A Máxima da sala 1 da educadora Clara, Jardim de infância da Azeda, esteve na Feira do livro de Lisboa, com os seus pais, a receber o prémio das mão das escritoras Isabel Alçada e Ana Maria Magalhães.
Este prémio resultou da participação no concurso "Uma Aventura... Literária 2016" promovido pela editora Caminho, em que ela ficou em 2.º lugar no seu escalão. As crianças da sala ouviram ler a história "A Joaninha vaidosa" na biblioteca e desenharam numa folha timbrada, apenas a preto, segundo manda o regulamento.
O desenho da Máxima irá integrar uma futura edição de livro escrito pelas autoras.
Parabéns Máxima!
BE EB das Praias do Sado - BE EB Nº 1 - Areias - BE EB Nº 8 - B. da Conceição -BE EB/JI do Montalvão - BE EB/JI da Azeda - BE 2/3 Aranguez - BE ESSebastião da Gama
segunda-feira, 13 de junho de 2016
segunda-feira, 6 de junho de 2016
Concurso de Poesia do AESG - 2016 - "O SAL"
A turma B do 4º Ano da Escola da Azeda veio à biblioteca acompanhar os colegas no ato de entrega de prémios aos alunos vencedores no concurso.
O número de trabalhos recebidos foram 11, todos de muito boa qualidade. O tema deste ano foi "O SAL".
Os alunos receberam um diploma de participação e brindes gentileza da professora bibliotecária Helena Ferreira e os premiados também receberam livros oferecidos pela direção do agrupamento.
| A educadora Conceição e as professoras Sandra e Urquida leram os poemas premiados e fizeram entrega dos prémios. A professora Cília e a mâe Leonor também estiveram presentes na entrega dos diplomas. |
| No final, os alunos interpretaram um trecho musical nas suas flautas. |
Publicada por
BIBLIObaú - Bibliotecas do Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama
à(s)
04:19:00
Sem comentários:
Hiperligações para esta mensagem
Etiquetas:bullying, BE Arangez
"O SAL",
CONCURSO DE POESIA CATEGORIA (1º ciclo):,
Prémios
terça-feira, 31 de maio de 2016
LIBERDADE-Sempre!
A professora da turma A do 2.º ano, Sofia Nunes, da escola nº 8, convidou a professora bibliotecária da escola para ir à sua sala de aulas. A surpresa foi enorme ao ver os trabalhos expostos, realizados com os alunos, na sequência da apresentação de A Liberdade o que é? de José Jorge Letria e A Vassourinha de António Torrado.
Parabéns professora e alunos pelos excelentes trabalhos e articulação com a biblioteca escolar.
Legendas sobre a Liberdade pelos Alunos do 2º A.
EB1 nº
8 de Setúbal
![]() |
- A liberdade é para mim a paz.
- A liberdade é dizer o que pensamos.
- A liberdade para mim é estar vivo.
- A liberdade é fazer tudo o que apetece.
|
Publicada por
BIBLIObaú - Bibliotecas do Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama
à(s)
23:20:00
Sem comentários:
Hiperligações para esta mensagem
Etiquetas:bullying, BE Arangez
25 de Abril,
A Vassourinha,
António Torrado,
Biblioteca escolar,
EN Nº 8,
José Jorge Letria,
Liberdade,
o que é?
terça-feira, 17 de maio de 2016
Agrupamento Premiado - Concurso Uma Aventura… Literária 2016
Dos 14.064 trabalhos a
nível nacional:
Na modalidade de Desenho
2º Prémio ex-aequo
Máxima Figueiredo
Jardim de Infância da Azeda - sala 1- Educadora: Maria Clara Madeira
Na
modalidade de Texto Original
foram premiados dois trabalhos com Menções Honrosas
foram premiados dois trabalhos com Menções Honrosas
Marta Bailarote dos Santos
EB da Azeda 4º A - Professora: Fernanda Dias
EB da Azeda 4º A - Professora: Fernanda Dias
Margarida Neutel Caeiro
EB da Azeda, 4º B - Professora: Cília Besugo
EB da Azeda, 4º B - Professora: Cília Besugo
Na modalidade de Desenho
foram premiados quatro trabalhos com Menções Honrosas
Cristina Truhanova
EB da Azeda 3.º B - Professora: Sílvia Palma
Catarina António
EB do Montalvão 4.º A - Professora: Ana Mourão
EB da Azeda 3.º B - Professora: Sílvia Palma
Catarina António
EB do Montalvão 4.º A - Professora: Ana Mourão
Raissa Souza
EB Nº 8 - B. da Conceição, 4.º A - Professora: Rute
EB Nº 8 - B. da Conceição, 4.º A - Professora: Rute
Madalena Chambel
EB Nº 8 - B. da Conceição, 4.º B - Professora: Corina
EB Nº 8 - B. da Conceição, 4.º B - Professora: Corina
Cada uma das alunas, recebeu um diploma e o livro
"O Silêncio da Água" de José Saramago
Todos os
alunos participantes neste concurso irão receber um diploma de participação
Coordenadoras do projeto professoras: Teresa Fragoso e
Urquida Jardim
segunda-feira, 16 de maio de 2016
Promoção da Leitura :“Cultura Geral”-história, literatura, arte, filosofia
A professora Adriana Simões, ofereceu à biblioteca uma coleção de 6 livros.
“Cultura — Tudo o Que É Preciso Saber”, do alemão Dietrich Schwanitz.
Um projeto ambicioso que resuma a cultura ocidental em 647 páginas, percorrendo as suas várias vertentes — histórica, literária, artística, filosófica.
