sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Encontro com... Beatriz Lima - EB de Aranguez

Apresentação do livro "Dependo de Ti" de Beatriz Lima.
Temos agendamento para uma turma por sessão, ainda podemos receber mais algum público interessados. Fica feito o convite.
Apareçam!


quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Encontro com... Isabel Alçada - A Biblioteca Digital do Museu Jorge Alvares e o Livro "Missão Impossível" (fotos)



No do dia 3 de fevereiro recebemos a escritora Isabel Alçada. Este encontro, no auditório da escola secundária Sebastião da Gama, com alunos dos 1º, 2º e 3º ciclos, em duas sessões, decorreu serenamente mas com lotação esgotada.
Antecedeu-se uma contextualização da criação do livro Missão Impossível, seguida de apresentação da Biblioteca Digital do Museu Jorge Alvares, dois recursos de excelência que visam fomentar o contacto das camadas mais jovens com a história, a cultura e os costumes e tradições da China e de Macau.
Por fim foram as perguntas e respostas.
Agradecemos a participação de todos e, em especial, aos convidados pela solicitude e disponibilidade.





Para que a memória não se apague...

“O Holocausto existiu!”
“Aprender com o Passado, Ensinar para o Futuro”
“Para que a memória não se apague”





No âmbito da evocação do Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, e do  ano em que se assinalam os 70 anos da libertação dos prisioneiros do campo de Auschwitz, a Biblioteca em articulação com a professora Helena Araújo, vestiram a “árvore” das mensagens colocada no átrio da escola com imagens e mensagens/pensamentos com o objetivo de entendermos os sinais da tragédia nas nossas sociedades atuais. IN, ESTHER MUCZNIK.

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Vai e Vem- projeto do PNL - JI Azeda

As crianças do pré escolar já estão a apresentar os seus livrinhos lidos com as famílias.



LIVROS - oferta para a BE de Azeda

A Associação de pais da Escola da Azeda ofereceu à biblioteca um conjunto de livros que, depois de terem sido registados e catalogados na biblioteca municipal, já se encontram nas estantes a aguardar os seus leitores. São livros de poesia, banda desenhada, contos, fábulas, aventuras, e muitos mais. Obrigada que ridos pais e queridas mães.








"Hino da Fruta 2014/2015", "Turmas 1ºA e 4º A da EB 1 nº 8 de Setúbal – ...









Hino criado pelos alunos do 1ºA e 4ºA da EB1 nº 8 de Setúbal, concelho de Setúbal, no distrito de Setúbal, no âmbito do projecto «Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável» da APCOI – Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil no ano lectivo de 2014/2015. Os direitos de utilização desta obra pertencem à APCOI. Mais informações em www.heroisdafruta.com ou www.apcoi.pt.


segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Encontro com...

É já no do dia 3 de fevereiro que vamos receber as escritoras Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada. Este encontro vai acontecer no auditório da escola secundária Sebastião da Gama com alunos dos 1º, 2º e 3º ciclos, em duas sessões.
Os alunos leram a obra "Missão Impossível" das duas autoras, edição e oferta da Fundação Jorge Álvares a todas as bibliotecas escolares do agrupamento.

terça-feira, 27 de janeiro de 2015

7º A Contra o Bullying! A missão continua...






Na sequência do projeto iniciado em novembro de 2014 e publicado no nosso Facebook, a turma   7º A, da EB de Aranguêz continua a desenvolver vários projetos para divulgação e prevenção do Bullying.
Hoje, recebemos na nossa BE uma caixa de correio Anti Bullying, que pretende ser uma ponte para denuncia ou desabafo daqueles que, de algum modo, se sintam vítimas.Ter consciência é meio caminho para a ação.
Continuem! As vossas ações são muito valiosas e representam um grande passo para a construção da consciência cívica que é urgente criar nos cidadão. O nosso forte aplauso! Parabéns!

quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Aquisição de livros para exploração no âmbito da Educação Literária - 1º Ciclo

Livros adquiridos pela direção do agrupamento para a educação literária, 1º ciclo.

As aquisições ficaram a "morar" na biblioteca da EB nº 1, mas podem ser requisitados para qualquer biblioteca do agrupamento. 

1º ANO

A Ovelhinha Preta de Elizabeth Shaw
Aquela Nuvem e Outras de Eugénio de Andrade

2º ANO

A Menina Gotinha de Água de Papiniano Carlos
O Têpluquê e Outras Histórias de Manuel António Pina
Fala bicho de Violeta Figueiredo
O Têpluquê e Outras Histórias de Manuel António Pina
O Rouxinol e a sua namorada de Sidónio Muralha
A flor vai ver o mar de Alves Redol

3º ANO

A Cor das Vogais de Vergílio Alberto Vieira
As Fadas Verdes de Matilde Rosa Araújo
A Arca do Tesouro de Alice Vieira
O Senhor do seu Nariz de Álvaro Magalhães

4º ANO

Seleção de Contos de Andersen de Hans Christian Andersen
Este livro inclui os seguintes contos:
A princesa e a ervilha
O rouxinol
Os sapatos vermelhos
História Com Recadinho de Luísa Dacosta
Teatro às Três Pancadas de António Torrado
Seleção de Contos de Andersen de Hans Christian Andersen
Este livro inclui os seguintes contos:
A princesa e a ervilha
O rouxinol
Os sapatos vermelhos

quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

A princesa de Putri Telur

A escola da Azeda recebeu hoje o grupo de teatro Lua Cheia que apresentou a bela lenda da Indonésia a princesa Petri Telur. As crianças do pré escolar e os alunos do 1º ciclo ficaram encantados e puderam também observar as próprias marionetas e sombras que foram utilizadas. Ficámos todos muito agradados com esta atividade. Obrigada famílias, professores, Ana e Maria João. As crianças e alunos tiveram um comportamento e atenção exemplares.

segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

A abelha Zélia

A Paula Farinhas veio à biblioteca da EB1/JI Azeda e apresentou a linda história da abelha Zélia às crianças do jardim de infância. Foi com muita atenção que todos ouviram e viram as belas imagens. No fim, todos acompanharam, os gestos da Paula com muitos sorrisos de encantamento.

