AS CRIANÇAS DA SALA DOS GOLFINHOS, da educadora Dina, FORAM CONHECER A BIBLIOTECA, OUVIRAM CONTAR A HISTÓRIA "Eu quero um amigo" E, NO FINAL, FOMOS TODOS JOGAR à macaca.
BE EB das Praias do Sado - BE EB Nº 1 - Areias - BE EB Nº 8 - B. da Conceição -BE EB/JI do Montalvão - BE EB/JI da Azeda - BE 2/3 Aranguez - BE ESSebastião da Gama
Mostrar mensagens com a etiqueta biblioteca. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta biblioteca. Mostrar todas as mensagens
domingo, 4 de novembro de 2018
APRENDER FORA DA SALA COM... A BIBLIOTECA E OS LIVROS
Publicada por
BIBLIObaú - Bibliotecas do Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama
à(s)
03:41:00
Sem comentários:
Hiperligações para esta mensagem
Etiquetas:bullying, BE Arangez
biblioteca,
eu quero um amigo,
jogo da macaca,
sala dos golfinhos
domingo, 25 de fevereiro de 2018
O Jogo Gigante com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Os alunos do ano da EB de Montalvão levaram muito a sério as perguntas desta temática que foi apresentada em forma de JOGO. Excelente trabalho!
Parabéns!
Nas salas de aulas, os alunos tiveram contato com o conteúdo das Maletas e jogaram em grupo. Foram momentos de aprendizagem muito importante.
Parabéns!
![]() |
| O professor Nuno com os seus alunos do 4.º B |
![]() |
| A professora Paula a comandar os seus alunos do 4.º A |
![]() |
| Aconteceu no ginásio da EB de Montalvão e foi instalado pela bibliotecária Teresa As assistentes Cândida e Teresa instalaram os expositores |
Nas salas de aulas, os alunos tiveram contato com o conteúdo das Maletas e jogaram em grupo. Foram momentos de aprendizagem muito importante.
O desenvolvimento sustentável e a alteração de comportamentos para que a sociedade possa atingir tal desiderato é o objetivo das Maletas da Sustentabilidade.
AS MALETAS E AS TEMÁTICAS
Publicada por
BIBLIObaú - Bibliotecas do Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama
à(s)
01:41:00
Sem comentários:
Hiperligações para esta mensagem
Etiquetas:bullying, BE Arangez
alunos,
Arrábida,
assistentes,
biblioteca,
Desperdício Zero,
docentes,
EB de Montalvão,
ENA,
Maletas da Sustentabilidade,
Maletas e Temáticas,
Pegada de Carbono,
Serra e Mar,
tapete JOGO GIGANTE
segunda-feira, 15 de janeiro de 2018
Os sete cabritinhos, visitaram a biblioteca
| As Crianças do Jardim de Infância de Montalvão, sala da educadora Dina |
Na Semana das Histórias Tradicionais, as crianças foram à biblioteca da EB de Montalvão para ouvir a professora Teresa contar a história "Os Sete Cabritinhos" de Tareixa Alonso.
As belas imagens fazem do livro uma linda história.
Publicada por
BIBLIObaú - Bibliotecas do Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama
à(s)
10:19:00
Sem comentários:
Hiperligações para esta mensagem
Etiquetas:bullying, BE Arangez
biblioteca,
EB de Montalvão,
imagens,
livro,
Os sete cabritinhos,
Semana de Histórias Tradicionais,
Tareixa Alonso
terça-feira, 9 de janeiro de 2018
As crianças do Pré-Escolar der Montalvão cantaram as Janeiras em dia de reis
Na passada Sexta-feira, 06 de Janeiro, cumpriu-se a tradição
e as crianças do Pré-escolar da escola de Montalvão, acompanhadas pelas Educadoras
Dina e Aurora, cantaram as Janeiras, à professora bibliotecária e à coordenadora
do estabelecimento, para além de já o terem feito nas salas do 1.º ciclo.
