sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

O AMOR está no ar.... Feliz Dia de S. Valentim! (EB de Aranguez)










O AMOR será sempre um motor para a criatividade...
FELIZ DIA DE S. VALENTIM!!

Com Beatriz Lima foi assim... (reportagem fotográfica)

A BE Aranguez agradece a presença de todos os que participaram neste agradável e descontraído momento de partilha proporcionado por Beatriz Lima.
Esta jovem escritora trouxe-nos um pouco da sua experiência e incentivou-nos a nunca desistir dos nossos sonhos. 
Ficam aqui alguns registos para aqueles que não puderam estar presentes.
























quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

A EB Aranguez foi receber a Tocha da Liberdade e da Paz na ESSG! Veja as fotos!

«Portugal recebe Tocha da FIR, nos 70 anos do fim da II Guerra Mundial


A URAP associou-se à iniciativa da FIR – Federação Internacional de Resistentes, que visa fazer percorrer a sua tocha, a Tocha da Liberdade e da Paz, por todos os países da Europa, a fim de assinalar os 70 anos do fim da II Guerra Mundial, que se cumprem em Maio do próximo ano.

A FIR, que a URAP integra, começou já este ano a comemorar esta data tão importante para os povos de todo o Mundo, para que possam recordar o horror dos campos de concentração nazis, os mais de cinquenta milhões de mortos, todo o sofrimento imposto pela barbárie nazifascista.

Ao mesmo tempo, a FIR pretende homenagear os resistentes, os que se bateram heroicamente pela libertação dos seus países e do mundo e, simultaneamente, lembrar que é necessário lutar para que esta catástrofe não se repita.

Ao ter conhecimento desta iniciativa da FIR, a direcção da URAP decidiu que receber em Portugal este símbolo da luta pela paz e pela liberdade enriqueceria as comemorações que tenciona levar a cabo e, assim, está decidida a sua permanência no País de28 de Janeiro a 12 de Fevereiro de 2015.Autarquias, colectividades e professores estarão envolvidos na colaboração com a URAP nestas comemorações do fim da II Guerra Mundial, estando previsto que a tocha percorra várias terras do País, onde será recebida em escolas e outras instituições.

A URAP tem o dever de assinalar esses dias sangrentos, contribuindo para que a História não seja esquecida nem adulterada e tem o dever também de alertar para a situação que vivemos: a crise do capitalismo, a agressividade imperialista, o esmagamento dos povos, o avanço de forças da extrema-direita na Europa, traços preocupantes que exigem dos democratas, dos antifascistas o reforço do movimento pelo desarmamento e pela paz.»

Fonte:  http://www.urap.pt/


Recepção da Tocha da Liberdade e da Paz na Escola Secundária Sebastião da Gama

 
Trabalho de Mafalda Moreira, 6ºI

Neste âmbito, Setúbal recebeu a Tocha da Liberdade e da Paz dia 9 de fevereiro. A Escola Sede do nosso agrupamento teve a honra de acolhê-la pelas 11h30m, com uma pequena cerimónia.

A EB de Aranguez marcou presença com um grupo de alunos delegados e subdelegados de turma que, assim, representaram os restantes colegas colegas neste evento tão significativo.




Encontro com... Beatriz Lima


quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

TOCA A VOTAR! "Hino da Fruta" criado pelas crianças de: Escola nº 8 do Bairro da Conceição

Conheça abaixo o "Hino da Fruta" criado pelas crianças de: Escola nº 8 do Bairro da Conceição, Setúbal - 1º ano, 4º ano, Turma A .
Partilhe este "Hino da Fruta" com os seus amigos.

Para votar neste hino da fruta ligue: 760 457 326
(Custo da chamada 0,60€+IVA)
NOTA: Os votos são apenas atualizados de 24 em 24 horas.    




segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

AS NOSSAS ATIVIDADES: Dia da Internet mais Segura 2015


Clica no cartaz e descobre JOGOS, QUIZ e um universo de informações úteis sobre Segurança na Internet!
Visita a nossa Biblioteca Digital! Encontrarás sites para todos os temas!
EB Aranguez - Atividades da Semana da Internet Segura 2015


  
(Nota: Na barra inferior pode colocar-se Legenda e nas Configurações alterar a língua que desejamos)


sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Encontro com... Beatriz Lima - EB de Aranguez

Apresentação do livro "Dependo de Ti" de Beatriz Lima.
Temos agendamento para uma turma por sessão, ainda podemos receber mais algum público interessados. Fica feito o convite.
Apareçam!


quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Encontro com... Isabel Alçada - A Biblioteca Digital do Museu Jorge Alvares e o Livro "Missão Impossível" (fotos)



No do dia 3 de fevereiro recebemos a escritora Isabel Alçada. Este encontro, no auditório da escola secundária Sebastião da Gama, com alunos dos 1º, 2º e 3º ciclos, em duas sessões, decorreu serenamente mas com lotação esgotada.
Antecedeu-se uma contextualização da criação do livro Missão Impossível, seguida de apresentação da Biblioteca Digital do Museu Jorge Alvares, dois recursos de excelência que visam fomentar o contacto das camadas mais jovens com a história, a cultura e os costumes e tradições da China e de Macau.
Por fim foram as perguntas e respostas.
Agradecemos a participação de todos e, em especial, aos convidados pela solicitude e disponibilidade.





