BE EB das Praias do Sado - BE EB Nº 1 - Areias - BE EB Nº 8 - B. da Conceição -BE EB/JI do Montalvão - BE EB/JI da Azeda - BE 2/3 Aranguez - BE ESSebastião da Gama
terça-feira, 19 de abril de 2016
Ler Bocage para Padrinhos da escola da Azeda
Os alunos da turma C, 4º Ano da Azeda, Leram Bocage para os padrinhos da escola, o AKI.
Os funcionários e clientes ficaram muito agradados com a iniciativa integrada na atividade de professores bibliotecários "Setúbal: Uma Baía a Ler - Ler Bocage".
Foram oferecidos poemas do auto-retrato de Bocage.
Publicada por
BIBLIObaú - Bibliotecas do Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama
à(s)
23:37:00
Sem comentários:
Hiperligações para esta mensagem
Etiquetas:bullying, BE Arangez
AKI,
Azeda,
biblioteca,
Bocage,
leitura,
Setúbal Uma Baía a Ler
segunda-feira, 18 de abril de 2016
Agrupamento premiado
Uma criança do jardim de infância da Azeda foi premiada no concurso Uma Aventura... Literária 2016, na modalidade de desenho com um honroso 2º lugar.
Parabéns
domingo, 17 de abril de 2016
ESTOU AQUI...Sinalética-Separadores com autores de livros, nas estantes
NA BIBLIOTECA ESSGAMA...
ESTOU AQUI...
ESTOU AQUI...é um procedimento para facilitar o acesso aos livros/autores e simultaneamente tornar dinâmica e apetecível essa procura, através da identificação do rosto/caricatura dos autores ,colocado em separadores .
Deu-se continuidade ao trabalho, já anteriormente iniciado, mas que devido a escassez de recursos humanos e materiais, não tinha sido possível concluir.
Para este trabalho e até ao momento, foram já recicladas cerca de 100 caixas, do papel de fotocópia. O mesmo procedimento foi usado para a Análise Literária, relativa ao autor.
Publicada por
BIBLIObaú - Bibliotecas do Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama
à(s)
11:27:00
Sem comentários:
Hiperligações para esta mensagem
Etiquetas:bullying, BE Arangez
nas estantes,
Sinalética-Separadores com autores de livros
Exposição comemorativa, do Centenário de Virgílio Ferreira
Centenário de Virgílio Ferreira
Exposição comemorativa, do Centenário de Virgílio Ferreira, patente, no piso 1 da biblioteca.
sábado, 16 de abril de 2016
Poema vencedor do 1º Lugar-Escalão E
" Paraísos de Cristais de Sal".
O poema premiado com o 1º lugar (Escalão E) é um poema da autoria da professora Joana Caetano, intitulado " Paraísos de Cristais de Sal".PARABÉNS!
Publicada por
BIBLIObaú - Bibliotecas do Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama
à(s)
10:37:00
Sem comentários:
Hiperligações para esta mensagem
Etiquetas:bullying, BE Arangez
Poema vencedor do 1º Lugar-Escalão E
EDUCAÇÃO LITERÁRIA-8ºAno
A listagem de obras e textos para a educação literária (8ºAno),anteriormente disponibilizada, foi atualizada e completada, com LINKs e Assuntos Relacionados.
Ver também no FACEBOOK das Bibliotecas, do agrupamento
https://www.facebook.com/profile.php?id=100009667261346
Publicada por
BIBLIObaú - Bibliotecas do Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama
à(s)
09:32:00
Sem comentários:
Hiperligações para esta mensagem
Etiquetas:bullying, BE Arangez
EDUCAÇÃO LITERÁRIA-7ºAno
EDUCAÇÃO LITERÁRIA-7ºAno
A listagem de obras e textos para a educação literária (7ºAno),anteriormente disponibilizada, foi atualizada e completada, com LINKs e Assuntos Relacionados.
