sábado, 23 de abril de 2016

DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS DO CONCURSO DE POESIA CATEGORIA (2º ciclo):

Concluído o processo de apreciação dos poemas, foram apurados os vencedores da 3º edição do concurso de poesia do agrupamento de escolas “Sebastião da Gama”.
Este concurso foi promovido pelas bibliotecas do agrupamento em articulação com professores titulares de turma e Departamento de Línguas. 
A cerimónia de entrega dos prémios e certificados de participação será brevemente divulgado.
À semelhança dos anos anteriores será elaborada uma antologia dos poemas participantes e posteriormente produzido um ebook, a divulgar na página do agrupamento blogue e facebook das BEs.
Os vencedores são:

1º LUGAR
Alexandre dos Santos de Matos , nr2, turma 6ºAAr
Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos de Aranguez

Sal

Falta na comida
Uma pitada de sal.
Mas não exagerar!...
Para não fazer mal.

É um mineral, 
É um condimento.
Mas não o considerem
Como um alimento!

Este pó salgado
Que não vem das minas…
É fácil de encontrar
Em todas as salinas.

Nasce no mar.
Lá bem dissolvido.
E chega ao prato
Já bem servido.


2º LUGAR
Beatriz Albino Ramos
Turma 5ºGar nr 1
Escola dos 2º e 3º Ciclos de Aranguez
O Sal
Sal,salgadinho
De cor reluzente,
Vindo do fundo do mar
Para alimentar a gente.

As belas salinas
Brancas e naturais,
São grandes montinhos
Ricos em minerais.

Em pequenas pedrinhas
Transparentes como o cristal,
Existe no rio Sado, 
A linda Flor do Sal.



Menção honrosa
Raquel Filipa Silva Aleixo
Turma 5º Gr nr 19
Escola dos 2º e 3º Ciclos de Aranguez
O Sal
Uma mão de sal
Para pôr no peixinho
Que bom que ele fica
Depois de comidinho!


O sal é branco como a neve
Ele é muito pequenino
Sem sal nada se faz
Seja grosso ou fininho!

O sal é como cristais
É feito de sódio e cloro
Rico em sais minerais
É brilhante como ouro!



Menção honrosa
Lucas de Sousa Fernandes Azadinho Marques
Turma 6º AAr nr 15
Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos de Aranguez

Ao olhar para trás
Sou capaz de ver a História…
Vejo os romanos
Trabalhando o sal com alegria.

A história do sal 
Tem muito que ensinar.
Desde os que o produzem
Aos que o usam para temperar.

Simples bagos brancos
Com tanto sabor.
Para alguns uma delicia ,
Para outros um horror.

Penso nas salinas
E na honra que têm elas.
Por fazer o sal
Que chega a todas as ruelas.


DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS DO CONCURSO DE POESIA CATEGORIA (1º ciclo):

Concluído o processo de apreciação dos poemas, foram apurados os vencedores da 3ª edição do concurso de poesia do agrupamento de escolas “Sebastião da Gama”. Este concurso foi promovido pelas bibliotecas do agrupamento em articulação com professores titulares de turma e Departamento de Línguas. 


A cerimónia de entrega dos prémios e certificados de participação será brevemente divulgado.

À semelhança dos anos anteriores será elaborada uma antologia dos poemas participantes e posteriormente produzido um e-book, a divulgar na página do agrupamento blogue e FaceBook das Bibliotecas Escolares.

Os vencedores são:

1º LUGAR
Matilde de Sousa Pereira Direitinho
Data de nascimento 27/09/2006
EB Azeda – 4ºB


O Sal

O mar agitado 
É o vento a rir 
E o que o acalma
É o sol a sorrir

Quando sopro nas ondas
Vejo um pó a fugir
Olho melhor
É o sal a agir.

O sal é meu amigo
Ajuda-me a cozinhar
E conto com ele
Para me ajudar

Eu posso ser humano
E ele um alimento
Mas somos amigos
Porque ele está no meu sentimento!

O sal é meu amigo
E conta comigo
E espera ainda
Que seja o meu melhor amigo

O sal nasceu no mar 
Nas ondas do sabor
Mas comigo viajamos
Nas ondas do amor!

2º LUGAR
Daniela Faísca dos Santos 
Data de nascimento 01/11/2005
EB Azeda – 4º B


O Sal

O sal é bonito! 
Sabem porquê?
Porque tem pedrinhas 
Que brilham ao sol.

O sal é saboroso!
Sabem porquê?
Porque dá sabor
À nossa vida.

