Impresa), jornalistas e Diretora da Visão Júnior, os alunos da Rádio Miúdos, os representantes e a Coordenadora da RBE, a Comissária do PNL, as Coordenadoras da Pordata e da Comissão Nacional de Eleições e muitos coordenadores interconcelhios das bibliotecas escolares e professores bibliotecários foi uma experiência única!

Adote uma ruína

O nosso Dia Internacional dos Monumentos e Sítios foi muito bem passado, entre pais, professoras e alunos animados com o jogo "À descoberta vamos ajudar!", da turma 5ºD da BE Aranguez!
Para além deste jogo foram expostos os cartazes da turma 7ºA da Escola Secundária Sebastião da Gama.
Estas actividades estão inseridas no Projecto de Sensibilização Patrimonial - Adota uma Ruína - que as Ruínas Romanas de Tróia têm promovido nas escolas da região e focam-se nos perigos que ameaçam o património arqueológico de Tróia - h2020-storm project!
Obrigada a todos os que participaram neste desafio e animaram o nosso dia! Saímos de coração cheio desta actividade




25 de abrila na BE de Aranguez






Dia da Mulher










Atividades da BE na BPMS






Festa da Leitura




Em Aranguez, temos dinamizado muitas atividades que não têm sido aqui divulgadas.
Assim, vamos passar em revista, um sumário.

















segunda-feira, 22 de maio de 2017

TITIRITESA


O Tapete de Histórias com o Titiritesa continua a «viajar» pelo agrupamento de escolas Sebastião da Gama.

 Titiritesa é o título de uma história contida no livro viajante inclusivo com o objetivo de: 
«Dinamização em contexto escolar de atividades sobre não discriminação em função da orientação sexual e identidade de género». 

Esta história tem recolhido o mais alto grau de satisfação junto das crianças e alunos do agrupamento. Adjetivos como «fantástico»; «adorei»; «gostei muito», ... surgem com bastante frequência nos registos dos alunos.



«Na minha opinião as pessoas seguem o caminho que acharem que é melhor para a sua vida, não há mal nenhum as raparigas namorarem com outras pessoas do mesmo sexo. Também pode acontecer com rapazes. Cada um decide o seu caminho.»
Pedro, 2º ano.
 

A história foi engraçada, divertida e mostrou-me que o amor sempre será mais forte do que a amizade. Eu adorei! 
Foi  este conto que me explicou o porquê que a amizade se pode transformar no amor.
Maria Rita, 2º ano.



 Eu gostei mais da parte do casamento porque mostrou amor e paixão.
A história mostra que uma rapariga  pode gostar de outra rapariga da mesma maneira que as raparigas gostam dos rapazes.
Leonor, 2º ano.


 
Eu gostei muito da história porque é divertida. 
Os bonecos são criativos e a história é inteligente.  
É mesmo muito gira!
Alicia, 2º ano.





Eu acho que as pessoas podem casar como quiserem, rapaz com rapaz, rapariga com rapariga ou rapariga com rapaz. 
Então, na história, a Wendolina e a Titiritesa fizeram como elas queriam.
Martim, 2º ano.

Obrigada Escola Lima de Freitas pela partilha.Os alunos criadores deste Tapete de Histórias estão de parabéns e têm sido muito aplaudidos pelas crianças e alunos do agrupamento de escolas Sebastião da Gama. 




O Museu Sebastião da Gama veio à escola




A Princesa e a Ervilha (um conto de Hans Christian Andersen)




 Era uma vez um príncipe que queria casar com uma princesa — mas tinha de ser uma princesa verdadeira. Por isso, foi viajar pelo mundo fora para encontrar...
A Sandra e a Bruna do Museu Sebastião da Gama vieram com os seus fantoches e encantaram as crianças das três salas do pré-escolar bem como as três turmas de alunos do 4º ano da escola da Azeda.
Foi um encontro divertido, encantador e pedagógico.

Obrigada queridas parceiras do Museu. A simpatia que irradiam é contagiante. «fantástico», disseram os alunos.

A Princesa e a Ervilha é um conto proposto nas metas curriculares de português para o 4º ano.

sexta-feira, 21 de abril de 2017

Miúdos a Votos / O Livro Mais Fixe 2017


Miúdos a Votos O Livro Mais Fixe 2017 

1º Ciclo-RESULTADOS NACIONAIS



 1º Mais votado 
- O PRINCIPEZINHO 

2º Mais votado 
PORQUE É QUE OS ANIMAIS NÃO CONDUZEM?

3º Mais votado 
- UM TUBARÃO NA BANHEIRA

O nosso aluno João Martins, 3º ano, EB da Azeda, esteve muito feliz junto ao seu ídolo, Pedro Seromenho, autor do livro 2º classificado.

Parabéns!
Foi uma festa fantástica!

segunda-feira, 10 de abril de 2017

A revista AdolesCiência foi fruto da necessidade de um espaço que ajudasse a desenvolver nos jovens a procura de conhecimento sério, o espírito científico, o respeito pela autoria e as competências de leitura e escrita, contribuindo para a literacia informacional e digital. Para tal, propunha-se publicar e difundir textos originais e inéditos resultantes da pesquisa científica ou de revisão de literatura e recensões críticas”.
É propriedade da Escola Superior de Educação de Bragança e está orientada para a divulgação de reflexões e investigações realizadas por jovens do ensino básico e secundário ou por alunos dos Cursos de Especialização Tecnológica e Licenciatura em coautoria com os mais novos, providenciando aos alunos a oportunidade de expressarem as suas perspetivas sob um ponto de vista científico nas mais diversas áreas do conhecimento

segunda-feira, 3 de abril de 2017

FESTA DA LEITURA

Leitura na Voz das Personalidades

Encontro com... Dalila Moura Baião

Autora de "A Gruta de Corais"

«A Gruta de Corais» é um conto com tudo o que uma criança deseja. 
espaço tempo-sonho onde existe muita descoberta por acontecer!

O Cavalo Marinho, uma das personagens da história.

Os alunos e alunas das turmas 3ºB e 3ºC da Azeda muito atentas ao desenrolar do conto.

quarta-feira, 29 de março de 2017

FESTA DA LEITURA



LEITURA NA VOZ DE...

ALEXANDRINA PEREIRA esteve hoje, com os alunos de 1º ano, na biblioteca da EB da Azeda.
Nós apenas conhecíamos o seu  primeiro “ ARCA DE NOÉ”, em livro e CD mas, agora ficámos a conhecer o 2º Volume também com CD.
Os livros contêm poemas sobre os nossos amigos animais e são apresentados por ordem alfabética. 
Tivemos poemas lidos por duas alunas do 1º ano, pela própria escritora e ainda ouvimos ler o golfinho; a tartaruga e a foca pelas vozes de Fernando Guerreiro e Susana Félix. Todos ouviram e entoaram a canção A Arca de Noé. Os alunos e alunas levaram a folha com três poemas para "lerem" e ilustrarem à sua vontade. Receberam ainda um marcador com a foto da escritora e capa do livro.
Obrigada Alexandrina. Volte sempre!






Missão

Vimos dar corpo à fusão recente de agrupamentos, unificar e concretizar a dinâmica de trabalho das nossas bibliotecas.

»»» Embora em construção, este blogue estará sempre em produção.