Ver também no FACEBOOK das Bibliotecas, do agrupamento
https://www.facebook.com/profile.php?id=100009667261346
Publicada por
BIBLIObaú - Bibliotecas do Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama
à(s)
08:50:00
Sem comentários:
Hiperligações para esta mensagem
Etiquetas:bullying, BE Arangez
EDUCAÇÃO LITERÁRIA-7ºAno
quarta-feira, 13 de abril de 2016
POEMA- SOMOS LIVRES (Uma gaivota voava voava)- 25 de abril- Autora:Ermelinda Duarte
Ermelinda Duarte : Somos livres (uma gaivota voava voava)
Letra e música: Ermelinda Duarte
Letra e música: Ermelinda Duarte
Ontem apenas
fomos a voz sufocada
dum povo a dizer não quero;
fomos os bobos-do-rei
mastigando desespero.
Ontem apenas
fomos o povo a chorar
na sarjeta dos que, à força,
ultrajaram e venderam
esta terra, hoje nossa.
Uma gaivota voava, voava,
assas de vento,
coração de mar.
Como ela, somos livres,
somos livres de voar.
Uma papoila crescia, crescia,
grito vermelho
num campo cualquer.
Como ela somos livres,
somos livres de crescer.
Uma criança dizia, dizia
"quando for grande
não vou combater".
Como ela, somos livres,
somos livres de dizer.
Somos um povo que cerra fileiras,
parte à conquista
do pão e da paz.
Somos livres, somos livres,
não voltaremos atrás.
fomos a voz sufocada
dum povo a dizer não quero;
fomos os bobos-do-rei
mastigando desespero.
Ontem apenas
fomos o povo a chorar
na sarjeta dos que, à força,
ultrajaram e venderam
esta terra, hoje nossa.
Uma gaivota voava, voava,
assas de vento,
coração de mar.
Como ela, somos livres,
somos livres de voar.
Uma papoila crescia, crescia,
grito vermelho
num campo cualquer.
Como ela somos livres,
somos livres de crescer.
Uma criança dizia, dizia
"quando for grande
não vou combater".
Como ela, somos livres,
somos livres de dizer.
Somos um povo que cerra fileiras,
parte à conquista
do pão e da paz.
Somos livres, somos livres,
não voltaremos atrás.
quinta-feira, 7 de abril de 2016
Histórias contadas nas bibliotecas escolares
![]() |
| Cada turma deixou registos em delicadas pétalas preparadas para formar lindas flores. |
Publicada por
BIBLIObaú - Bibliotecas do Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama
à(s)
16:12:00
Sem comentários:
Hiperligações para esta mensagem
Etiquetas:bullying, BE Arangez
A Maior Flor do Mundo,
BE Aranguez,
BE Azeda,
José Saramago,
Ricardo Crista,
Rita Melo,
Sandra Batista,
Um Menino Diferenre...Igual a toda a Gente
segunda-feira, 4 de abril de 2016
Início do 3.º trimestre
Esta semana vamos visitar a Exposição "A Maior Flor do mundo" da Fundação José Saramago, na Escola Básica de Aranguez.
![]() |
| José Saramago |
![]() |
| Capa do Vídeo com a história. |
Na biblioteca da EB de Azeda vamos ter um Encontro com a escritora Sandra Batista, autora do livro Um Menino Diferente... Igual a Toda a Gente.
![]() |
| Capa do livro com a história |
Publicada por
BIBLIObaú - Bibliotecas do Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama
à(s)
09:20:00
Sem comentários:
Hiperligações para esta mensagem
Etiquetas:bullying, BE Arangez
A Maior Flor do Mundo,
biblioteca,
Encontro com escritora Sandra Batista,
exposição,
José Saramago,
livro,
Um Menino Diferente ...Igual a Toda a Gente
sábado, 2 de abril de 2016
Dia Mundial do Livro Infantil
Hans Christian Andersen
Contos de Hans Christian Andersen - planeado para trabalharmos durante o mês de abril, na Educação Literária, com os 4.º anos de escolaridade de todas as escolas do agrupamento. Preparem-se porque vão gostar!