O sal é atrevido! 
Sabem porquê?
Está sempre a saltar
Para a minha comida.
O sal é convencido!
Sabem porquê?
Acha que é importante
Para a nossa saúde.


3º LUGAR
Leonor Branco Batista 
Data de nascimento 07/07/2006
EB Azeda – 4º B


O Sal

O sal marinho 
Que anda pelo mar
Já sei isto de cor 
Porque ando lá a nadar

O sal produz-se
Nas salinas
É uma bela cultura
Do nosso país

Sempre que passo pelo mar
Vejo as ondas chegar
São uma bela paisagem
Que é bonito visitar


Menção honrosa

Maria do Mar Santos Viegas
09/09/2006
EB Azeda - 4º B

O Sal

Oh! Rio Sado
Lugar de tanto sal
Nesse teu areal
Brilhas como cristal

Dás sabor e arte
A muitas gastronomias
És mar na terra
À mesa fazes maravilhas

Sal, salgado
És um condimento adorado
Por todo o reino
És idolatrado



Menção honrosa
Iúri Nogueira Soares 
Data de nascimento , 22/02/2006
EB Azeda - 4ºB

O Sal

O sal sabe tão bem
Na minha sopa
E também 
No meu peixinho
O sal, hoje 
Está muito salgadinho
Mesmo bom para 
Salgar o meu peixinho



Menção honrosa
Francisco Miguel Louro Barracho 
data de nascimento, 04/02/2006 
EB Azeda  - 4ºB

O sal

Está na comida 
No fundo do mar
O sal, tão salgado!
Que na mesa tem que estar

Sou sal, salgado 
Salgadinho, salgadão
Sei ser saudável,
Sei ser malandrão

Comida sem sal
Por vezes não sabe a nada
Oh! Que maçada!
Só apetece pegar o sal da bancada


terça-feira, 19 de abril de 2016

Ler Bocage para Padrinhos da escola da Azeda

Os alunos da turma C, 4º Ano da Azeda, Leram Bocage para os padrinhos da escola, o AKI. Os funcionários e clientes ficaram muito agradados com a iniciativa integrada na atividade de professores bibliotecários "Setúbal: Uma Baía a Ler - Ler Bocage". Foram oferecidos poemas do auto-retrato de Bocage.

segunda-feira, 18 de abril de 2016

Agrupamento premiado

Uma criança do jardim de infância da Azeda foi premiada no concurso Uma Aventura... Literária 2016, na modalidade de desenho com um honroso 2º lugar.
Parabéns

domingo, 17 de abril de 2016

ESTOU AQUI...Sinalética-Separadores com autores de livros, nas estantes


NA BIBLIOTECA ESSGAMA... ESTOU AQUI...
 ESTOU AQUI...é um procedimento para facilitar o acesso aos livros/autores e simultaneamente tornar dinâmica e apetecível essa procura, através da identificação do rosto/caricatura dos autores ,colocado em separadores . Deu-se continuidade ao trabalho, já anteriormente iniciado, mas que devido a escassez de recursos humanos e materiais, não tinha sido possível concluir. Para este trabalho e até ao momento, foram já recicladas cerca de 100 caixas, do papel de fotocópia. O mesmo procedimento foi usado para a Análise Literária, relativa ao autor.

Exposição comemorativa, do Centenário de Virgílio Ferreira

Centenário de Virgílio Ferreira
 Exposição comemorativa, do Centenário de Virgílio Ferreira, patente, no piso 1 da biblioteca.

25 de abril num minuto - 1º e 2º Ciclo

Ensina RTP- 25 de abril





sábado, 16 de abril de 2016

Poema vencedor do 1º Lugar-Escalão E

" Paraísos de Cristais de Sal".
 O poema premiado com o 1º lugar (Escalão E) é um poema da autoria da professora Joana Caetano, intitulado " Paraísos de Cristais de Sal".
 PARABÉNS!

EDUCAÇÃO LITERÁRIA-8ºAno


A listagem de obras e textos para a educação literária (8ºAno),anteriormente disponibilizada, foi atualizada e completada, com LINKs e Assuntos Relacionados.
Ver também no FACEBOOK das Bibliotecas, do agrupamento

https://www.facebook.com/profile.php?id=100009667261346

EDUCAÇÃO LITERÁRIA-7ºAno

A listagem de obras e textos para a educação literária (7ºAno),anteriormente disponibilizada, foi atualizada e completada, com LINKs e Assuntos Relacionados.
Ver também no FACEBOOK das Bibliotecas, do agrupamento
https://www.facebook.com/profile.php?id=100009667261346

quarta-feira, 13 de abril de 2016

POEMA- SOMOS LIVRES (Uma gaivota voava voava)- 25 de abril- Autora:Ermelinda Duarte




Ermelinda Duarte : Somos livres (uma gaivota voava voava)
Letra e música: Ermelinda Duarte

Ontem apenas
fomos a voz sufocada
dum povo a dizer não quero;
fomos os bobos-do-rei
mastigando desespero.