Cerca de 50 crianças, acompanhadas pelas docentes e auxiliares de educação, cumpriram a tradição que se assinala em Dia de Reis. Enfeitadas com coroas de Reis e Rainhas, as crianças entoaram cantigas preparadas para assinalar esta data.
Esta tradição tem vindo a realizar-se ano após ano demonstrando grande alegria e sabedoria.
Cerca de 50 crianças, acompanhadas pelas docentes e auxiliares de educação, cumpriram a tradição que se assinala em Dia de Reis. Enfeitadas com coroas de Reis e Rainhas, as crianças entoaram cantigas preparadas para assinalar esta data.
Esta tradição tem vindo a realizar-se ano após ano demonstrando grande alegria e sabedoria.
Publicada por
BIBLIObaú - Bibliotecas do Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama
à(s)
02:45:00
Sem comentários:
Hiperligações para esta mensagem
Etiquetas:bullying, BE Arangez
biblioteca,
crianças,
Dia de Reis,
janeiras
segunda-feira, 16 de outubro de 2017
DIA DA ALIMENTAÇÃO
COMAM BEM A TODAS AS REFEIÇÕES!
As crianças do pré escolar, (Sala3 da EB Azeda), estiveram na biblioteca da escola, ouviram a história do Capuchinho Vermelho e, com a sua educadora e assistente, seguiram a ideia da professora bibliotecária, Teresa.
Na sala, resolveram encher uma "cestinha" com um lanche saudável para a avozinha da história que estava doente.
Olhem que bem que utilizaram e modelaram a plasticina! E como coloridos estão! Com um modelo, é certo, mas a delicadeza e a criatividade estiveram sempre presentes.
Parabéns! Com lanches destes todas as avozinhas ficariam saudáveis!
Publicada por
BIBLIObaú - Bibliotecas do Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama
à(s)
01:21:00
Sem comentários:
Hiperligações para esta mensagem
Etiquetas:bullying, BE Arangez
biblioteca,
Capuchinho Vermelho,
Dia da Alimentação,
lanche
quarta-feira, 4 de janeiro de 2017
4 de janeiro - Dia Mundial do Braille
Na data de hoje foi comemorado o Dia Mundial do Braille, dia
marcado pelo nascimento do educador francês Louis Braille (1809-1852), o
criador do sistema de seis pontinhos que mudou a vida de milhões de pessoas ao
longo do último século, permitindo comunicação com o meio externo, dando
autonomia e independência para pessoas com deficiência visual.
![]() |
| No dia em que se comemorou este dia, a turma do 3ºA da EB da Azeda, foi à biblioteca e a Mariana leu, em braille, para os colegas. |
![]() |
| O professor Vasco conduziu a aula e apresentou o maravilhoso livro "O que vês, o que vejo" |
![]() |
| a parte sensorial a funcionar e a encantar... |
Publicada por
BIBLIObaú - Bibliotecas do Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama
à(s)
12:25:00
Sem comentários:
Hiperligações para esta mensagem
Etiquetas:bullying, BE Arangez
"O que vês,
biblioteca,
Dia do Braille,
livro,
o que vejo"
quinta-feira, 22 de dezembro de 2016
A biblioteca da EB da Azeda recebeu uma prenda de Natal
Obrigada famílias, alunos e alunas e docentes pela excelente prenda que ofereceram à biblioteca escolar da Azeda.
Não sabem do que se trata? Eu lembro-vos.
A biblioteca recebeu 20 novos livros, produto das vendas efetuadas na feira do livro que realizámos há bem pouco tempo. Em breve estarão catalogados e disponibilizados para leitura de quem os requisitar.
E assim vamos caminhando.