O Dia Mundial do Livro Infantil – que ontem se comemorou – é também um dia de homenagem a Hans Christian Andersen, o escritor dinamarquês nascido a 2 de Abril de 1805.
Sem posses e tendo como única herança do avô e do pai o bichinho de ouvir e contar histórias, HCA mostra toda a sua enorme determinação ao viajar sozinho para tentar a sua sorte no Teatro Real de Copenhaga com 14 anos apenas.
Hans Christian Andersen inicia a publicação dos seus célebres contos de fadas em 1835, tendo escrito ao todo 156, até 1872.
Em Portugal, que visitou em 1866, os seus “contos de encantar” também são publicados e traduzidos por nomes conhecidos da Literatura Portuguesa como Guerra Junqueiro (logo em 1877), Maria Amélia Vaz de Carvalho e Gonçalves Crespo e mais tarde, Ana Castro Osório, Cabral do Nascimento, Herberto Helder, Ilse Losa, Ricardo Alberty entre outros.
Os contos mais conhecidos de HCA podem ser lidos nas várias antologias que temos nas nossas Bibliotecas.
Publicada por
BIBLIObaú - Bibliotecas do Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama
à(s)
22:14:00
Sem comentários:
Hiperligações para esta mensagem
Etiquetas:bullying, BE Arangez
Dia Mundial do Livro Infantil,
Hans Christian Andersen
quinta-feira, 24 de março de 2016
Semana da Leitura 2016 - EB Nº 1 - Areias
A Biblioteca escolar ficou pequena para tantos leitores. Todos quiseram participar e leram para os outros. A alegria ficou patente no rosto das docentes Urquida e Clara Aleixo.
Publicada por
BIBLIObaú - Bibliotecas do Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama
à(s)
15:54:00
Sem comentários:
Hiperligações para esta mensagem
Etiquetas:bullying, BE Arangez
Biblioteca escolar,
EB Areias,
Semana da Leitura 2016
Semana da Leitura 2016 - A Família vem Ler
Nas salas do pré-escolar da Azeda, aconteceu leitura com mães, pais, avós irmãos e outros familiares. O tema foi Bocage.
Publicada por
BIBLIObaú - Bibliotecas do Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama
à(s)
15:05:00
Sem comentários:
Hiperligações para esta mensagem
Etiquetas:bullying, BE Arangez
A Família vem Ler,
Azeda,
pré escolar,
Semana da Leitura 2016
terça-feira, 22 de março de 2016
Semana da Leitura 2016-"Livros com estórias"
As três Salas do jardim de infância da Azeda receberam "Livros com estórias", animados por Susana Amaral, do Teatro Infanto Juvenil- Museu da Criança.
Os livros explorados foram:
- A casa da mosca fosca;
- O urso Panda Pinglim;
- O Tio Lobo
Na opinião das crianças, educadoras e assistentes, aconteceram momentos de muita beleza, magia e encantamento.
Publicada por
BIBLIObaú - Bibliotecas do Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama
à(s)
01:06:00
Sem comentários:
Hiperligações para esta mensagem
Etiquetas:bullying, BE Arangez
"Livros com estórias",
A casa da mosca fosca; O urso,
Azeda,
biblioteca,
Museu da Criança,
O Tio Lobo,
Panda Pinglim,
Pré-escolar,
sala1,
sala2,
sala3,
Semana da Leitura,
Susana Amaral,
Teatro Infanto Juvenil
sexta-feira, 18 de março de 2016
Semana da Leitura 2016 - Contadora de histórias Ana Fortuna
Foi com muito prazer que recebemos a competente e carinhosa professora bibliotecária Ap. Ana Fortuna.
Apresentou Os três porquinhos da Disney e Os três terríveis porquinhos em livro, seguidos de desafios, para as turmas dos 3ºB e 4ºC da escola da Azeda.
Foi maravilhoso!
Obrigada Ana. Os alunos pediram MAIS!