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Os intervalos nas bibliotecas, em dias de chuva!

Atividades de desenho livre.

O principezinho

As alunas e alunos da Escola Básica e Jardim de Infância da Azeda têm vindo a assistir à apresentação do filme sobre da linda história "O Principezinho" e têm gostado muito. Para além disso, a biblioteca encheu-se de livros de Saint Exupery emprestados pelas bibliotecas das Escolas do agrupamento, Aranguez e Sebastião da Gama e têm feito as delícias de todos.

Vemos aqui no escaparate, uma parte dos livros emprestados pelas bibliotecas do agrupamento e também por familiares do alunos.

Frases do livro e desenhos pintados pelos alunos de 1º ano.

terça-feira, 25 de novembro de 2014

O reino das princesas e príncipes

A entrada da biblioteca passou a ter esta linda imagem.
Há objetos e imagens que agradam a todos e que dão um novo brilho à biblioteca.
Os desenhos já cá chegaram. Brevemente também teremos oferta de livros.
Na biblioteca da EB1/JI Azeda, a associação de pais juntou-se a nós e ajudou a dar vida ao nosso reino. Todos os alunos, alunas e crianças estão a gostar muito. Obrigada mães e pais.

quarta-feira, 12 de novembro de 2014

O dia de S. Martinho

O S. Martinho foi vivido, na EB1/JI Azeda, com castanhinhas assadas, poesia, canções e teatro de sombras com a Lenda de S. Martinho. Foi um dia muito divertido. Até a chuva parou!

sábado, 1 de novembro de 2014

MIBE - mês internacional das bibliotecas escolares

"10 MINUTOS DE LEITURA" junto ao brinquedo do recreio e na sala de aulas com o 2.º A e 3º C da EB1/JI Azeda

MIBE - mês internacional das bibliotecas escolares : Na escola sede ouviu-se poesia...

...10 minutos de poesia lida em voz alta pelo autor, o poeta popular, Joaquim Caneira



DIA MUNDIAL DO LIVRO

O livro é qual manancial
Para a sabedoria e suas memórias
Enriquece a todos que o lêem
Dele se tiram maravilhosas histórias

O livro é verdadeiramente
Um amigo fiel
Nas horas de refúgio,
Qual maná de pureza e mel!

Os nossos antepassados
Com muitas dificuldades
Escreviam seus livros
Com penas de aves

Hoje tudo é mais fácil
Para o senhor professor
Escrevem-se milhares de livros
No computador.

Ao longo dos tempos,
Com seus adventos
E histórias sagradas,
Que belos ensinamentos
Guardamos cá dentro
Das bíblias sagradas

Os nossos poetas
Com prosas e letras
Escreveram o que lhes diz o seu coração
Para eles a poesia
É sua alegria
E muita emoção


Setúbal, 22/4/2010

Joaquim Henriques Caneira

MIBE - mês internacional das bibliotecas escolares: 27 de outubro "Dia da Biblioteca Escolar" estabelecido pela Rede de Bibliotecas Escolares.

"10 minutos a Ler" nas Escolas do  Agrupamento .

Neste dia tão especial foi lançado às Bibliotecas, pelo  coordenador interconcelhio das biblotecas escolares (CIBE),  do Concelho do Setúbal,  pelo Grupo de Trabalho das  Bibliotecas Escolares (GTBE) e pelo Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares da Câmara de Setúbal (SABE) a dinamização do desafio  "10 minutos a ler",  em todas as escolas do Concelho.



Na escola do 1º Ciclo, Nº 1 (Areias), os alunos e alunas do 4º ano da professora Clara Aleixo, contaram à professora bibliotecária, Teresa Fragoso e ao coordenador, João Paulo Proença, como viveram esta experiência.


A Professora Urquida da EB1 Praias do Sado, leu em voz alta, as descrições  deste dia, escritas pelos seus alunos,  vivido com muita emoção.

Candidatura ao projeto _Leituras do Ocidente e do Oriente

Inspirado no livro "Missão Impossível" as Bibliotecas elaboraram um projeto de candidatura ao concurso Nacional "Leituras do Ocidente e do Oriente"

MIBE - mês internacional das bibliotecas escolares : Na Biblioteca como é habitual, fizeram-se sugestões de leitura, alusivas ao tema

MIBE - mês internacional das bibliotecas escolares : Fruta na aula de Educação Física

E porque à alimentação saudável está associado o exercício físico, os alunos, solicitaram   fruta no poli desportivo.

A fruta também esteve presente na sala de professores


Pintou-se a Roda dos Alimentos no Bar dos alunos

No bar dos alunos foi desenhada uma grande, Roda dos Alimentos e, iniciada a sua pintura com os alunos da turma A, do 9ºAno, no âmbito da disciplina de Educação Visual. A conclusão desta pintura ficará a cargo dos alunos das turmas de artes do Secundário, nomeadamente 10º e 11º Ano.

Brevemente postamos aqui a obra de arte....

Missão

Vimos dar corpo à fusão recente de agrupamentos, unificar e concretizar a dinâmica de trabalho das nossas bibliotecas.

»»» Embora em construção, este blogue estará sempre em produção.