Publicada por
BIBLIObaú - Bibliotecas do Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama
à(s)
06:26:00
Sem comentários:
Hiperligações para esta mensagem
Etiquetas:bullying, BE Arangez
biblioteca,
Boas Festas,
Boas leituras,
Bom Ano,
Feira do livro,
livros
quinta-feira, 15 de dezembro de 2016
Feliz Natal
Uma prenda de Natal
M. Christina Butler
M. Christina Butler
Articulação com a biblioteca escolar.
*********************************************************************
Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado para apoio a projetos relacionados com o Natal na Educação Pré-Escolar, 1º e 2º anos.
Numa manhã fria de Natal, um pequeno ouriço- -cacheiro é acordado do seu profundo sono de Inverno. Ele está cheio de frio, demasiado frio para conseguir adormecer novamente.
De súbito, algo cai do céu! Que alegre surpresa! É um lindo gorro de lã vermelho enviado pelo Pai Natal.
Mas, o nosso amigo tem um problema: o pompom fica sempre virado para o lado errado! Até que uma brilhante ideia transforma aquele goro no melhor presente de sempre.
Uma magnífica história de amizade que os mais pequenos poderão seguir com os dedos.
Livro recomendado para apoio a projetos relacionados com o Natal na Educação Pré-Escolar, 1º e 2º anos.
Numa manhã fria de Natal, um pequeno ouriço- -cacheiro é acordado do seu profundo sono de Inverno. Ele está cheio de frio, demasiado frio para conseguir adormecer novamente.
De súbito, algo cai do céu! Que alegre surpresa! É um lindo gorro de lã vermelho enviado pelo Pai Natal.
Mas, o nosso amigo tem um problema: o pompom fica sempre virado para o lado errado! Até que uma brilhante ideia transforma aquele goro no melhor presente de sempre.
Uma magnífica história de amizade que os mais pequenos poderão seguir com os dedos.
Publicada por
BIBLIObaú - Bibliotecas do Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama
à(s)
14:09:00
Sem comentários:
Hiperligações para esta mensagem
Etiquetas:bullying, BE Arangez
biblioteca,
gorros,
Uma prenda de Natal
segunda-feira, 5 de dezembro de 2016
Feira do Livro na Escola da Azeda
Abriu agora às 9:00. Estamos todos os dias até 09/12, sexta feira-feira.
Visite-nos.
Desconto de 10% em todos os livros.
10% da venda dos livros reverte a favor de livros novos para a biblioteca escolar.
Visite-nos.
Desconto de 10% em todos os livros.
10% da venda dos livros reverte a favor de livros novos para a biblioteca escolar.
Publicada por
BIBLIObaú - Bibliotecas do Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama
à(s)
01:07:00
Sem comentários:
Hiperligações para esta mensagem
Etiquetas:bullying, BE Arangez
BE Azeda,
biblioteca,
Feira do livro
quarta-feira, 30 de novembro de 2016
FEIRA DO LIVRO NA ESCOLA DA AZEDA
Feira do livro na biblioteca da EB AZEDA
A Feira do livro na biblioteca da escola decorre entre
05 a 9/12/2016.
05 a 9/12/2016.
Durante o evento, é possível tomar contacto com livros de
diferentes editoras e de os comprar com bons descontos. Esta
atividade é uma ótima maneira de abrir o apetite literário de crianças/alunos e é uma maneira eficiente de estimular as crianças a
criarem o hábito da leitura por prazer.
Esperamos que incentive o(a)
seu(sua) educando(a) a visitar-nos quer com os seus companheiros de sala e
docente, quer com os familiares.
Publicada por
BIBLIObaú - Bibliotecas do Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama
à(s)
04:18:00
Sem comentários:
Hiperligações para esta mensagem
Etiquetas:bullying, BE Arangez
5 a 9 de dezembro,
biblioteca,
EB da Azeda,
Feira do livro,
livros
quarta-feira, 16 de novembro de 2016
Ânfora de Literacias - Articulação: Jardim de Infância e Biblioteca
O professor Pedro Fragoso esteve novamente
na escola da Azeda a encantar as crianças da Sala2 da educadora Ana Margarida, com
a atividade Sou espetador, AÇÃO! - Música
no ar… Cantar juntos.