Publicada por
BIBLIObaú - Bibliotecas do Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama
à(s)
09:15:00
Sem comentários:
Hiperligações para esta mensagem
Etiquetas:bullying, BE Arangez
Ana Fortuna,
Biblioteca escolar,
EB Azeda,
os três porquinhos,
os três terríveis porquinhos,
Semana da Leitura 2016
quinta-feira, 17 de março de 2016
FELIZ PÁSCOA
As bibliotecas escolares do 1º Ciclo desejam a todos os seus leitores uma Páscoa Feliz com muito boas leituras.
Biblioteca Escolar da EB Azeda
Biblioteca Escolar da EB Montalvão
Biblioteca Escolar da EB Nº 1 - Areias
Biblioteca Escolar da EB Nº 8 - B. da Conceição
Biblioteca Escolar da EB Praias do Sado
Semana da Leitura 2016 - Contadora de Histórias - M.ª João Trindade
Uma história muda-nos a vida e faz-nos viajar pela História através dos tempos.
As histórias são mágicas como o Tamborileiro Mágico.
A professora bibliotecária de Aranguez, Maria João Trindade.
Trouxeste-nos a história de Gianni Rodari, o tamborim e a casa em livro álbum. Alegraste a nossa biblioteca! Os 2º ano TB e TB da EB Azeda agradecem.
Publicada por
BIBLIObaú - Bibliotecas do Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama
à(s)
07:27:00
Sem comentários:
Hiperligações para esta mensagem
Etiquetas:bullying, BE Arangez
Gianni Rodari,
Maria João Trindade,
Semana da Leitura 2016,
Tamborileiro Mágico
terça-feira, 15 de março de 2016
Semana da Leitura 2016 PNL - com Urquida Jardim na EB Azeda
Hoje tivemos a transformadora , todos os dias, professora em muitos momentos feliz com a magia da leitura que sopra nas crianças com quem se relaciona, na biblioteca ou na sala. Urquida.Os livros de histórias contados foram: O crocodilo Nini e A Vassorinha Os alunos ficaram felizes e encantados. Obrigada Urquida
Publicada por
BIBLIObaú - Bibliotecas do Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama
à(s)
11:04:00
Sem comentários:
Hiperligações para esta mensagem
Etiquetas:bullying, BE Arangez
A Vassourinha,
O crocodilo Nini,
Semana da Leitura 2016,
Urquida Jardim
Lista de obras Projeto de Leitura - 11º Ano
Publicada por
BIBLIObaú - Bibliotecas do Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama
à(s)
05:16:00
Sem comentários:
Hiperligações para esta mensagem
Etiquetas:bullying, BE Arangez
Lista de obras Projeto de Leitura - 11º Ano
Lista de obras Projeto de Leitura - 10º Ano
Publicada por
BIBLIObaú - Bibliotecas do Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama
à(s)
05:13:00
Sem comentários:
Hiperligações para esta mensagem
Etiquetas:bullying, BE Arangez
Lista de obras Projeto de Leitura - 10º Ano
EDUCAÇÃO LITERÁRIA 9ºAno - Lista de obras e textos que fazem parte do fundo documental da biblioteca
Publicada por
BIBLIObaú - Bibliotecas do Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama
à(s)
05:10:00
Sem comentários:
Hiperligações para esta mensagem
Etiquetas:bullying, BE Arangez
EDUCAÇÃO LITERÁRIA 9ºAno
EDUCAÇÃO LITERÁRIA 8ºAno - Lista de obras e textos que fazem parte do fundo documental da biblioteca
Publicada por
BIBLIObaú - Bibliotecas do Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama
à(s)
05:06:00
Sem comentários:
Hiperligações para esta mensagem
Etiquetas:bullying, BE Arangez
EDUCAÇÃO LITERÁRIA 8ºAno
EDUCAÇÃO LITERÁRIA 7ºAno - Lista de obras e textos que fazem parte do fundo documental da biblioteca
Publicada por
BIBLIObaú - Bibliotecas do Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama
à(s)
05:02:00
Sem comentários:
Hiperligações para esta mensagem
Etiquetas:bullying, BE Arangez
EDUCAÇÃO LITERÁRIA 7ºAno
segunda-feira, 14 de março de 2016
Semana da Leitura 2016 - PNL - Sandra Gomes e 1ºC - Azeda
Esta tarde, os alunos de 1º ano, turma C, da professora Modesta, foram mais uma vez presenteados com a leitura de um história pela coordenadora do estabelecimento da Azeda, professora Sandra. O evento aconteceu na biblioteca escolar e o livro lido foi 5 minutos de PAZ de Jill Murphy.