Para que a memória não se apague...

“O Holocausto existiu!”
“Aprender com o Passado, Ensinar para o Futuro”
“Para que a memória não se apague”





No âmbito da evocação do Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, e do  ano em que se assinalam os 70 anos da libertação dos prisioneiros do campo de Auschwitz, a Biblioteca em articulação com a professora Helena Araújo, vestiram a “árvore” das mensagens colocada no átrio da escola com imagens e mensagens/pensamentos com o objetivo de entendermos os sinais da tragédia nas nossas sociedades atuais. IN, ESTHER MUCZNIK.

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Vai e Vem- projeto do PNL - JI Azeda

As crianças do pré escolar já estão a apresentar os seus livrinhos lidos com as famílias.



LIVROS - oferta para a BE de Azeda

A Associação de pais da Escola da Azeda ofereceu à biblioteca um conjunto de livros que, depois de terem sido registados e catalogados na biblioteca municipal, já se encontram nas estantes a aguardar os seus leitores. São livros de poesia, banda desenhada, contos, fábulas, aventuras, e muitos mais. Obrigada que ridos pais e queridas mães.








"Hino da Fruta 2014/2015", "Turmas 1ºA e 4º A da EB 1 nº 8 de Setúbal – ...









Hino criado pelos alunos do 1ºA e 4ºA da EB1 nº 8 de Setúbal, concelho de Setúbal, no distrito de Setúbal, no âmbito do projecto «Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável» da APCOI – Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil no ano lectivo de 2014/2015. Os direitos de utilização desta obra pertencem à APCOI. Mais informações em www.heroisdafruta.com ou www.apcoi.pt.


segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Encontro com...

É já no do dia 3 de fevereiro que vamos receber as escritoras Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada. Este encontro vai acontecer no auditório da escola secundária Sebastião da Gama com alunos dos 1º, 2º e 3º ciclos, em duas sessões.
Os alunos leram a obra "Missão Impossível" das duas autoras, edição e oferta da Fundação Jorge Álvares a todas as bibliotecas escolares do agrupamento.

terça-feira, 27 de janeiro de 2015

7º A Contra o Bullying! A missão continua...






Na sequência do projeto iniciado em novembro de 2014 e publicado no nosso Facebook, a turma   7º A, da EB de Aranguêz continua a desenvolver vários projetos para divulgação e prevenção do Bullying.
Hoje, recebemos na nossa BE uma caixa de correio Anti Bullying, que pretende ser uma ponte para denuncia ou desabafo daqueles que, de algum modo, se sintam vítimas.Ter consciência é meio caminho para a ação.
Continuem! As vossas ações são muito valiosas e representam um grande passo para a construção da consciência cívica que é urgente criar nos cidadão. O nosso forte aplauso! Parabéns!

quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Aquisição de livros para exploração no âmbito da Educação Literária - 1º Ciclo

Livros adquiridos pela direção do agrupamento para a educação literária, 1º ciclo.

As aquisições ficaram a "morar" na biblioteca da EB nº 1, mas podem ser requisitados para qualquer biblioteca do agrupamento. 

1º ANO

A Ovelhinha Preta de Elizabeth Shaw
Aquela Nuvem e Outras de Eugénio de Andrade

2º ANO

A Menina Gotinha de Água de Papiniano Carlos
O Têpluquê e Outras Histórias de Manuel António Pina
Fala bicho de Violeta Figueiredo
O Têpluquê e Outras Histórias de Manuel António Pina
O Rouxinol e a sua namorada de Sidónio Muralha
A flor vai ver o mar de Alves Redol

3º ANO

A Cor das Vogais de Vergílio Alberto Vieira
As Fadas Verdes de Matilde Rosa Araújo
A Arca do Tesouro de Alice Vieira
O Senhor do seu Nariz de Álvaro Magalhães

4º ANO

Seleção de Contos de Andersen de Hans Christian Andersen
Este livro inclui os seguintes contos:
A princesa e a ervilha
O rouxinol
Os sapatos vermelhos
História Com Recadinho de Luísa Dacosta
Teatro às Três Pancadas de António Torrado
Seleção de Contos de Andersen de Hans Christian Andersen
Este livro inclui os seguintes contos:
A princesa e a ervilha
O rouxinol
Os sapatos vermelhos

quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

A princesa de Putri Telur

A escola da Azeda recebeu hoje o grupo de teatro Lua Cheia que apresentou a bela lenda da Indonésia a princesa Petri Telur. As crianças do pré escolar e os alunos do 1º ciclo ficaram encantados e puderam também observar as próprias marionetas e sombras que foram utilizadas. Ficámos todos muito agradados com esta atividade. Obrigada famílias, professores, Ana e Maria João. As crianças e alunos tiveram um comportamento e atenção exemplares.

Missão

Vimos dar corpo à fusão recente de agrupamentos, unificar e concretizar a dinâmica de trabalho das nossas bibliotecas.

»»» Embora em construção, este blogue estará sempre em produção.