As crianças, acompanhadas pela sua educadora, da professora bibliotecária, de uma assistente e de uma estagiária, tiveram oportunidade de ouvir uma bela história
e entrar nela como personagens. O momento que durou hora e meia foi de plena
atividade lúdica e magia em que as crianças “trabalharam” o SOM e o SILÊNCIO com o
corpo, a voz, objetos vários e instrumentos musicais, seguindo o ritmo e a melodia com
grande interesse e alegria.
Publicada por
BIBLIObaú - Bibliotecas do Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama
à(s)
06:05:00
Sem comentários:
Hiperligações para esta mensagem
Etiquetas:bullying, BE Arangez
Ânfora de Literacias,
biblioteca,
castelo,
crianças,
história,
Jardim de Infância,
música,
Pedro Fragoso,
princesa,
SILÊNCIO,
SOM
quinta-feira, 27 de outubro de 2016
Sou espetador, AÇÃO – Música no ar "Cantar Juntos" com... Pedro Fragoso
No âmbito do «Ânfora de Literacias - Intervenção da biblioteca no âmbito
do PAA em articulação com os Departamentos Curriculares – 2016/2017», decorreu o primeiro encontro "Cantar Juntos", com as crianças da sala1 do pré-escolar da Azeda. A história do castelo encantado levou-as a um encantamento onde houve teatro e rodas, numa atividade muito lúdica em que aprenderam canções e se divertiram muito.
Publicada por
BIBLIObaú - Bibliotecas do Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama
à(s)
08:18:00
Sem comentários:
Hiperligações para esta mensagem
Etiquetas:bullying, BE Arangez
alegria,
biblioteca,
canções,
Cantar Juntos,
jogo,
Pedro Fragoso,
Sala1; EB Azeda
terça-feira, 19 de abril de 2016
Ler Bocage para Padrinhos da escola da Azeda
Os alunos da turma C, 4º Ano da Azeda, Leram Bocage para os padrinhos da escola, o AKI.
Os funcionários e clientes ficaram muito agradados com a iniciativa integrada na atividade de professores bibliotecários "Setúbal: Uma Baía a Ler - Ler Bocage".
Foram oferecidos poemas do auto-retrato de Bocage.
Publicada por
BIBLIObaú - Bibliotecas do Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama
à(s)
23:37:00
Sem comentários:
Hiperligações para esta mensagem
Etiquetas:bullying, BE Arangez
AKI,
Azeda,
biblioteca,
Bocage,
leitura,
Setúbal Uma Baía a Ler
segunda-feira, 4 de abril de 2016
Início do 3.º trimestre
Esta semana vamos visitar a Exposição "A Maior Flor do mundo" da Fundação José Saramago, na Escola Básica de Aranguez.
![]() |
| José Saramago |
![]() |
| Capa do Vídeo com a história. |
Na biblioteca da EB de Azeda vamos ter um Encontro com a escritora Sandra Batista, autora do livro Um Menino Diferente... Igual a Toda a Gente.
![]() |
| Capa do livro com a história |
Publicada por
BIBLIObaú - Bibliotecas do Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama
à(s)
09:20:00
Sem comentários:
Hiperligações para esta mensagem
Etiquetas:bullying, BE Arangez
A Maior Flor do Mundo,
biblioteca,
Encontro com escritora Sandra Batista,
exposição,
José Saramago,
livro,
Um Menino Diferente ...Igual a Toda a Gente
terça-feira, 22 de março de 2016
Semana da Leitura 2016-"Livros com estórias"
As três Salas do jardim de infância da Azeda receberam "Livros com estórias", animados por Susana Amaral, do Teatro Infanto Juvenil- Museu da Criança.
Os livros explorados foram:
- A casa da mosca fosca;
- O urso Panda Pinglim;
- O Tio Lobo
Na opinião das crianças, educadoras e assistentes, aconteceram momentos de muita beleza, magia e encantamento.