Os alunos presentearam a convidada com leituras de lengalengas.
| 1ºC, professora titular Modesta e coordenadora da escola da Azeda, Sandra. |
Publicada por
BIBLIObaú - Bibliotecas do Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama
à(s)
08:53:00
Sem comentários:
Hiperligações para esta mensagem
Etiquetas:bullying, BE Arangez
5 minutos de PAZ,
Jill Murphy; Coord. de Est. Sandra Gomes,
prof. tituylar Modesta,
Semana da Leitura 2016
Semana da Leitura 2016 - PNL - contadora de histórias - Helena Ferreira
História: João e o Pé de Feijão
![]() |
| Sessão de leitura pela professora bibliotecária Helena Ferreira, para a turma 1ºB, da escola da Azeda História. A Arca do Tesouro de Alice Vieira |
|
Publicada por
BIBLIObaú - Bibliotecas do Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama
à(s)
05:59:00
Sem comentários:
Hiperligações para esta mensagem
Etiquetas:bullying, BE Arangez
contadora de histórias - Helena Ferreira,
Histórias: João e o Pé de Feijão e a Arca do Tesouro de Alice Vieira,
Semana da Leitura 2016
domingo, 13 de março de 2016
Semana da Leitura 2016 - PNL - contador de histórias - Pedro Fragoso
Mais um convidado foi recebido na biblioteca da escola da Azeda, criando Elos de Leitura.
Desta vez foi o professor de Aranguez, Pedro Fragoso.
Os alunos de 1º ano da professora Modesta e de 3º ano da professora Sónia, ouviram duas histórias de tradição oral.
Após estas histórias, os alunos foram presenteados com a apresentação de uma canção.
Obrigada professor Pedro Fragoso, pela forma carinhosa como encantou os alunos.
Publicada por
BIBLIObaú - Bibliotecas do Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama
à(s)
14:21:00
Sem comentários:
Hiperligações para esta mensagem
Etiquetas:bullying, BE Arangez
histórias de tradição oral,
Pedro Fragoso,
Semana da Leitura 2016
quarta-feira, 9 de março de 2016
Fábulas de Bocage - Semana da Leitura
O Contador Desenhador no Ar esteve com o Pré Escolar da Azeda a dizer Fábulas de Bocage.
Foi uma excelente oportunidade de conhecer melhor a obra do poeta sadino pela voz de João Brás e música de Carlos Curto.
Publicada por
BIBLIObaú - Bibliotecas do Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama
à(s)
00:53:00
Sem comentários:
Hiperligações para esta mensagem
Etiquetas:bullying, BE Arangez
Bocage,
fábulas de Bocage,
O Contador e Desenhador no Ar,
Semana da Leitura
terça-feira, 8 de março de 2016
Encontro com... Margarida Costa
A Margarida esteve novamente no nosso agrupamento, desta vez na biblioteca da escola da Azeda, como personalidade convidada integrada na Semana da Leitura.
Contou e encantou as crianças da sala 2 com os livros Perto e Os cinco pequenos amigos.
Obrigada mais uma vez.
Publicada por
BIBLIObaú - Bibliotecas do Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama
à(s)
09:27:00
Sem comentários:
Hiperligações para esta mensagem
Etiquetas:bullying, BE Arangez
biblioteca,
contos,
livros,
Margarida Costa,
Semana da Leitura
Subscrever:
Mensagens (Atom)