A ideia é ajudar o leitor a construir uma noção de “cultura geral” e a orientar-se na infinidade de caminhos possíveis para lá chegar, com conselhos práticos sobre livros e leituras.
Fala-se de cosmogonias, de Homero, da Bíblia, da Idade Média, da modernidade, de revoluções, guerras e democracia. Da evolução das artes e da escrita, das grandes obras que servem de chão ao nosso presente.
O primeiro volume desta coleção intitula-se “Da Antiguidade Clássica à Idade Média” e tem introdução de Eduardo Lourenço. Neste texto, o professor leva-nos a compreender por que razão um livro destes é necessário logo hoje, o tempo da suprema distração, do “presente que a si mesmo se basta” e das aparências que mascaram o real.”
Ver tudo no endereço-http://www.norprint.pt/dpi/en/CULTURA-EXPRESSO-IMPRESA
segunda-feira, 9 de maio de 2016
Setúbal, uma Baía a Ler - Mês da Leitura
Publicada por
BIBLIObaú - Bibliotecas do Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama
à(s)
07:41:00
Sem comentários:
Hiperligações para esta mensagem
Etiquetas:bullying, BE Arangez
Setúbal,
Setúbal Uma Baía a Ler
BPMS - José Jorge Letria e os 8º A e 8ºC - Mês da Leitura
Publicada por
BIBLIObaú - Bibliotecas do Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama
à(s)
07:38:00
Sem comentários:
Hiperligações para esta mensagem
Etiquetas:bullying, BE Arangez
BPMS,
José Jorge Letria,
livros
Maratona 14 em Aranguez - Mês da Leitura
Publicada por
BIBLIObaú - Bibliotecas do Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama
à(s)
04:07:00
Sem comentários:
Hiperligações para esta mensagem
Etiquetas:bullying, BE Arangez
literacia da leitura,
maratona da leitura
Concurso INCM em Aranguez - EV
Publicada por
BIBLIObaú - Bibliotecas do Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama
à(s)
04:03:00
Sem comentários:
Hiperligações para esta mensagem
Etiquetas:bullying, BE Arangez
Casa da Moeda,
EV,
Festa da Ilustração
A Maior Flor do Mundo em Aranguez - Mês da Leitura
Publicada por
BIBLIObaú - Bibliotecas do Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama
à(s)
03:56:00
Sem comentários:
Hiperligações para esta mensagem
Etiquetas:bullying, BE Arangez
atividades,
exposição
sexta-feira, 6 de maio de 2016
quinta-feira, 28 de abril de 2016
10 Minutos de Leitura - 2016
Publicada por
BIBLIObaú - Bibliotecas do Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama
à(s)
04:04:00
Sem comentários:
Hiperligações para esta mensagem
Etiquetas:bullying, BE Arangez
10 minutos de Leitura 2016,
Ler Abril
terça-feira, 26 de abril de 2016
A Liberdade é...
Define de forma criativa a ideia de Liberdade
A Liberdade é...
… é o amor! (Lara Madeira)
… ser feliz, ter direitos e deveres! (Galiyana)
… uma voz feita coro, para que todos possam cantar. (Guilherme)
… uma pessoa que é maior do que o MUNDO! (Sofia)
… ser livre para fazer o que nós queremos, sem prejudicar os outros. (Catarina)
… tão grande que ninguém a para! (João)
… uma criança a brincar ao que quiser, quando lhe apetecer! (Isaura)
… ser livre como um pássaro. (Maria Ana)
… um amigo com quem podemos sempre contar… (Lara Genuez)
…um Mundo aberto… (Carolina)
… uma coisa tão grande como o solo. (Nuno)
… uma coisa que ninguém pode tirar a alguém. (Miguel)
… ser livre e ter os seus direitos e os seus deveres. (Mariana)
…sermos livres para brincar. (Bernardo)
… ter condições suficientes para viver. (Afonso)
… um cravo ao pé do nosso coração. (Tomás)
Publicada por
BIBLIObaú - Bibliotecas do Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama
à(s)
10:04:00
Sem comentários:
Hiperligações para esta mensagem
Etiquetas:bullying, BE Arangez
25 de Abril,
Liberdade
sábado, 23 de abril de 2016
O Dia Mundial do Livro
Dia Mundial do Livro é comemorado, desde 1996 por decisão da
UNESCO, a 23 de abril.
Esta data foi escolhida com base
na lenda de S. Jorge e o Dragão, adaptada para honrar a velha tradição catalã
segundo a qual, neste dia, os cavaleiros oferecem às suas damas uma rosa
vermelha de S. Jorge (Sant Jordi) e recebem, em troca, um livro, testemunho das
aventuras do heroico cavaleiro.
Em simultâneo, é prestada
homenagem à obra de grandes escritores, como Shakespeare e Cervantes, falecidos
em 1616, exatamente em abril.
Também a Direção-Geral do Livro,
dos Arquivos e das Bibliotecas, em 2016, presta homenagem a alguns autores
portugueses, cujos centenários de nascimento ou morte se assinalam: Bocage (as
comemorações dos 250 anos do nascimento decorrem de setembro 2015 a setembro de
2016); Mário de Sá Carneiro (1890-1916 – centenário da morte); Mário Dionísio
(1916-1993) e Vergílio Ferreira (1916-1996), autores de que se assinala o
centenário do nascimento
Publicada por
BIBLIObaú - Bibliotecas do Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama
à(s)
17:17:00
Sem comentários:
Hiperligações para esta mensagem
Etiquetas:bullying, BE Arangez
O Dia Mundial do Livro
Subscrever:
Mensagens (Atom)









































