segunda-feira, 8 de abril de 2019

Encontro com... Maria Francisca Macedo



   
Maria Francisca Macedo
1º dos 9 livros da coleção
 
Momento de recolha de autógrafos.

Autora de O Clube dos Cientistas foi inspirado nos seus alunos e escrito em articulação com os programas de 1.º e 2.º ciclos.

Vários livros da coleção já fazem parte do Plano Nacional de Leitura e do catálogo LER+Ciência, numa parceria do PNL com a rede CIÊNCIA VIVA.
- As BE de Azeda e Montalvão, realizaram o Encontro com… a escritora autora do projeto Clube dos Cientistas. Os alunos e alunas dos 3º e 4º anos tiveram oportunidade de conhecer novas histórias e até algumas experiências contidas na coleção de 8 livros que alunos e docentes adquiriram. Alguns alunos já eram entusiastas das histórias desta coleção. Da atividade, que foi realizada em parceria com o livreiro Ronda das Letras, resultou o acréscimo de dois livros para Montalvão e três livros para a Azeda de oferta para a coleção da BE. Compete à BE agradecer às famílias dos alunos que ajudaram neste projeto e o entusiasmo dos alunos das turmas em questão mas, especialmente às do 3ºA das duas escolas que fizeram o maior número de aquisições. 

sexta-feira, 29 de março de 2019

O OCEANO É UMA GRANDE CASA

Com a história do livro "O Lobo que sonhava com o oceano" de Orianne Lallemand as turmas de 1º e 2º anos percepcionam a diferença entre um OCEANO FANTÁSTICO e um OCEANO POLUÍDO.

Em Montalvão resultaram estes trabalhos maravilhosos.






quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

Áudio livros da biblioteca digital do PNL

Hoje também foi dia de visionar duas histórias diferentes da biblioteca digital do plano nacional de leitura.

As crianças da sala2 da Azeda, educadora Manuela, assistiram ao áudio livro da coleção "zero desperdício" que conta a história de uma menina chamada Rita.



A Rita encolheu. E agora?, de Marta Hugon e António Jorge Gonçalves


Um dia a Rita acorda e descobre que está mais pequena. Com a ajuda do seu amigo Rui, ela vai descobrir porque está a encolher e a passar por uma série de aventuras divertidas.
****************************************************

Os alunos do 3ºA, professora Fernanda, visionaram o áudio livro 
"A Escola de Peixes do Rio Tejo" de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada com ilustrações de Júlio Ramos.
 Esta história coloca o enfoque nos plásticos e os animais marinhos.


Avaliação da bibliotca da EB Azeda

Hoje foi dia de continuar avaliar a biblioteca  através de questionários online. Em grupinhos de 7 lá vieram alunos e alunas dos 3ºA e 3ºB; 4ºA e 4ºB.
Trocavam impressões para tirarem algumas dúvidas. 
Estamos mesmo quase a terminar!

CNL-Fase Municipal

A sorridente Margarida do 4ºB da EB Azeda, amparada pela professora Teresa, na biblioteca pública municipal de Setúbal, foi a última do seu escalão a ser chamada para fazer a prova oral, e saiu vencedora. Parabéns!

Todos os participantes.

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

GOSTO DE TI DESDE AQUI ATÉ À LUA...

A SALA 3 OUVIU A HISTÓRIA: No meu coração pequenino de Jo Witek


SINOPSE
Um livro poético para toda a família, que expõe ao longo das páginas as emoções e os sentimentos de uma menina na qual todas as crianças se revêem de vez em quando. O cortante em todas as páginas cria um efeito mágico, tornando este livro ainda mais especial. Da alegria à tristeza, passando pela raiva e pelo ciúme, um livro terno para ler e reler.


Ouviram a canção de André Sardet "Gosto de ti, ..."
Fizeram um avião, foram para o campo de jogos e como uma explosão de alegria, lançaram-no à Lua com a alegria toda do mundo...





sala 3 - Azeda - Tratar a Horta

Hoje foi dia de dar nome e regar a horta.

Há grão, batatas, salsa, tomate e, ...


domingo, 3 de fevereiro de 2019

VAMOS POUPAR ÁGUA

Turma A de 3º ano, professora Ana Mourão, Montalvão.











TRILHOS DE LEITURAS COM SEBASTIÃO DA GAMA

Depois de termos os Chapéus em origami, pelo pré escolar da Azeda, agora a turma A de 3º Ano de Montalvão, professora Ana, reutiliza materiais em plástico e produz "O Chapéu do Toneco" inspirado no poema de Sebastião da Gama, livro A MINHA ARCA DE NOÉ Edições Arrábida (2006)

PEDRINHO

1

O chapéu do Toneco
Tem um buraco aberto.
Entra-lhe a chuva
Pelo buraco.
Tingue, lingue, lingue
Tingue, lingue, longue.
Lá fica o Toneco
Todo encharcadinho
Como um pintainho

Debaixo de um caneco.