Publicada por
BIBLIObaú - Bibliotecas do Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama
à(s)
01:06:00
Sem comentários:
Hiperligações para esta mensagem
Etiquetas:bullying, BE Arangez
"Livros com estórias",
A casa da mosca fosca; O urso,
Azeda,
biblioteca,
Museu da Criança,
O Tio Lobo,
Panda Pinglim,
Pré-escolar,
sala1,
sala2,
sala3,
Semana da Leitura,
Susana Amaral,
Teatro Infanto Juvenil
terça-feira, 8 de março de 2016
Encontro com... Margarida Costa
A Margarida esteve novamente no nosso agrupamento, desta vez na biblioteca da escola da Azeda, como personalidade convidada integrada na Semana da Leitura.
Contou e encantou as crianças da sala 2 com os livros Perto e Os cinco pequenos amigos.
Obrigada mais uma vez.
Publicada por
BIBLIObaú - Bibliotecas do Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama
à(s)
09:27:00
Sem comentários:
Hiperligações para esta mensagem
Etiquetas:bullying, BE Arangez
biblioteca,
contos,
livros,
Margarida Costa,
Semana da Leitura
sexta-feira, 6 de novembro de 2015
Encontro com... Margarida Costa
Foi com muita alegria que vimos chegar a nossa querida convidada Margarida Costa com duas sacolas decoradas com a história do Capuchinho Vermelho ao ombro.
Contou histórias, leu belos livros e encantou com as suas palavras.
Os encontros deram-se na BE da escola nº 8 e numa das salas da EB praias do Sado.
Obrigada Margarida, gostámos muito.
Publicada por
BIBLIObaú - Bibliotecas do Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama
à(s)
07:46:00
Sem comentários:
Hiperligações para esta mensagem
Etiquetas:bullying, BE Arangez
biblioteca,
EB Nº 8,
histórias,
livros,
Margarida Costa,
mês internacional das bibliotecas escolares,
Praias do Sado
domingo, 17 de maio de 2015
Corre, corre cabacinha
Exposição de trabalhos dos alunos da turma A de 1º ano da professora Ana Agostinho, no âmbito da Iniciação à Educação Literária, em articulação com a biblioteca e a família.
A história Corre, corre cabacinha de Alice Vieira foi apresentada, na biblioteca, com recurso a livro digital e monografia.
A família colaborou na parte plástica recorrendo a materiais diversos e as cabacinhas ficaram lindas.
Publicada por
BIBLIObaú - Bibliotecas do Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama
à(s)
03:51:00
Sem comentários:
Hiperligações para esta mensagem
Etiquetas:bullying, BE Arangez
1º ano,
biblioteca,
corre,
corre cabacinha,
EB Azeda,
família,
iniciação à educação literária
quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015
Vai e Vem- projeto do PNL - JI Azeda
Publicada por
BIBLIObaú - Bibliotecas do Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama
à(s)
08:11:00
Sem comentários:
Hiperligações para esta mensagem
Etiquetas:bullying, BE Arangez
biblioteca,
livros,
PNL,
pré escolar,
Vai e Vem
LIVROS - oferta para a BE de Azeda
A Associação de pais da Escola da Azeda ofereceu à biblioteca um conjunto de livros que, depois de terem sido registados e catalogados na biblioteca municipal, já se encontram nas estantes a aguardar os seus leitores. São livros de poesia, banda desenhada, contos, fábulas, aventuras, e muitos mais. Obrigada que ridos pais e queridas mães.
Publicada por
BIBLIObaú - Bibliotecas do Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama
à(s)
07:47:00
Sem comentários:
Hiperligações para esta mensagem
Etiquetas:bullying, BE Arangez
biblioteca,
familia,
livros,
oferta,
pais
Subscrever:
Mensagens (Atom)






