Ontem apenas
fomos o povo a chorar
na sarjeta dos que, à força,
ultrajaram e venderam
esta terra, hoje nossa.

Uma gaivota voava, voava,
assas de vento,
coração de mar.
Como ela, somos livres,
somos livres de voar.

Uma papoila crescia, crescia,
grito vermelho
num campo cualquer.
Como ela somos livres,
somos livres de crescer.

Uma criança dizia, dizia
"quando for grande
não vou combater".
Como ela, somos livres,
somos livres de dizer.

Somos um povo que cerra fileiras,
parte à conquista
do pão e da paz.
Somos livres, somos livres,
não voltaremos atrás.


 




quinta-feira, 7 de abril de 2016

Histórias contadas nas bibliotecas escolares

José Saramago e a sua obra "A Maior Flor do Mundo" apresentado pela bibliotecária Mª João Trindade, na biblioteca da escola de Aranguez. Os alunos das escolas do 1º Ciclo  visitaram ainda a exposição de quadros representativos das ilustrações dessa magnífica obra e ilustrada por André Letria.


Cada turma deixou registos em delicadas pétalas preparadas para formar lindas flores.



A biblioteca da escola da Azeda acolheu os autores do livro "Um Menino Diferente... Igual a Toda a Gente". As três salas do pré-escolar; e as turmas do 1º Ciclo 1º A - 1ºB e 2ª A estiveram muitos atentos à história da Sandra Batista e às explicações dos ilustradores Ricardo Crista e Rita Melo.

segunda-feira, 4 de abril de 2016

Início do 3.º trimestre


Esta semana vamos visitar a Exposição "A Maior Flor do mundo" da Fundação José Saramago, na Escola Básica de Aranguez.

José Saramago

Capa do Vídeo com a história.


Na biblioteca da EB  de Azeda vamos ter um Encontro com a escritora Sandra Batista, autora do livro Um Menino Diferente... Igual a Toda a Gente.


Capa do livro com a história





sábado, 2 de abril de 2016

Dia Mundial do Livro Infantil

Hans Christian Andersen 

Contos de Hans Christian Andersen - planeado para trabalharmos durante o mês de abril, na Educação Literária, com os 4.º anos de escolaridade de todas as escolas do agrupamento. Preparem-se porque vão gostar! 

O Dia Mundial do Livro Infantil – que ontem se comemorou – é também um dia de homenagem a Hans Christian Andersen, o escritor dinamarquês nascido a 2 de Abril de 1805. 
Sem posses e tendo como única herança do avô e do pai o bichinho de ouvir e contar histórias, HCA mostra toda a sua enorme determinação ao viajar sozinho para tentar a sua sorte no Teatro Real de Copenhaga com 14 anos apenas. 
Hans Christian Andersen inicia a publicação dos seus célebres contos de fadas em 1835, tendo escrito ao todo 156, até 1872. 

Em Portugal, que visitou em 1866, os seus “contos de encantar” também são publicados e traduzidos por nomes conhecidos da Literatura Portuguesa como Guerra Junqueiro (logo em 1877), Maria Amélia Vaz de Carvalho e Gonçalves Crespo e mais tarde, Ana Castro Osório, Cabral do Nascimento, Herberto Helder, Ilse Losa, Ricardo Alberty entre outros. 

Os contos mais conhecidos de HCA podem ser lidos nas várias antologias que temos nas nossas Bibliotecas.

quinta-feira, 24 de março de 2016

terça-feira, 22 de março de 2016

Semana da Leitura 2016-"Livros com estórias"

As três Salas do jardim de infância da Azeda receberam "Livros com estórias", animados por Susana Amaral, do Teatro Infanto Juvenil- Museu da Criança. Os livros explorados foram: - A casa da mosca fosca; - O urso Panda Pinglim; - O Tio Lobo Na opinião das crianças, educadoras e assistentes, aconteceram momentos de muita beleza, magia e encantamento.