  
     




ÁGUA PARA TODOS


Durante a próxima semana, As maletas vão ser utilizadas pelos alunos da Escola Básica Nº 8, B. da Conceição e pelos Jardins de Infância desta mesma escola e de Montalvão.

segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

MALETA - ÁGUA PARA TODOS

Esta semana a Maleta irá viajar por outras escolas do agrupamento, sendo que, Praias do Sado a terá amanhã, 3ª feira, seguir-se -à Montalvão, Areias e Bairro da Conceição.






terça-feira, 15 de janeiro de 2019

A ÁGUA PARA TODOS

Já cá temos as Maletas "A Água para Todos" cedidas/emprestadas pela ENA.
Está muito enriquecida com os tabuleiros dos jogos em material robusto.
A informação é diversificada, complementando os guiões e as sugestões de trabalho.
Na 2ªfeira foi dia das crianças da sala1 e os alunos das turmas de 3ºB e 2ºC, EB Azeda, tomarem contacto com estes materiais.
Muito bom.

Enquanto os alunos jogam e aprendem, a docente analisa os materiais contidos no dossier e escolhe as atividades que os alunos vão trabalhar  na sala de aulas.

As Maletas para o pré-escolar e 1º Ciclo muito bem identificadas.

O recheio da Maleta para o 1º ciclo.

As crianças do pré-escolar a jogar autonomamente.
O mais difícil é termos de retrair o seu entusiasmo para não perturbar as turmas das salas adjacentes.



domingo, 13 de janeiro de 2019

Trilhos de Leitura(s) Com Sebastião da Gama


A Fonte Seca

A fonte está sequinha
e a gente chora de vê-la…

É melhor o rebanho não passar.
Que trilhe matos e matos
à procura de fonte onde beba.

É melhor o rebanho não passar,
pela fonte sequinha…
morra p´raí ao pé de qualquer moita,
sem ter encontrado água
mas ainda com fé de a encontrar.

quarta-feira, 9 de janeiro de 2019

CRESCER COM BOA POSTURA

Crescer com boa postura pela fisioterapeuta Lilia do Centro de Saúde.
Os alunos dos 4ºA e 4ºB da EB de  Azeda receberam informações muito importantes para terem uma vida saudável.
Relembraram os nomes dos ossos.
Aprenderam como organizar e transportar a sua mochila, e truques para levantamento de pesos.
Tudo para incentivar a sentar e andar com as costas direitas.


quinta-feira, 13 de dezembro de 2018

FESTA DOS FRUTOS DO OUTONO

Hoje foi dia de apresentação de uma conferência dada pelos alunos e alunas da Escola Básica de Praias do Sado de 1º, 2º, 3º e 4º anos de escolaridade, com a presença dos familiares.
Pelo programa apresentado e oferecido aos familiares, previa-se duas horas de demonstração de aprendizagens e de convívio e assim aconteceu.


PROGRAMA 
13:30 – Receção das famílias.
13: 35 – Abertura da Conferência: Uma alimentação saudável.
13:40 – Momento lúdico: Trava-línguas (1.º ano).
13:45 – Momento poético: Leitura de quadras rimadas (2.º ano).
13:55 – Momento musical: A Gotinha e Chuva (Alunos TA).
14:00 – Apresentação dos temas:
             A RODA DOS ALIMENTOS  (Mariana, Mariano).
             PRIMEIRO, O PEQUENO-ALMOÇO  (Leonor, Jó, Tomás).
             MENUS DAS REFEIÇÕES  (Victória, Daria, Filipa, Maria).
            ALIMENTOS BIOLÓGICOS (Cláudio, Leila).
            CRESCER SAUDÁVEL (Soraia).
            FRUTOS DO OUTONO  (João, Soraia).
14:30 – Momento musical: No meu bolso guardei (Alunos TA).
14: 35 – Apresentação dos projetos individuais com a família.
14:55 – Encerramento – Professoras Urquida e Teresa Fragoso.
15:00 – Lanche partilhado com os frutos e doces da época.
16:00 – Continuação do lanche com a professora Andreia, Inglês e a técnica da AEC.


Sado, 13 de dezembro de 2018


O tema foi os frutos do outono. e que bem que os alunos e alunas apresentaram! Cada um sabia exatamente o seu papel na conferência e os suportes gráficos foram imensos.
Após a conferência houve a intervenção dos familiares. Vieram avós, irmãos e pais e encheram de orgulho as crianças porque também eles deram "lições" a todos. Houve adivinhas e provérbios, receitas e explicações de quanto tempo foi necessário para assar castanhas, batatas doces e bolos.

No final todos foram lanchar o que trouxeram.
Foi o 1.º Ciclo em ação! Foi um orgulho para o agrupamento! Parabéns!


 

quarta-feira, 12 de dezembro de 2018

As Bibliotecas desejam a todos os seus leitores um Feliz Natal!

São poucas as mãos para tantos e belos livros com histórias de Natal que as bibliotecas escolares têm de oferta para leitura.
Procurem-nos! Estão todos no escaparate.






Esta semana a nossa história preferida é de Clara Cunha e Nataline Coias. 


sexta-feira, 7 de dezembro de 2018

70 anos da DUDH; ecologia e Natal



As escolas da Azeda e Areias mostram ser amigas do ambiente. Reutilizaram os pacotes e leite e as embalagens de iogurte e construíram estas belas Árvores de Natal.
E porque no dia 10 de dezembro se comemora a passagem dos 70 anos da Declaração dos Direitos do Homem, alguns artigos com os Direitos do Homem foram ilustrados pela turma de 4ºA, professora Margarida e expostos à volta da Árvore.

Missão

Vimos dar corpo à fusão recente de agrupamentos, unificar e concretizar a dinâmica de trabalho das nossas bibliotecas.

»»» Embora em construção, este blogue estará sempre em produção.