sexta-feira, 18 de março de 2016

Semana da Leitura 2016 - Contadora de histórias Ana Fortuna

Foi com muito prazer que recebemos a competente e carinhosa professora bibliotecária Ap. Ana Fortuna. Apresentou Os três porquinhos da Disney e Os três terríveis porquinhos em livro, seguidos de desafios, para as turmas dos 3ºB e 4ºC da escola da Azeda. Foi maravilhoso! Obrigada Ana. Os alunos pediram MAIS!

quinta-feira, 17 de março de 2016

FELIZ PÁSCOA

As bibliotecas escolares do 1º Ciclo desejam a todos os seus leitores uma Páscoa Feliz com muito boas leituras. Biblioteca Escolar da EB Azeda Biblioteca Escolar da EB Montalvão Biblioteca Escolar da EB Nº 1 - Areias Biblioteca Escolar da EB Nº 8 - B. da Conceição Biblioteca Escolar da EB Praias do Sado

Semana da Leitura 2016 - Contadora de Histórias - M.ª João Trindade

Uma história muda-nos a vida e faz-nos viajar pela História através dos tempos. As histórias são mágicas como o Tamborileiro Mágico. A professora bibliotecária de Aranguez, Maria João Trindade. Trouxeste-nos a história de Gianni Rodari, o tamborim e a casa em livro álbum. Alegraste a nossa biblioteca! Os 2º ano TB e TB da EB Azeda agradecem.

OS MAIAS - Obra recomendada para o 11.º ano

terça-feira, 15 de março de 2016

Semana da Leitura 2016 PNL - com Urquida Jardim na EB Azeda

Hoje tivemos a transformadora , todos os dias, professora em muitos momentos feliz com a magia da leitura que sopra nas crianças com quem se relaciona, na biblioteca ou na sala. Urquida.
Os livros de histórias contados foram: O crocodilo Nini e A Vassorinha Os alunos ficaram felizes e encantados. Obrigada Urquida

Lista de obras Projeto de Leitura - 11º Ano

11º Ano - Lista de Obras Projeto de Leitura

Lista de obras Projeto de Leitura - 10º Ano

10º Ano - Lista de Obras Projeto de Leitura

EDUCAÇÃO LITERÁRIA 9ºAno - Lista de obras e textos que fazem parte do fundo documental da biblioteca

9º Ano-lista de Obras e Textos Para Educação Literária

EDUCAÇÃO LITERÁRIA 8ºAno - Lista de obras e textos que fazem parte do fundo documental da biblioteca

8º Ano-lista de Obras e Textos Para Educação Literária

EDUCAÇÃO LITERÁRIA 7ºAno - Lista de obras e textos que fazem parte do fundo documental da biblioteca

7º Ano-lista de Obras e Textos Para Educação Literária

segunda-feira, 14 de março de 2016

Semana da Leitura 2016 - PNL - Sandra Gomes e 1ºC - Azeda



Esta tarde, os alunos de 1º ano, turma C, da professora Modesta, foram mais uma vez presenteados com a leitura de um história pela coordenadora do estabelecimento da Azeda, professora Sandra. O evento aconteceu na biblioteca escolar e o livro lido foi 5 minutos de PAZ de Jill Murphy.
Os alunos presentearam a convidada com leituras de lengalengas.
 
1ºC, professora titular Modesta e coordenadora da escola da Azeda, Sandra.
 

Semana da Leitura 2016 - PNL - contadora de histórias - Helena Ferreira

História: João e o Pé de Feijão

Sessão de leitura pela professora bibliotecária Helena Ferreira,  para a turma 1ºB, da escola da Azeda


História. A Arca do Tesouro de Alice Vieira
Sessão de leitura pela professora bibliotecária Helena Ferreira,  para a turma 3ºA, da escola da Azeda

domingo, 13 de março de 2016

Semana da Leitura 2016 - PNL - contador de histórias - Pedro Fragoso

Mais um convidado foi recebido na biblioteca da escola da Azeda, criando Elos de Leitura. Desta vez foi o professor de Aranguez, Pedro Fragoso. Os alunos de 1º ano da professora Modesta e de 3º ano da professora Sónia, ouviram duas histórias de tradição oral. Após estas histórias, os alunos foram presenteados com a apresentação de uma canção. Obrigada professor Pedro Fragoso, pela forma carinhosa como encantou os alunos.

Missão

Vimos dar corpo à fusão recente de agrupamentos, unificar e concretizar a dinâmica de trabalho das nossas bibliotecas.

»»» Embora em construção, este blogue estará sempre em produção.